sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vitória inigualável sobre o Mundo

Leitura: Romanos 8.37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

Paulo disse aos Romanos que em Cristo somos mais que vencedores, qual é o sentido desta expressão?

Inicialmente vamos analisar essa frase deste versículo “Mais que vencedores”.

No grego esta frase é uma Palavra composta, constituída de uma preposição e um substantivo: upernikaw.

Preposição: uper.
Substantivo: nikaw.

No original grego nikaw (Nikeo) significa Campeão e no grego uper (Hiper) significa “Além, acima, mais que”.

Desse modo a Bíblia ensina que em Cristo somos “Mais que Vencedores”.

Entretanto isso não significa que vamos ficar de braços cruzados diante das tentações que nos cercam e nos provocam principalmente aqueles que emanam do mundo.

Por essa razão vamos estudar a vitória sobre o mundo.

Em primeiro lugar precisamos saber o que significa “Mundo” nesse sentido negativo

1João 2.15-17 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente”.

O “Mundo” nesse sentido negativo é um sistema corrupto dominado pelo pecado. O sistema do mundo funciona articulado de três canais:

(1) Concupiscência da Carne - Luxuria na natureza sensual do homem.
(2) Concupiscência dos olhos - Luxuria dos sabedores humanos.
(3) Soberba da vida - Arrogância em confiar nas coisas terrenas.

A concupiscência da Carne também poderia ser entendida como uma filosofia centrada nos desejos humanos, como por exemplo, o “Hedonismo”. O Hedonismo é a doutrina do prazer. Caracterizada pela busca egoísta de prazeres momentâneos. A maior vocação do homem é buscar sua própria felicidade

A concupiscência dos olhos também poderia ser entendida como uma filosofia centrada no conhecimento humano, como por exemplo, “Gnosticismo”. O Gnosticismo é baseado em duas premissas falsas. (1) Sustenta um dualismo em relação ao espírito e à matéria. Os gnósticos acreditam que a matéria seja essencialmente perversa e que o espírito seja bom. Como resultado dessa pressuposição, os gnósticos acreditam que qualquer coisa feita no corpo. (2) Acredita que possuem um conhecimento elevado, uma “verdade superior”, conhecida apenas por poucos. Os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento mais elevado, não da Bíblia, mas um conhecimento adquirido por algum plano místico e superior de existência.

A soberba da vida também poderia ser entendida como uma filosofia centrada nas questões terrenas, como por exemplo, o “Humanismo”. Características do humanismo. Deus deixa de ser o centro para as necessidades humanas. Para o homem ser o centro de suas próprias necessidades. O Humanismo nos ensina que é imoral esperar que Deus aja por nós. O Humanismo é uma filosofia para o aqui e agora.

Por que essas três filosofias são mundana?

Hedonismo: O erro fundamental do hedonismo é supervalorizar o prazer.
Gnosticismo: O erro fundamental do gnosticismo é assumir o dualismo.
Humanismo O erro fundamental do humanismo é colocar o homem como centro.

Depois de considerarmos pormenorizadas essas três filosofias centradas no homem, a pergunta é: “Como obtemos vitória sobre o mundo?”.

1 João 5:4  porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? A resposta bíblica é a nossa fé.

Não podemos deixar de crer, de fato a vida cristã começou com a fé salvadora em Jesus Cristo. A partir desse momento a nossa vida também deve ser caracterizada por uma vida de fé. Tanto é fato que o autor de Hebreus disse que Jesus é o Autor e Consumador da fé. Desse modo a vida cristã é caracterizada por uma andar pela fé em Jesus Cristo.

Como podemos vencer o mundo que tenazmente nos assedia com suas concupiscência e soberba? Andando pela fé em Jesus Cristo.

Referencias


Nenhum comentário:

Postar um comentário