terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Coração ingrato revela insensatez e obscuridade



Leitura: Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”

Você já foi maltratado por alguém? Seu esposo já te maltratou? Sua esposa já te maltratou? Seus filhos já te maltrataram?

Existem maus-tratos que machuca mais que uma agressão física, existem maus-tratos que machuca mais que uma agressão verba.

Ingratidão, não é uma agressão física, nem mesmo uma agressão verbal, ingratidão é uma agressão moral,

Talvez você já ouviu alguém dizer: “Por mais que você faça sempre haverá alguém pra dizer que você não o suficiente”.

Martim Lutero disse: “Existe três tipos de cachorros perigosos: Ingratidão, soberba e inveja, guando mordem deixam uma ferida profunda”.

O que é ingratidão? Característica da pessoa ingrata. Qualidade de quem não reconhece o bem que lhe foi oferecido nem a ajuda que lhe foi concedida. Ingratidão é ausência de gratidão.

Será que existe a possibilidade de um crente ser ingrato? De um crente ser uma pessoa caracterizada pela ingratidão? De um crente que não reconhece o bem que tem sido feito? De um crente que não reconhece a ajuda que foi concedida?

Os santos também podem ser ingratos, alias as nossas igrejas estão infestadas de pessoas ingratas. Pastor ingrato que não reconhece a ajuda que os membros fazem, Crianças ingratas não agradecem os cuidados de seus professores, Membros ingratos que não valorizam o trabalho que para eles são prestados,

Temos percebido uma insatisfação no coração das pessoas. Você sabia que a ingratidão será uma das atitudes amplamente manifestada nos finais dos tempos?

Tanto é fato que quando Paulo falou sobre esse assunto ele colocou uma lista exaustiva, de muitos tipos de comportamento, e na carta que Paulo escreve a Timóteo, Ele diz que nos “Últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão ingratos”.

E a lista exaustiva de tipos de comportamento desprezíveis que serão cultivados no tempo próximo do fim, entretanto nós já sentimos esses aspectos de declínio moral na vida das pessoas, inclusive na vida da igreja.

Veja irmãos eu não estou falando de etiqueta como postura de uma boa política de relacionamento, todos nós estamos inseridos num contexto de muita ingratidão.

O mundo está sendo bombardeado, e a igreja está no meio desta confusão, e se não atentarmos para esse fato seremos confundidos com ímpios, talvez não haja algo mais degradante do que quando confunde a gente.

Porque estamos deixando vazar do nosso contexto social e espiritual essa palavra tão significativa que é gratidão.

Eu acho interessante que gratidão não é apenas uma questão de “Etiqueta”, ou de “Boas maneiras”. Aliais boas maneiras não faz mal a ninguém.

Você acredita? Mas é verdade! Temos cartilhas de boas maneiras a disposição das pessoas.

Boas maneiras não é frescura, boas maneiras ajudam na relação com pessoas, facilita a convivência,

Deixe-me dar alguns exemplos de boas maneiras. Qualquer pessoa gosta de ser tratada com atenção e com gentileza. Cumprimente todas as pessoas que encontrar, diga sempre “bom dia”, “boa tarde”. “Por favor”, “com licença” e “obrigada” ainda são palavras mágicas que devem ser usadas com frequência.

Ás vezes é melhor perguntar aos seus colegas, e conhecidos como eles gostariam de ser tratados: senhor, senhora ou simplesmente, você.

Evite tratar as pessoas com expressões como “meu bem”, “flor”, “querida”, “meu amor”. Pode soar como falsidade.

Seja sempre pontual, pontualidade é sinônimo de responsabilidade. se precisar chegar mais tarde ou caso se atrase, sempre tente avisar seu superior.

Ingratidão não é apenas uma questão de etiqueta, ingratidão é característica do homem ímpio, embora tenhamos muitos ímpios mais agradecidos que crentes.

A Bíblia nos exorta a sermos “agradecidos”.

Ser agradecido é muito mais do que ter boas maneiras, embora aqueles que têm boas maneira sejam pessoas agradecidas, mas não é somente isso.

Existe, um grande perigo, uma consequência desastrosa, um efeito perturbador, um risco muito grande na nossa relação com os outros por causa da gratidão,

Se você não reconhece aquilo que as pessoas fazem por você, dificilmente você reconheceria aquilo que Deus faz por você, até soaria com falsidade,
Quando deixamos de lado certos princípios que revelam um coração ingrato.

Semana passada eu estava falando com a igreja sobre: Felicidade. E usei uma entrevista com o escritor e professor Mário Sérgio Cortella, e uma das afirmações que Mário Cortella é que felicidade tem haver com boas circunstâncias,

Entretanto Paulo na sua carta aos Coríntios falou o contrário, que embora as circunstâncias sejam ruins ainda sim posso ser feliz, porque felicidade não é circunstâncias, felicidade é uma pessoa.

Mas se eu acredito que felicidade é só coisa boa, então eu corro o risco de agradecer a Deus apenas por coisas boas, mas isso não é fato, eu posso ser grato a deus por aquilo de ruins que tem me acontecido.

Deus obrigado por permitir eu passar por esse momento de dor, porque eu sei que o Senhor está comigo e vai me ajudar, e eu serei um crente melhor, um crente preparado.

Veja Salmos 119:71 “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”.

Foi bom o que? Passar por aflição! Está escrito isso mesmo?

Agora veja comigo, Jó 1.19-21 “Eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”

Jó perdeu 10 filhos de uma vez só, uma tragédia! Pense desde quando tragédia é algo bom? Jamais. Tragédia é ruim, Tragédia sempre é mal, Mas Jó ao invés de reclamar e ser ingrato, ele adorou o Senhor, Como isso é possível?

Agora leia comigo: Filipenses 4.11 “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

Paulo teve que apreender isso, ele teve que passar por um treinamento duríssimo para aprender a ser agradecido da forma certa.

Filipenses é carta que Paulo escreve no final de seu ministério, quase no final da sua vida, mas no começo não era assim! Ele teve que aprender, ele disse isso: Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

Certa ocasião ele implorou para Deus livra-lo de um espinho na carne. Possivelmente uma doença, Muitos teólogos acreditam que Paulo tinha um problema sério de saúde. E que Satanás muita das vezes usava aquele problema para afligi-lo.

E Deus falou para ele: Paulo a minha graça te basta! Paulo a minha graça na sua vida é suficiente! Paulo para de ficar reclamando! Paulo para de ficar se queixando! Paulo o meu poder está sobre você! Eu estou trabalhando com você! Eu vou tornar você uma pessoa melhor!

Irmão isso aconteceu! Paulo se tornou um crente melhor, agradecido e não reclamando, maltratando as pessoas que lhe prestam cuidado e serviço.

Quero compartilhar apenas uma referencias, desse fato de desajuste que há no coração humano.

O grande problema de uma pessoa ingrata é a insensatez a obscuridade do coração

Romanos 1.21 “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.

Na ingratidão, segundo Paulo, as pessoas não glorificaram a Deus e nem lhe deram graças,

Veja que situação horrível, imagine-se viver ao lado de alguém que não sabe ser grato?

Temos noticias que em muitos lares, entre os membros da família há “Patadas” Sabe o que é patada? Alguém já te deu uma patada? Patada é uma expressão metafórica de alguém que é ingrato.

Coice, Já ouviu? É uma pancada dada para trás? Ás vezes a gente fala: Cavalo – Ucê tá um cavalo! Uma pessoa rude, Grosseira, Só falta “relinchar”,

Paulo nesse texto vai ensinar que ingratidão nascer, Veja que horrível, nasce de um coração insensato e obscurecido,

Insensato, sem sabedoria,
Obscuro, trevas, negrura, sombras, mundo baixo.

Somente o conhecimento intelectual da existência de um poder sobrenatural, não o torna agradável e agradecido,

Paulo está dizendo que aqueles que não prestam cultos a Deus através da gratidão. São pessoas passiveis a um coração insensato e obscurecido

Será que a minha relação com o sagrado não tem refletido a minha relação com o meu próximo?

Será que minha incapacidade de ver a ajuda que tem me sido doada não revela a minha incapacidade de perceber a mão de Deus?

Será que eu realmente tenho apreciado aquilo que Deus faz na minha vida usando pessoas?

A luz da palavra de Deus você tem sido agradecido?

Não estou falando de você contar suas bênçãos. Embora essa contabilidade nos ajuda a exercitar a gratidão.

Mas será que eu não tenho sido um pouco duro? Será que eu não tenho sido um pouco critico de mais? Será que eu não exagerei? Será que eu não preciso melhorar minha atitude? Será que eu não preciso buscar o perdão de algumas pessoas que machuquei pelo caminho?

Pese sobre isso?

Colossenses 3.15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.”

Pr. Mário Botão