sábado, 26 de outubro de 2013

As Aventuras no Parque

O Senhor nos abençoou com um lindo dia nessa manhã ensolarada, as crianças trabalharam por duas semanas fazendo pipas, e hoje foi o dia de "soltar pipa", mas antes tivemos nosso tempo devocional, nos conversamos sobre a importância de pertencer a família de Deus, depois elas tiveram a oportunidade de se divertir com as pipas e para encerrar um tempo agradável com pipoca, coxinha e refrigerante. Foi uma bênção!




terça-feira, 22 de outubro de 2013

Traços de um bom discipulador

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvC9RkOcPX5BY4ezUqoTgCxwWKDdUahBbjbaZgdS9-2m5002aAZahHqbZ8NxJheK8AEAgufBU72da5-QUaIapUKeZrBsIJ0RFgNf-nz5zBjJ-_bfFSyn1GiH62s1YEOuEGV5b8rGBzeHw/s1600/esfor%C3%A7a-te.jpg

Hoje vamos fazer uma análise do relacionamento entre dois grandes homens de Deus, são eles: Moisés e Josué.

De um lado temos Moisés, Homem de Deus, Legislador, Alguém que estava dedicado a dirigir três milhões de pessoas, Esteve ali presente quarenta anos liderando seu povo no deserto.

Do outro lado temos Josué, Homem de Deus, Estrategista, Era um militar,
Tornou-se um general, Foi à pessoa que ajudou o povo a conquistar a terra prometida.

Mas como foi o relacionamento entre os dois? Principalmente, o que fez Moisés por Josué?  Como foi relação do discipulado entre eles? Qual foi a influencia que ele teve na vida de Josué?

Então vamos abordar algumas características do discipulado de Moisés com Josué,

Moisés teve o privilégio de influencia esse jovem que estava sendo preparado não apenas para ser um grande líder, como de fato foi, Mas para se tornar uma pessoa melhor, uma pessoa que também faria a diferença na sua geração.

Assim como nós, Cada um de nós tem a oportunidade de influenciar pessoas, Contribuir para que pessoas que amam a Deus sejam pessoas melhores,
Pessoas habilitadas, pessoas preparadas, Pessoas capacitadas para melhor enfrentar os desafios da vida.

Você tem influenciado pessoas?  Você tem aproveitado as muitas oportunidades que o Senhor tem lhe dado todos os dias para influenciar pessoas? E com isso cumprir o mandamento de Cristo em fazer discípulos de Jesus?

Quais são os traços de um bom discipulador

1º Traço de um bom discipulador é aquele que desenvolve proximidade de relacionamento

Êxodo 24.13 “Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus”.

Esse texto diz para nós que Moisés tinha um vínculo de proximidade com Josué,
Ao ponto de Josué ser chamado “Servidor de Moisés”,

Esse texto fala de “Proximidade de relacionamento”. Uma aprendizagem que não era formal.

Quando é que uma aprendizagem é formal? Quando o mestre está ensinando e o discípulo, mas num ambiente controlado, dentro de uma sala de aula.

Exemplo: A Escola Publica é um tipo de ensino formal, a Escola Dominical, é outro tipo de ensino formal,

Esse texto não fala a respeito de uma aprendizagem formal, esse texto fala de uma aprendizagem informal.

O que é isso? É quando o professor continua ensinando mesmo que aluno estava fora da sala da aula, onde o professor continua influenciando seu aluno para além das paredes da instituição de ensino,

Como é bom ter educadores que são úteis fora do expediente, como é bom ter professores que estão disponíveis quando o horário de aula acabou,

Aprendizagem informal, por estar perto, por conviver!

Eu posso vislumbrar na minha imaginação, Moisés tentando resolver um problema que chegou pra ele, um caso difícil, uma situação delicada, e logo depois que a pessoa saia ele virava para Josué e dizia: Tá vendo como esse assunto foi difícil, a pessoa não aprendeu a seguir a orientação de Deus.

Ou seja, na relação de discípulos entre Moisés e Josué, havia uma relação informal de aprendizado, um aprendizado pela proximidade, alguém que está junto propositalmente.

2º Traço de um bom discipulador é aquele que oferta oportunidades para ser útil

Êxodo 17.9 “Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão”.

Esse texto ensina que Moisés enviou Josué para liderar uma batalha, Moisés conferiu a Josué uma oportunidade de ser útil,

Havia uma necessidade, e Moisés viu em Josué alguém que teria a competência de liderar uma tarefa,

E tão difícil encontramos pessoas confiáveis, é tão difícil encontramos pessoas compromissadas, é tão difícil encontrarmos pessoas competentes,

Você ficou frustrado com alguém que tinha a responsabilidade de executar determinada tarefa e você acabou ficando na mão? Isso não é desagradável?
Isso não deforma de certa maneira a imagem daquela pessoa?

Mas isso acontecia com Josué. Ele abraça com afinco às responsabilidades a ele atribuídas, Moisés estava tranquilo com relação a isso,

Um líder ele deve ser ofertante de oportunidades, ele deve proporcionar oportunidades.

Também é verdade que há pessoas que certas dificuldades para executar determinadas tarefas, isso não significa que o discipulador feche as portas de oportunidades,

Ele precisa saber onde colocar aquela pessoa! Será que essa pessoa está servindo no lugar certo? Será que eu acertei na comissão que eu atribuí a essa pessoal? Será que não seria prudente remanejar essa pessoa antes que as coisas piorem?

3º Traço de um bom discipulador é aquele que proporciona experiências significativas

Êxodo 24.13 “Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor; e, subindo Moisés ao monte de Deus”.

Esse texto fala do momento em que Moisés subiu no Monte Sinai para receber as tábuas da Lei,

Ele levou consigo a Josué!

Ou seja, ele proporcionou a Josué uma experiência significativa, ele teve uma experiência de viver uma situação especial,

O líder deve fazer isso no seu discipulado, sempre que possível!

Exemplo: Levar para viajar junto, para participar de um retiro espiritual, para participar de uma conferência, almoçar junto, tomar o café, fazer uma visita, Uma reunião de oração na casa de uma pessoa doente.

Esse texto ensina que o discipulador deve propositalmente. Gerar algumas situações onde a vivencia daquela situação pode ser significativa.

Conclusão

Nós encontramos muitas outras situações no relacionamento de Moisés com Josué que é inspirador.

Principalmente para aqueles que desejam ser bons discipuladores.

O discipulador precisar também fazer a sua parte. Acho muito interessante as vezes que Moisés estava conversando com Deus,

E Josué ficava próximo querendo extrair o máximo que ele poderia de Moisés
Porque Josué acredita que o máximo que ele pudesse sugar, de alguma forma aquilo lhe serviria no futuro.

Bem, com tudo isso, o que aprendemos? Que Moisés deu a Josué uma experiência fantástica, Josué era um servo, ele teve oportunidades para servir,
e fazia isso com muita responsabilidade e zelo, eles estudavam juntos, eles tiveram experiências pessoais, só os dois juntos,

Em outras ocasiões foi necessário Moisés corrigir a Josué, como aconteceu em Êxodo 32.17. E quando Moisés mandou em Missão fez com excelência!

Então o verdadeiro discipulado, depende de um bom líder e de um bom discípulo, o bom líder é aquele que influencia de propósito,

O bom discípulo é aquele que é ensinável, que tem discipulidade, alguém que arrebata para si tudo aquilo que está a sua disposição, e usa isso para seu crescimento.

Pessoas assim fazem a diferença aonde quer que estejam. Não são meros discípulos e nem meros educadores, são agentes transformadores!

Pr. Mário Botão

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Não tenha Medo!


http://static.guim.co.uk/sys-images/Film/Pix/pictures/2008/10/02/fear460.jpg


Arão estava num torneio quando recebeu a notícia, um lindo dia, mas o pior pesadelo de sua vida, Arão ficou sabendo que sua família estava espalhada em três hospitais diferentes, sua esposa, sua filho de 09 anos e sua filha de 07 anos, haviam sido resgatados dos destroços de um acidente de carro, Arão em pé, ao lado do campo, não conseguia se mexer.

Diana estava dormindo e sonhando com as netas, um forte golpe na cabeça a fez acordar abruptamente, ela ouviu sussurros de pedido de socorro, uma voz estranha advertiu Diana para que ela não se mexesse, com os olhos vedados, a boca amordaçada, e as mãos amarradas. Diana dentada na sua cama, não conseguia se mexer.

Vanda foi á clinica e ao olhar para olhos do medico, desconfiou, o médico perguntou: Você veio sozinha ou está acompanhada? Vanda aos 46 anos achava que estava no melhor momento da vida, ela queria que a vida tivesse o botão “Pausa”, para que ela pudesse aproveitar os momentos que prazerosos da vida, Mas a vida não tem botão de pausa, retroceder e gravar de novo, de repente seu mundo virou de pernas para o ar, o médico lhe deu a notícia que ela teria não mais de 20% de chances de sobrevir a câncer de mama, Vanda em pé no corredor do hospital, paralisada.

Hoje vamos estudar sobre o “Medo”,

Leitura: Mateus 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Você já ficou com tanto medo, que ficou paralisado? Não conseguia pensar direito? Estava com dificuldade de tomar decisões e pensar?

Será que é errado ter medo? Se que todo medo é prejudicial?

Não há nenhuma sensação que se compare “As garras geladas do medo”. Uma responsável pela coluna de um jornal conceituado nos EUA, ela recebeu dezenas de cartas, pois a sua coluna retratava problemas do dia a dia, foi lhe perguntada se havia algo comum entre os depoimentos, ela respondeu que sim, o “Medo”.

Temos que entender que o medo, é um componente necessário para a vida, Deus nos atribuiu o medo para que usássemos com sabedoria ao nos proteger do inesperado,

O medo nos supre com “Surtos” instantâneos de força e velocidade, é instinto!

O medo é um instinto básico de sobrevivência, e esse instinto é ou não é bem-vindo? é lógico que é! Desde que ele permanece na racionalidade!

Qual a diferença entre o medo e a fobia? É justamente na racionalidade, a fobia é um tipo de medo, resultado do desequilíbrio entre a razão e o medo.

Uma mulher chamada, Marjorie Goff, se trancou no apartamento por 30 anos, Marjorie sofria de agorafobia, é o medo de espaços abertos, o que normalmente nos agrada, para ela era uma experiência traumática: “Andar ao ar livre”,

Uma entre 10 pessoas sobre de algum tipo de “Fobia”, as outras nove também tem medo, mas não é irracional, é um medo que se pode controlar com a razão.

Todos nós já tivemos nossos momentos de medo paralisante, medo intenso, medos pequeninos quase que imperceptíveis podem se transformar medos paralisantes e irracionais,

 Onde a fé e o medo se encontram? A bíblia jamais pinta um quadro de vida sem medos,

Mesmo os discípulos de Jesus que o tinham em sua companhia ficaram constantemente receosos, medo da tempestade, medo da multidão, medo da pobreza, medo do exército romano, medo da morte de seu líder,

Mark Twain, disse que: “Coragem não é ausência do medo, é domínio dele”.

Desse modo o medo é natural de qualquer ser vivo, é intuitivo e protetor, mas não deve ser irracional,

Tese: Vamos estudar alguns Perigos do medo descontrolado ou o medo não controlado.

1º Perigo: O medo ignora o plano de Deus

Deuteronômio 1.19-21 “Então, partimos de Horebe e caminhamos por todo aquele grande e terrível deserto que vistes, pelo caminho da região montanhosa dos amorreus, como o SENHOR, nosso Deus, nos ordenara; e chegamos a Cades-Barnéia. Então, eu vos disse: tendes chegado à região montanhosa dos amorreus, que o SENHOR, nosso Deus, nos dá. Eis que o SENHOR, teu Deus, te colocou esta terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o SENHOR, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes”.

O mandamento de Deus foi claro! Esta é sua terra! Este é meu presente pra vocês! Agora vão e agarrem!

Os judeus que saíram da escravidão do Egito deveriam ter avançado, deveriam ter tomado posse da benção!

Mesmo tendo caminhado tanto tempo pelo deserto, enfrentado tanto os obstáculos, eles não conseguiram cruzar a linha de chegada, venceram exércitos, dominaram nações, não conseguiram enfrentar o último obstáculo: O medo!

Muitos chegaram ao limiar da promessa de Deus, mas nunca obterão a concretização de promessas, se o medo dominar sua vida!

Veja o que Paulo escreveu: 2Tm 1.7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

Deus não nos deu um espírito irracional e paralisante por causa do medo, Não! Ele já nos deu seu poder!

Vocês não receberam um espírito que os escravize novamente pelo medo, mas vocês receberam adoção de filhos de Deus (Romanos 8.15)

O medo ignora esse plano de Deus,

Você são filhos do rei! Ou você conhece um príncipe ou uma princesa tímida e covarde? Vocês são filhos de Deus! Jamais vocês estarão sozinhos!

2º Perigo: O medo distorce os propósitos de Deus

Deuteronômio 1.27-28 “Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o SENHOR contra nós ódio; por isso, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus. Também vimos ali os filhos dos anaquins”.

O medo tem ação bem prevista, distorce nossa visão, rouba-nos a perspectiva, o medo revela o pior de nós,

No texto que lemos, revela a vitória que Deus trouxe ao povo de Israel contra a maior potencia existente que era o Egito, revela a direção que Deus trouxe durante tantos anos de peregrinação no deserto, e agora Deus entrega a seu povo um presente. Uma terra para que eles construam a nação tão desejada, tão almejada, tão aspirada.

Mas por medo, eles se esconderam em suas tendas, como uma criança debaixo da cama,

E começaram a reclamar, se queixando de Deus, “O Senhor nos odeia nos tirou do Egito para morrermos nas mãos dos amorreus”.

O medo faz o mesmo conosco! Você já conversou com alguém com medo? Gostaria de poder dizer: isso é Bobagem! Para nós é fácil perceber a irracionalidade e ausência de perspectiva de pessoas dominadas pelo medo.

Os espias trouxeram uma imagem distorcida e contaminaram uma nação inteira: “Há gigantes nesta terra! Enaquins!”.

Esta palavra aterrorizou os israelitas, Gigantes era sinônimo de monstros e saqueadores, Talvez tivessem visto um ou outro gigante,

O medo multiplica o pavor, o medo é um exército de gigantes!

O medo faz com que perdemos a capacidade de ver as coisas numa perspectiva real, na mente dos espias, na imaginação dos espias, fervilhavam gigantes,

Não havia racionalidade alguma nas declarações dos espias, será que Deus traria seu povo para servir de alimento para gigantes? Não é nem razoável essa possibilidade! Quanto maior o medo, mais fraco é o raciocínio!

O medo distorce nossa percepção dos propósitos de Deus, ela nos mostra a vida como se fosse uma sala de espelhos de um parque e diversão, só que sem diversão!

3º Perigo: O medo se recusa em crer em Deus

Deuteronômio 1.29-33 “Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais. O SENHOR, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito, como também no deserto, onde vistes que o SENHOR, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no SENHOR, vosso Deus, que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos procurar o lugar onde deveríeis acampar; de noite, no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem”.

O desafio diante dos Israelitas não era algo sem procedência, mas eles também não estavam sendo desafiados a vencer sozinhos,

Deus ofereceu a si mesmo como proteção, o mesmo Deus que os tirou da terra do Egito, o mesmo Deus que os sustentou por 40 anos, disse que estaria com eles nesse novo desafio.

A fidelidade de Deus no deserto tinha como um dos objetivos que eles crescessem na confiando para com Deus, após gerações sob a tirania dos egípcios, Deus os tratava como filhos,

A jornada sempre implica em provas, foi exatamente isso que aconteceu! Os espias quando foram enviados para avistar a terra prometida, tinha como propósito revelar seu o povo confiava em Deus, o povo de Deus tinha tudo para que saíssem bem na prova!

Talvez Deus esperasse que eles dissessem, Deus nos trouxe até aqui! e ele vai nos conduzir em segurança até o nosso lar!

A memória e a experiência com Deus deveriam fortalecê-los não é verdade? Havia gigantes na terra, ninguém nega isso! Mas esses gigantes os impediram de enxergar a Deus!

Como vencer o medo?

Enfrente o seu medo com sinceridade

Talvez você deseje que seu medo simplesmente passe ou desapareça, mas o medo não vai a lugar nenhum! Pelo menos não por si mesmo!

Você precisa em primeiro lugar, descobrir a origem do medo,

Você precisa ir a fundo e descobrir o que é que está causando esse sentimento, Peça a Deus que lhe sonde o coração!

Ele sabe onde se encontra o problema, Mas você precisa deixar que Ele mostre à você!

Como vencer o medo?

Confesse que seu medo é pecado

A maioria das pessoas não percebe o tesouro que tem nas mãos, a bíblia está repleta de promessas práticas, a palavra de Deus tem o poder de nos libertar de nossos medos,

Se você quer um conselho, providencio um bloquinho de anotações,

E escreva os mais diversos versículos que fala sobre esse assunto, coloque no console do carro, pregue na parede do escritório, coloque debaixo do vidro da mesa, cole no controle da televisão, imprima o versículo colorido e deixa na contra capa da sua bíblia, prenda com um imã e deixe como postite na sua geladeira, Deixe preso com alfinete na tua cortina,

Cerque-se com a palavra de Deus, em todos os lugares! Leia em voz alta, memorize, recite ao tomar banho, fale para seu marido, compartilhe com seus filhos.

Mas tenha a palavra de Deus em alta consideração

Deixe-me dar alguns exemplos de versículos chave.

Deuteronômio 31.6 “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará”.

Salmo 27.1 “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”.

Salmo 118.6 “O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?”.

Provérbios 3.25-26 “Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. Porque o SENHOR será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos”.

Provérbios 29.25 “Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro”.

Isaias 41.10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

A sua melhor estratégia é ter a palavra de Deus bem guardada no seu coração.

Pr. Mário Botão
Baseado no Livro: Desafiando os Gigantes de sua vida