segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A morte é sempre ruim

 
Em solidariedade as famílias que perderam seus entes queridos. Desejo repartir a todos uma breve reflexão sobre o valor da vida.

Entretanto, confesso que meus sentimentos se misturam durante o dia em que os noticiários informavam  a situação desse quadro trágico.

A princípio meu coração reagiu com ressalvas, mesmo que compadecido pelas mortes. Acredito que a pureza da juventude é melhor do que a busca desfreada pelos apetites carnais.

Acredito que quando Pedro afirmou que "Deus não tem prazer na morte" isso se aplica a todos que precocemente morreram nesses últimos dias.

Afinal de contas mesmo que tenhamos centenas e milhares de pessoas que andam segundo o curso de seu próprio coração, ainda repousa na nossa mente a possibilidade de que Deus poderia ter dado o final diferente para toda essa história.

Entretanto não é certo pensar que Deus executou tal tragédia. Isso é contra o raciocino mais simples sobre a natureza de Deus.

O que aconteceu foi trágico, repulsivo, vergonhoso, mas tudo repousa no fato de que homens falíveis planejaram e executaram suas vontades á custa de seus planos privativos e particulares.

Na dimensão espiritual, o que sabemos é que Deus tem um plano perfeito, e que esse plano perfeito é o melhor.

Isaías 55:8-9 "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos".

Entretanto os fatos que testemunhamos, gera pensamentos de possiblidades.

A isto descansamos e confiamos que o plano de Deus é baseado em seu mui e santo desígnio.

Deus sabe todas as coisas. Na onisciência de Deus, ele sabe tudo, sobre todas as coisas, sem esforço, de forma completa e igual.

Ele sabe os nossos segredos, todos os nossos segredos, ele conhece todas as nossas intenções, ele conhece todas as nossas fragilidades, os nossos limites, ele conhece toda a nossa história, ele conhece tudo, absolutamente tudo, sem fazer esforço nenhum e de modo completo, total, não existe nada que ele não saiba.

Deus conhece todas as coisas perfeitamente, ele não conhece uma coisa melhor que outra, mas tudo igualmente, ele nunca descobre nada, ele nunca se surpreende, nunca se assusta.

Se ele vê uma catástrofe, ele não se assusta com aquilo, Se ele vê uma tragédia, aquilo não o deixa desesperado;

O interessante que na Onisciência de Deus, ele não somente conhece os “Fatos”, como ele também conhece todas as “possibilidades possíveis”.

Se Deus escolheu esse plano e não aquele plano, é porque ele sabe que esse plano é melhor. Se Deus permitiu tal catástrofe acontecer, é porque foi melhor acontecer do que não acontecer. Se ele permitiu é porque foi o melhor.

Somente Deus, através de sua Palavra poderá falar ao coração daqueles que inconsolavelmente choram a morte de seus filhos.

A isto me vêm à memória “Raquel”, uma mãe que perdeu seu filho, por um ato cruel e sanguinário de um homem egoísta e cobiçoso, que retrata muito bem o coração de muitos homens nos dias atuais.

Mateus 2.18 “Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem”.

A minha oração é que o Senhor da glória, que erros não faz, possa consolar o coração de cada mãe, de cada pai, de cada irmão, amigos que perderam uma pessoa querida.

E que através dessa tragédia, eles possam ser consolados pelo próprio Deus.

Mateus 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Pr. Mário Botão

domingo, 27 de janeiro de 2013

Boas Maneiras na Casa de Deus

Hoje vamos trabalhar de modo diferente. As crianças vão permanecer conosco no culto. Pois o assunto que vou tratar inclui todos os que participam no culto da igreja.

Nós amos falar sobre: “Boas maneiras na casa de Deus”

Como é que eu devo me comportar na casa de Deus? O meu comportamento na igreja será que é igual a outros lugares. Como eu faço em casa? Como eu faço na escola? Como eu faço no parque? Como eu faço no shopping?

Por que devemos agir de modo diferente? Muitas das vezes não me sinto motivado a realizar coisas espirituais. Empregamos muitas energias em outras áreas que são importantes. Mas não estamos tão interessados nas coisas espirituais

Eu gostaria que todos os membros estivessem presentes no culto de hoje. Todas as crianças. Todos os jovens. Todos os adultos. Nós estamos com uma boa frequência, eu gostaria que todos estivessem aqui para ouvir o ensino desta manhã.

Porque aquilo que falaremos é de interesse de todos. Desse modo vocês me ouvirão falar desse assunto mais de uma vez. Até que todos ouçam. Obviamente que falarei nas próximas vezes de modo resumido

Quantos de vocês gostam realmente da igreja? Quantos de vocês contam os dias nos dedos para que chegue o dia de culto? Quando o Alex era adolescente ele falava exatamente isso. Alegrei-me quando a Kethellyn falou a mesma coisa para mim algum tempo atrás. Quantos de vocês se pudessem ficariam mais tempo na igreja? Quantos de você perderiam a hora pelo prazer de estar junto aqui?

Sabe por que nós gostamos tanto da igreja? Por que é a Casa de Deus. É a casa do Pai. É o lugar mais gostoso de estar. Como é bom estarmos juntos na igreja

Ás vezes quando chega próximo do horário do culto. 1 hora antes ou 2 horas antes. Eu já começo a me preparar parar o culto. Eu tenho tanta alegria de estar aqui que eu paro de fazer qualquer coisa para me preparar para o horário do culto. Eu faço questão de abrir a igreja mais cedo. O Alex ficou surpreso: Nossa você já abriu a igreja? Sim Alex, eu quero que as pessoas apreciem estar na igreja. Não deve existir nenhum outro lugar mais feliz do que a Casa de Deus para você.

Isso é tão verdade que no Antigo Testamento havia hinos que se cantam durante o percurso até a casa de Deus. Muitos dos salmos foram escritos com propósito. São salmos de romagem. São salmos de romaria. Você sabe o que é isso? São salmos que se cantam no percurso até a casa de Deus. Os judeus cantavam no percurso até a casa de Deus.

De uma olhada na Bíblia no livro de Salmos. Note se há na sua bíblia um sub titulo para aquele salmo. Salmo 120 até Salmo 134

Você consegue imaginar: Toda a família cantando no meio da rua, felizes por que estava indo na igreja. As famílias se encontrando pelo percurso, e fazendo de suas vozes uma musica que louva a Deus e que exprimia o estado do coração. Será que eu amo a igreja desse modo? Será que eu aprecio estar na casa do Senhor?

O Rei Davi escreveu algo muito particular quando ele disse: Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Ás vezes nós não somos assim... Ás vezes estamos tão cansados... Ás vezes estamos tão sonolentos... Ás vezes estamos tão desinteressados.. Que talvez uma casa funerária seja o melhor lugar para você estar, mas não a casa de Deus.

No Antigo testamento temos um registro de uma família, onde os pais e os irmãos eram muito envolvidos com a casa de Deus. Era uma família grande. Pai, Mãe e quatro irmãos. E todos tinham uma responsabilidade na casa de Deus. Todos sabiam como deveriam se portar na casa de Deus. Eles sabiam oque deveriam e o que não deveriam fazer.
Eu estou me referindo a família de Arão. A família do irmão de Moisés. A família sacerdotal. A família responsável pelo serviço sagrado.

A bíblia nos ensina que num determinado dia, dois filhos de Arão fizeram algo que desagradou a Deus, e os dois meninos foram punidos.

Levítivo 10.1-2 “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR”.

Qual foi o problema? O trabalho básico dos filhos de Arão era manter organizado o Lugar Santo. Havia três mobílias no lugar santo. Candelabro. Mesa dos pães. Altar de incenso

O Altar de incenso deveria estar aceso, para aromatizar o lugar santo, perfumar. Mas o foto que acenderia o altar deveria ser buscar no altar de sacrifícios. Mas, por alguma razão, que nós não sabemos, eles acenderam fogo estranho. E eles morrem queimados

Eles não respeitam o lugar Sagrado. Eles desonraram a Deus. Não era para eles fazerem isso.

A casa de Deus é um lugar Santo. Devemos nos comportar de modo correto. Note o que o profeta Habacuque escreveu:

Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”.

Porque você acha que Deus mandou o profeta escrever isso? É uma expressão de submissão em silencio. Onde você reverencia o seu nome.

Habacuque faz um contraste como era o culto pagão. Onde havia desordem e gritaria. Cada fazia como bem quisesse.

Mas o culto a Deus é diferente. É um culto organizado. Sem bagunça, sem desordem...

Algumas dicas para o bom andamento do culto cristão

1ª Dica: Na hora do culto não é o momento de colocar os assuntos em dias
Quando estamos em companhia de pessoas que amamos, gostamos de conversas. E não há nada de errado em conversar, colocar os assuntos em dia. Trocar ideias. Não há problemas, pelo contrário é bom! Mas na hora do culto.

Na hora que você estiver prestando culto a Deus. Na hora em que outros estão prestando culto a Deus. Não é hora de colocar os assuntos em dia.

Veja comigo esse texto que escreveu Salomão movido pelo espírito de Deus.

Ec 3.1-7 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar”.

Não se preocupe você terá tempo para gastar tempo conversando. Mas quando você faz isso no culto isso não somente atrapalha. Você, seu amigo e as pessoas que estão nos banco atrás e na frente. Como demonstra uma falta tremendo de respeito. Respeito com Deus. Respeito com seus irmãos em Cristo. Respeito com aquele que está presidindo
Não faça mais isso. Cuidado com as conversas. Cuidados com as brincadeiras. Tem jovem que fica brincando. Tem adulto que fica brincando. Brinca em casa irmão

2ª Dica: Na hora do culto não é o momento de teclar no mundo do virtual.
Todos nós gostamos de pertencer a uma classe de pessoas atualizadas. A gente não gosta de ser atrasado no mundo da tecnologia. Eu creio que tudo pode ser usado para o bem

Mas às vezes fazemos mau uso da tecnologia. Teclar no culto não é saudável. Demonstra desinteresse com o sagrado. Pessoas que demonstram desinteresse com o sagrado perdem a sua fé. Deixe para teclar depois do culto, e mesmo assim, seja moderado.

Não permite que isso te vicie. Há uma indicação bíblica que demostra exatamente isso: 1 Coríntios 6:12  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Coloque seu celular no vibra cal. Todas as operadoras telefônicas avisam se alguém ligar. E quando não o celular está programado para registrar quem te ligou. Satanás pode usar isso para atrapalhar a sua adoração. Não deixe Satanás fazer isso.

3ª Dica: A Casa de Deus não deve ser apreciada como uma Casa de bagunça.

Irmãos quem gosta de sujeira é porco. Porque você acha que porco gosta de lama? E por causa do seu corpo, sua pele não transpira. E por causa disso o porco superaquece, o porco precisa minimizar o calor do corpo. Então se refestela na lama.

Mas não é o nosso caso. Se você tirar algo do lugar, coloque de volta. Se você pegar algo, devolva. Se você abrir, feche. Se você espalhar, ajunte! Eu te garanto não vai cair sua mão: Bíblias - Roupas - Pertences. Não deixe na igreja, não é o lugar.

4ª Dica: A Casa de Deus deve funcionar onde todos trabalham na sua função.
Na igreja tem repartições, ou seja, departamentos, o bom funcionamento da igreja depende que cada um faça de suas atribuições um ministério louvável.

Se você precisa de algo que pertence ao ministério de Limpeza, vá até o responsável. Se você precisa de alvo que pertence ao ministério de patrimônio, vá até o responsável.

Não precisa ficar reclamando pelos cantos da igreja, não precisa ficar levando para problemas que podem ser resolvido da melhor maneira.

5ª Dica: O banheiro é para ser usado, mas cuidado com as “Saidinhas na hora do culto”.
Todos nós temos necessidades fisiológicas, entretanto sair do culto com regularidade e frequência, demonstra não somente desequilibro nas necessidades como um desrespeito com o culto.

Você pode se planejar usar o banheiro antes ou depois do culto. Obviamente eu há exceções, mas invariavelmente são sempre as mesmas pessoas que fazem desse hábito um ato duvidoso.

Nossos cultos não são demorados, assim sendo você pode se planejar melhor. Até mesmo para o seu aproveitamento.

6ª Dica: A cordialidade e a simpatia ainda é a melhor maneira de tratar o próximo.
Irmãos nós cultivamos a cordialidade e a simpatia no trato.

Por favor, evite atos grosseiros que demonstrem perca do domínio próprio, demonstrando desrespeito para com seus irmãos em Cristo.

Crianças, jovens e adultos cuidado com as brincadeiras que podem trazer ofensas.

Professores não permitam que ninguém seja desonrado ou vergonhado na sua sala de aula.

7ª Dica: Estar atrasado constante demonstra desorganização com o tempo
Todos nós temos que lidar com o tempo, entretanto alguns de nós enfrentamos mais dificuldade par administrar o tempo.

Com certeza você deve prezar pontualidade em outras demandas sociais, como: escola, trabalho, encontros etc.

Você não ficaria satisfeito se você tivesse um funcionário ou um aluno que sempre está atrasado.

Isso demonstra desorganização com tempo e principalmente desrespeito com culto que prestamos a Deus.

Conclusão

A casa de Deus é um lugar Santo. Devemos nos comportar de modo correto.

Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”.

Pr. Mário Botão

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Senhor Deus é o mais interessado no seu namoro



Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem às fontes da vida”.

Hoje vamos estudar e falar um pouco sobre um tema de interesse de qualquer jovem: O namoro

Será que existe uma diferença entre o namoro do mundo e o namoro de um cristão?

Será que o namoro é um romance como mostra a relação de Isabela e Edwad Cullen da série Crepúsculo? Será que não é esse o seu referencial?

Será que deve existir diferença como um rapaz cristão trata sua namorada em relação ao rapaz ímpio? Será que deve existir diferença como uma moça cristã trata seu namoro do ímpio? Será que namoro é privativo e particular e não tem nada haver com Deus? Será que os limites no namoro são para roubar a liberdade ou para proteger a liberdade? Será que deve haver certos limites físicos para o namora ou é tudo liberado?

Uma das dificuldades de tratar sobre esse assunto “Namoro” é porque não existe essa palavra a Bíblia. Na bíblia encontramos diversos assuntos de relacionamentos como: Amizade, noivado e casamento. Mas a bíblia nada fala sobre “Namoro”

A pergunta é: Como descobrir a vontade de Deus numa área que Deus não fala?

A resposta é “Do mesmo modo que respondemos a outras questões comportamentais”

Como então determinar se algo é certo ou errado? Vamos determinar por “Princípios bíblicos”

O que é um princípio bíblico? Princípio bíblico é uma regra imutável baseado no caráter de Deus

Essas regras nos ajudam determinar assuntos cotidianos e de interesse social e comunitário da igreja. Quanto mais princípios bíblicos encontrarmos na palavra de Deus. Mais garantias você terá. Mais proteção você terá. De que não vai errar nas decisões. E pior sofrer consequências das decisões erradas.

Por exemplo: Fumar é errado, entretanto não temos nenhum comando explicito contra o fumo. Mas nós temos “Princípios bíblicos” que vão afirmar que fumar é pecado. Quais princípios são contra o fumo? Esses princípios tem que ter base bíblica
Viciante: O corpo não deve ser dominado por vícios 1Co 6.12
Prejudicial: O corpo é santuário do Espirito santo 1 Co 6.20
Desonroso: Devo me abster de toda forma de mal 1Ts 5.22

Vamos aplicar a mesma regra com relação ao namoro. Obviamente com verdades bíblicas que respondam satisfatoriamente o tema namoro

1º Princípio: Deus é a pessoa mais interessada no meu bem estar

Gênesis 2.18 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Quando estudamos o relato da criação do homem e da mulher descobrimos coisas fantásticas sobre o plano de Deus para duas pessoas.

Olhando para a Bíblia descobrimos que Deus providenciou um contexto seguro antes que eles iniciassem um relacionamento.

O mundo propõe um relacionamento contrário as Escrituras. Como o mundo vê o amor? Carnal – Temporário e Emotivo

Entretanto. Qual foi o contexto seguro e imediato que Deus assegurou antes que Adão iniciasse um relacionamento?

Três áreas que precisam ser consideradas antes do namoro.

Espiritual - Deus orientou Adão sobre coisas espirituais. Deus falou à ele o que ele poderia e o que ele não poderia fazer. Deus falou a cerca da árvore do conhecimento do bem e do mal. Antes de pensar em namorar eu preciso crescer espiritualmente.

Doméstico - Deus falou para ele cuidar do jardim. Deus falou para ele guardar o jardim. Adão deveria ter consciência de suas responsabilidades domésticas, ou seja, aquilo que se faz em casa. Antes de pensar em namorar é necessário que sejamos responsáveis em casa. Muitos jovens não são maduros para iniciar um relacionamento. Muitos jovens ainda estão amadurecendo.

Social - Deus determinou para que Adão desse nome aos animais, ou seja, uma maneira de governar aquilo que Deus criou. Adão tinha responsabilidade com o mundo criado. Ele deveria aprender. Ele deveria crescer no conhecimento.

A precocidade de áreas de afetividade romântica. Pode gerar deformidade em algumas áreas do caráter humano. Namorar cedo demais impedirá a pessoa de desenvolver e crescer em outras áreas.

Uma pessoa apaixonada já tem dificuldade de avaliar as coisas e somada ao fato de que é imatura. Isso pode desencadear uma série de desajustes pessoais

A precocidade causa: Desajustes pessoais
Dificuldade de avaliar caráter
Problema de estabelecer limites
Confusão de valores
Desiquilíbrio emocional
Decadência intelectual
Desatenção escolar

Como então determinar o tempo certo?

1. Idade   

Idade é uma maneira de determinar o tempo. Mas a idade pode enganar quanto à maturidade, tanto espiritual, quanto social, quanto doméstica. Uma pessoa pode até ter certa idade, mas é infantil, imaturo e irresponsável. Assumir um compromisso com alguém imaturo só traz desarranjos e desacordos (Não respeita horário - Não respeito opinião - Não tem domínio próprio - Não leva as coisas a sério)

Saber esperar o tempo certo faz toda a diferença  entre obter o melhor ou sofrer as consequências.

Idade é uma maneira de medir o tempo. Mas não é uma maneira totalmente segura.

Alguém pode dizer: Pastor mas eu já tenho idade?
Eu já tenho 15 anos
Eu já tenho 18 anos
Eu já tenho 20 anos
Eu já tenho 30 anos
Não importa a idade.

O que importa é a maturidade cristã! Isso vale para os dois.

2. Oportunidades 

Oportunidade é uma maneira de reconhecer o tempo. Mas a oportunidade pode enganar quanto à decisão certa. Uma pessoa pode vivenciar um momento espetacular. Uma situação única. Aquele momento nunca mais vai se repetir de novo.

E a pessoa pensa: Se eu não agarra eu vou perder a chance da minha vida. E a pessoa se precipita. E a pessoa bate a cabeça e descobre a besteira que fez.

Algumas pessoas são extremamente infelizes nos conselhos
Infelizmente os nossos colegas de escola não são os melhores conselheiros
Infelizmente os nossos vizinhos também não são os melhores conselheiros
Infelizmente os nossos pais ás vezes não são os melhores conselheiros
Deus é o melhor conselheiro
Se o seu pastor não te dar conselhos bíblicos, nem ele serve para você ouvir

Desse modo “Não” é a oportunidade. São os conselhos do Senhor.

3. Atração

Muitas pessoas temem envelhecer e ficar feia. Muitas pessoas sofrem preconceitos. Muitas pessoas sofrem a síndrome da comiseração.

É muito comum pessoas que vem de lares desestruturados e acabam desenvolvendo algum tipo de sentimento de miséria sobre si mesmo.

Os meus primos tinham mania de me chamar de “Filho de cruz credo”. Até hoje eu não sei o que é isso! Mas aquilo me ofendia. Depois de um tempo eu comecei a considerar que de fato eu era um “Filho de cruz credo”. Eu não sabia o que era, mas uma coisa eu sabia, algo de bom não era. E isso me atrapalhou em muitos de meus relacionamentos com pessoas. 

Eu tive que vencer essa área. Eu somente venci depois que eu me converti. Pois eu comecei a aprender que Deus não vê como vê o homem. Deus vê o coração, o homem vê o exterior.

Eu tive que aprender a avaliar o mundo a minha volta com outra perspectiva. Mas eu tive que mudar por dentro. Os meus valores tiveram que mudar.

Há pessoas que dizem assim: “O que vale é o que está por dentro”. Entretanto o que está dentro de muitos de nós é pior do que está fora.

Veja não é simplesmente mudar o foco daquilo que se vê. É mudar o valor do foco daquilo que se vê. Precisamos mudar os valores que temos da maneira como vemos relacionamento.

Se não você vai acabar escolhendo:
Uma pessoas sem caráter
Uma pessoa inescrupulosa
Uma pessoa com problemas sérios de caráter
Uma pessoa imoral
Uma pessoal traiçoeira

Não é atração física. São valores espirituais.

Pr. Mário Botão

(Obs: Brevemente o princípio segundo)