quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fogo do Senhor

 
Parece redundante a pergunta que vou fazer, porque a resposta parece ser óbvia, mas vamos lá: Quantos de vocês passam por provações?

Agora a próxima pergunta não parece tão óbvia: Porque temos que suportar as provações?

Agora a próxima pergunta parece excludente, ou seja, que não se combina: Qual é a relação entre Provação e Felicidade?

Porque a bíblia faz essa associação?

Leitura: Tiago 1.12 “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

O homem de Deus é feliz por várias razões. Temos na Bíblia Sagrada vários motivos para sermos felizes,

Entretanto a felicidade não está associada necessariamente ao prazer ou bem estar. Apesar de que é mais fácil raciocinar e pensar quando a felicidade está relacionada a prazer e bem estar.

Ás vezes temos a impressão que para ser feliz: Eu preciso fazer coisas que me dão prazer. Eu preciso estar perto de pessoas que me dão prazer. Eu tenho que me sentir bem, naquela roupa, naquele lugar, com aquelas pessoas, fazendo isto ou aquilo.

Embora seja verdadeiro que prazer e bem estar dão essa sensação de felicidade, mas o que fazer quando essas coisas não estão presentes? Quando eu não tenho a esposa dos meus sonhos, quando eu não tenho o marido dos meus sonhos, quando os meus filhos são meus pesadelos, quando eu não tenho o carro, a casa, aquele computador, aquele celular dos meus sonhos?

A impressão que temos é que se eu tenho prazer e me sinto bem, logo eu sou feliz! Mas se isso fosse verdade absoluta, muitos dos ensinamentos bíblicos perderiam sentidos,

Felicidade, não é apenas resultado de prazer e bem estar, ser feliz não é apenas uma sensação, é um estado de espírito, não está relacionada tão somente ao meu prazer, Mas também em minha obediência,

Eu posso não me sentir bem em tomar uma decisão, mas eu posso estar feliz por ter tomado aquela decisão.

Eu posso não ter prazer naquela profissão, mas eu posso ser feliz por ter aquela profissão,

Nós encontramos muitas vezes na Bíblia à expressão: “Bem-Aventurado”. Que significa “Ser Feliz”.

Quando analisamos o contexto onde essa expressão está inserida, nós aprendemos algumas lições. E principal é felicidade pode ser encontrado fora do ambiente de prazer e bem estar pessoal.

Nós encontramos a expressão: “Bem-Aventurado”, principalmente: No livro dos Salmos, nos Evangelhos, e no livro do Apocalipse,

São mais 50 bem-aventuranças que encontramos nas Escrituras, ou seja, há mais de 50 maneiras de ser feliz,

Quantas são as pessoas que buscam a felicidade: No casamento, nos filhos, na aquisição de bens e na companhia de pessoas.

E descobrem que mesmo tendo um lindo casamento, filhos maravilhosos, bens, dinheiro no banco e boas amizades ainda não são felizes, e começam arrumar confusão com o cônjuge porque acha que a culpa é dele por não ser feliz, começam arranjar confusão com os filhos, lhes atribuindo culpa por não ser felizes, entram em dívidas absurdas por causa de bens e de produtos, por que acham que não são felizes por que não tem isso ou não tem aquilo,

Entretanto todas às vezes que a bíblia trata da temática “Felicidade”, ou “Bem aventurança”. Não está associado às coisas ou as pessoas. Está associado á uma vida de obediência a Deus, você quer ser feliz? Obedeça a Deus! A verdadeira felicidade está condicionada a uma relação de amor com Deus.

Muitos cristãos apesar de ser salvos, são vazios de Deus, são vazios de intimidade com Deus, são vazios de relacionamento de amor com Deus

E por causa disso as pessoas culpam a igreja, a sociedade, a família por não serem felizes: – Puxa vida, eu aceitei a Jesus, mas ainda sou infeliz!

A pergunta não se você aceitou a Jesus é se você tem comunhão com ele, aceitar a Jesus é porta de entrada para ter comunhão com ele, mas não é garantia que você terá, por que para ter comunhão é necessário intimidade. E todos sabemos que a intimidade está estreitamente relacionada à obediência a Deus

Será que você é tão intimo quanto poderia ser? Uma das maneiras de sermos felizes está relacionada à “Perseverança”. Perseverança tem o poder de gerar no coração intimidade com Deus

Tiago diz que aquele que “Suportar a provação” será feliz! Você crê nisso?

Não é que a provação traz felicidade, o resultado que ela produz traz felicidade.

Por isso vale a pena “Suportar a provação”. Devido ao resultado que ela produz,

Não é que a provação vem na forma de felicidade, nada disso! A provação é dura! A aprovação é angustiante! A provação é penosa! A provação muitas das vezes me fará sofrer!

Oh, como estou feliz por que: Estou com problemas no casamento! Descobri que estou coma um doença terminal! Meus filhos estão me roubando o sono e a tranquilidade!

Não nada disso! A provação em si não tem poder de trazer felicidade,

A relação de Provação e Felicidade está no resultado que ela produz. A provação é a fornalha de fogo que queima as impurezas do ouro, e ao queimar as impurezas do outo este se torna mais valioso e puro, o resultado que a provação produz traz felicidade!

Talvez a nossa maior dificuldade, seja “suportar as provações com perseverança”.

Suportar é: Estar de pé! Permanecer! Resistir! Estar firme!

É necessário estar de pé na hora das provações, permanecer no dia da provação, resistir o momento da provação, estar firme quando a provação chegar.

Ás vezes as provações parecem ser maiores que as nossas habilidades, mas isso é só uma impressão,

Porque temos a promessa de Deus, que ele não permitirá que sejamos “Provados” além das nossas forças. Ele sabe que temos condições de suportar, ele sabe até que ponto, eu tenho condições de permanecer em pé!

A “Coroa da vida” é uma recompensa exclusiva para aqueles que suportam a provação, aquelas pessoas que “jogam a toalha”. Aquelas pessoas que “Desistem pelo caminho”. Aquelas pessoas que “abandonam a fé

Paulo falou algo surpreende para nós que nos duramente castigados pelos rígidos ventos da adversidade.
2Co 4.8-9 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos”.

Paulo suportou as provações com perseverança. Ele foi atribulado, ele ficou perplexo, ele ficou abatido.

A provação pesou sobre ele! Mas não o destruiu! Porque a provação não tem o objetivo de destruir, mas de aperfeiçoar!

Deus é um grande ourives, e nós somos suas joias,

Quando um ourives submete o metal para ser fundido, refinado ou provado.

Há pelos menos 03 considerações sobre o processo: (1ª consideração) Intensidade do fogo. (2ª consideração) Tempo de permanência no fogo e (3ª consideração) Qualidade do metal

Intensidade o que isso quer dizer? Que dizer o nível de temperatura, quanto maior o nível de temperatura, maior será o efeito sobre o metal, a intensidade pode queimar o metal ao ponto de destruí-lo, ou, a intensidade pode derreter o metal ao ponto de queimar suas impurezas, a intensidade do nível do fogo é proporcional à capacidade de resistência do metal, qualquer ourives sabe disso! Deus também o nível de temperatura de provação que você consegue suportar. Ele não quer destruir você, ele quer santifica-lo. Esta é a primeira consideração do ourives: Intensidade.

Tempo de permanência o que significa? Quer dizer o período que o metal será submetido dentro da fornalha, a medida não é quanto mais tempo, mas qual o tempo necessário, dependendo a matéria bruta do metal, o ourives sabe o tempo necessário, a pedra de outro está embutida muitas das vezes em várias camadas de matéria prima que não é o ouro, tudo que não é outro precisa ser queimado, o tempo necessário estabelecido pelo ourives será suficiente para eliminar todas as impurezas. Deus sabe o tempo necessário para que sejamos provados. Essa é segunda consideração do ourives: Tempo

O que é qualidade do metal?  Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos especificamente prata e ouro. A palavra chave para que trabalha com metais, principalmente na ourivesaria é a “Precisão”, quanto maior a precisão maior é a qualidade do ouro. Deus tem precisão, assim como o ourives!

É mundialmente reconhecido que o ouro encontra-se com maior frequência a mistura. Uma das maneiras de detectar se o ouro é misturado ou não é pela dimensão de diferentes cores,

O outro tem liga com: Prata -  Cobre – Paládio – Níquel - Zinco

Por exemplo, temos o ouro de n٥ 375: 37% de ouro - 10% de prata - 48% de cobre -  3% de paládio

Esse tipo de ouro é usado para fazer alianças, não é ouro puro, é ouro misturado. Ainda é ouro, mas misturado, ouro de nº 375.

Existem inúmeros tipos de ouro, cada um com sua mistura com os demais metais

O que esse texto está nos dizendo, que Deus tem precisão em deixar o metal, como puro ouro! Ouro 100%

Tiago 1.12 “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”.

Tenha perseverança durante as provações. Porque Deus está trabalhando na sua vida, para remover as imperfeições, ele é preciso naquilo que ele faz. Saiba que ele está considerando: A intensidade - O tempo - E a qualidade do metal.

Pr. Mário Botão

Trapaceando



Hoje meditaremos sobre um comportamento muito comum entre as pessoas, e infelizmente comum entre os cristãos que é o ato de trapacear.



Trapacear significa tratar com fraude. O trapaceiro é alguém de má fé que por hábito faz trapaças. Trapaças é um ato de engano, um ato fraudulento.



Será que crente trapaceia? Será que um crente pode fraudar outro irmão em Cristo? Será que um crente pode agir da má fé com um estranho? Será que um crente pode enganar um parente próximo?



Poder qualquer um pode inclusive crente, mas não deve. Tem crente que trapaceia outro crente Tem crente que trapaceia o estranho Tem crente que trapaceia a própria família.



Leitura: Provérbios 26.19 “Assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”.



Existem muitas maneiras de trapacear, existe aquela enganação que nos é oferecida ingenuamente através dos desenhos animais, qual personagem das histórias infantil que é um trapaceiro? Eu acredito que são vários, mas nenhum tem tanto proeminência quanto o Pica-Pau. Todos os desenhos ele engana, Todos os episódios ele trapaceia, E isso tem sido embutido na mente das crianças de forma deliberada.


Existem muitas maneiras de trapacear, existe uma arte que faz o uso do ilusionismo para impressionar as pessoas. A mágica sempre esteve presente no meio da civilização, no Egito, na Babilônia nós encontramos referencias a mágica. Atualmente temos um mágico ilusionista, um mágico de rua, que tem se tornado célebre nessa arte de ilusão, e ganhador de vários prêmios da televisão norte-americana. Ele tem 30 anos, reside nos EUA, viaja por todo o mundo fazendo mágicas, inclusive nas ruas, conhecido como Dynamo.

 

A trapaça está presente nas escolas, nas universidades, nos cursinhos, as pessoas se entregam facilmente a uma prática fraudulenta na hora de realizar as provas, o tão conhecido “colar”, Porque as pessoas colam nas provas? em primeiro lugar porque são trapaceiras, em segundo lugar porque não estudaram, em terceiro lugar porque não existe uma supervisão acentuada e uma medida disciplinar cabível. Tem pessoas que trapaceiam, enchendo a prova de “Linguiça”, ou seja, preenchendo com coisas que não tem nada haver com a questão.




Trapacear é muito mais que uma simples mentira, trapacear não é simplesmente distorcer ou manipular a verdade, trapacear é ganhar vantagem em cima de alguém.



Temos vários exemplos na bíblia de pessoas que foram trapaceiras, e vamos aprender as consequências de alguém que engana.



1º exemplo foi o de Caim, que trapaceou dizendo ao irmão “Vamos ao campo”, mas seu objetivo era “assassina-lo”.



Gênesis 4:8 “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou”.



Perceba a motivação por detrás dessa trapaça, certamente a motivação de Caim não era gastar um tempo com irmão no campo, de onde ambos tiravam seu sustento, seja no cultivo na terra ou com criação de gado.



Analisando o fato nós percebemos a má fé de Caim, que apunhalou o próprio irmão por detrás, sendo perverso e cruel,



Ninguém que trapaceia pode ser considerado justo. Tanto é fato que Deus disse que Caim era do Maligno: 1 João 3:12  não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.



Qual foi o fim que o Senhor deu a Caim, perdeu o direito de habitação, pois Deus o tornou errante, perdeu o direito de produzir, pois Deus não lhe daria o fruto da terra, e pra piorar Perdeu o direito, de viver em paz, por que viveria na sombra do medo,



Gênesis 4.12-14 “Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará”.



Será que valei a pena trapacear o irmão para mata-lo?



2º exemplo foi o de Abraão, que trapaceou dizendo a faraó que “Sara era sua irmã” a fim de se livrar de uma possível ameaça.



Gênesis 12.11-13 “Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida”.



Esse texto mostra que Abrão teve alguns momentos de má fé. Sabemos que Deus o chamou para ir para a terra de Canaã, entretanto Abrão mudou os planos, não Deus! E nos planos de Abrão ele deveria ir para o Egito, mas nos planos de Deus, ele deveria permanecer em Canaã,



Assim como nós, trocamos a vontade perfeita de Deus pela nossa, assim Abrão com sua caravana se foi para o Egito, mas ele temeu pela própria vida e fez um acordo com sua esposa e também parente próximo, tu és formosa de aparência, ou seja, você é um mulherão, fala que é minha irmã não minha esposa, para que faraó por amor de ti me preserve a vida,



Foi exatamente isso que aconteceu, Abrão trapaceou, Sarai encobriu e Faraó foi enganado.



Entretanto as consequências certamente viriam sobre á casa de Faraó, e Deus “chegou junto” e disse o seguinte a faraó: “Ou você libera a menina e devolvendo a para seu esposo, ou eu mato você e o seu povo”. Faraó devolve Sarai, mas deu um sermão em Abrão.



Gênesis 12.16-20 “Este, por causa dela, tratou bem a Abrão, o qual veio a ter ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Porém o SENHOR puniu Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Chamou, pois, Faraó a Abrão e lhe disse: Que é isso que me fizeste? Por que não me disseste que era ela tua mulher? E me disseste ser tua irmã? Por isso, a tomei para ser minha mulher. Agora, pois, eis a tua mulher, toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía”.



Olhando para a narrativa bíblica, não foi à última vez que Abrão teve essa postura inadequada, todas as vezes que Abrão se via em desvantagem, ele trapaceava.



Mas podemos aprender algumas lições com Abrão: Em primeiro lugar ele ficou rico no Egito, mas estava pobre de Deus. Em segundo lugar ele foi preservado por faraó, mas sua esposa não. Em terceiro lugar ele semeou o mal para aqueles que expressam acolhimento e bondade para com ele.



3º exemplo foi o de Jacó, que trapaceou seu pai e irmão com o propósito de ganhar a benção da primogenitura.



Gênesis 27.36 “Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?”.



Talvez o personagem que melhor resuma essa postura traiçoeira seja Jacó, seu nome significa trapaceiro, Jacó era um camarada que aprendeu principalmente com a mãe a arte de enganar.



Logo cedo, quando ainda estava no ventre, Jacó já semeava confusão com o irmão,



Gênesis 25.22 “Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR”.



Esaú nem mesmo nasceu direito e Jacó já expressa uma tentativa de coloca-lo para trás.



Na juventude Jacó apresenta suas habilidades de sedução, enganou o irmão, numa proposta ilegal, trocar o direito de primogenitura por prato de comida, É muito provável que nessa altura Jacó tinha suas percepções de maldades desenvolvidas,



O estopim que rasga definitivamente o relacionamento entre esses irmãos, foi o dia em que Isaque iria abençoar o primogênito. Motivado, aconselhando e encorajado por sua vil mãe, ele trapaceia o próprio pai a fim de ganhar por meios fraudulentos o direto a primogenitura.



O Direito a primogenitura é a tradição comum de herança de toda a riqueza, estado ou função dos pais para primeiro filho, manter o status da linhagem familiar. Esse direito caberia a Esaú, jamais a Jacó,



E isso não tem nada haver com predição que Deus entregou a Rebeca,



Gênesis 22.23 “Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço”.



Esse episódio nos mostra algumas lições,



Primeira lição, Jacó apresentava desde cedo uma declinação para trapacear, ele deveria ter sido freado pelos pais, e não ter sido encorajado. Segunda lição, Esaú, nem sempre foi a vitima, ele foi imprudente ao participar de uma situação ilegal, ele deveria ter reprendido o irmão quando buscar ludibria-lo. Terceira lição, Jacó colheu as consequências de seus atos pecaminosos, e isso não tem nada haver com aquilo que Deus tinha separado para ele.



Conclusão



Trapacear é um comportamento inadmissível para aquele que professa fé cristã, mas infelizmente muitos crentes estão envolvidos na arte de enganar.



E quando falando em trapacear, não importa para quem trapaceia se é pai, mãe, irmão, irmã, filhos, esposa, esposos, quando alguém age de má fé ele age contra todos sem levar enquanto o grau de parentesco ou o grau de afetividade.



Devemos abandonar esse nível de comportamento, que não reflete o Senhor da Glória,



Precisamos da capacitação de Deus e do arbítrio da vontade para decidirmos capacitados por Deus a agir de maneira legítima e verdadeira.



Pr. Mário Botão