terça-feira, 28 de maio de 2013

Qual é o idioma do amor?



Qual é o idioma do amor? Você sabe qual é o idioma do amor? Qual seria sua sugestão?

Muitos acreditam que o idioma do amor é uma linguagem corporal. Outros ainda acreditam que o idioma do amor é algo meramente instintivo. Assim como nos bichos. Os animais da selva que vão intuindo.

Mas antes de respondermos a essa questão de interesse comum, qual é o idioma do amor.

Deixe-me começar com básico: O que é amor? Será que amor é apenas uma expressão do sentimento? Ou será que o amor é uma experiência mental? Ou será que amor é uma expressão corporal, intuitiva? Ou será que amor é uma junção de todas essas coisas?

Quantas são as reclamações dentro de um lar entres os cônjuges por causa dessa falta de amor? - Eu até quero acreditar que você me ama, mas eu não vejo ações que provam o seu amor.

Quantas são as reclamações dentro de um lar entre os membros da família, por causa dessa deficiente sobre o amor? - Eu até quero acreditar pai que você me ama, mas eu não vejo... - Eu até quero acreditar mãe que você me ama, mas eu não vejo... - Eu até quero acreditar filho que você me ama filho, mas eu não vejo...

Se o amor fica apenas no campo físico e material. O amor não passa de uma expressão animal. Esse é ponto de vista evolucionista. São sistemas por trás de instintos fundamentais e adaptativos. Como a “filiação social”, oque é isso? São comportamentos na evolução da cooperação. 03 milhões de anos de evolução, fez com que o cérebro aumentasse três vezes em volume, esse tamanho propiciou um aprendizado social de convivência não apenas reprodutiva, mas afetiva. Será que o amor é produto da evolução adaptativa?

Entretanto se o amor fica apenas no campo das ideias e dos pensamentos é tão incompleto e imperfeito como o amor evolucionista.

É platônico. Um amor apenas na dimensão das ideias, um amor meramente intelectual, é um amor sem contato, o oposto da proposta evolucionista,

É um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, em detrimento dos atributos físicos. O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve.

É interessante o momento histórico quando surge o amor platônico. Platão, Sócrates e Ficino falam de um amor de amizade pedagógica, mas tinham atração física por jovens do sexo masculino. Os três possuíam um interesse erótico por rapazes. O conceito de amor platônico surge, num contexto em que se debatia a pederastia (homossexualidade com requintes de pedofilia). Esses fatos se reportam ao ano de 530 antes de Cristo.

Desse modo essa definição de amor não cabe e não responde o que é amor.

Se amor é apenas expressão corporal como se propõe os simpatizantes com a teoria da evolução não responde!

Se amor é apenas uma expressão de pensamentos como se propõe os simpatizantes com amor platônico também não responde!

Agora se o amor fica apenas no campo dos sentimentos e das emoções também é incompleto e imperfeito. Amor sentimental é um amor doloroso e patológico.

A pessoa apaixonada perde parcialmente sua individualidade, sua identidade e até seu poder de raciocínio. Uma pessoa apaixonada está fora de si!

Deixe-me compartilhar alguns desses sintomas de uma pessoa apaixonada.

As pupilas dos olhos se dilatam,
Os batimentos cardíacos ficam acelerados;
A temperatura corporal aumenta;
O rosto pode ficar vermelho;
A pressão sanguínea tende a aumentar;
As mãos tornam-se frias, suadas e trêmulas;
A boca fica seca;
Há alterações no funcionamento do estômago e sente-se o clássico “frio na barriga”;
Até a função intestinal aumenta e pode ocorrer até diarreia;
Há maior quantidade de adrenalina no sangue;
A imunidade tende a aumentar e por isso em muitos casos quando uma pessoa está apaixonada, adoece.

Como as pessoas ficam estranhas quando estão apaixonadas.

O amor não pode ser apenas. Expressão corporal. Expressão de pensamentos e Expressão de sentimentos.

Tem que haver um equilíbrio! Qual é esse equilíbrio?

E eu não estou falando necessariamente de um amor conjugal, ou de um amor fraternal. Estou falando de amor na sua forma e expressão mais completa. Que inclui o amor conjugal e inclui o amor fraternal.

Você sabia que esse tipo de amor completo é uma marca distinta do homem salvo? Sabe por quê?

Por que todo homem salvo teve acesso o esse amor completo. Mesmo que você não saiba! Se você é salvo você já teve acesso a esse amor completo, Deus injetou esse amor em nós. Por isso é uma marca distinta do homem salvo!

Veja o texto: 1 João 4:19  Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Desse modo precisamos descobrir como viver uma vida cristã que agrada a Deus nessa temática sobre o “amor”.

A bíblia diz que o Espírito Santo trouxe consigo para dentro de nós, no momento na ocasião da conversão o amor de Deus.

Veja comigo: Romanos 5:5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”.

Assim sendo, de onde procede a esse amor? Onde o amor se origina? Quem é a fonte? De onde esse amor emana?

1 João 4:7  Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Qual é então o idioma do amar?

1 Coríntios 13:1 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”.

O capítulo 13 de Coríntios é um capítulo dedicado tão somente a esclarecer o que é amor completo.

Mas, Paulo não foi o único a falar sobre esse amor. João, falou sobre o Amor. Ele é até conhecido como o discípulo do amor, porque em todas as suas cartas ele ensina sobre o amor.

Pedro, Tiago, o próprio Jesus falou sobre o amor. O amor não é um tema explorado apenas no Novo testamento, é um tema amplamente difundido no Antigo Testamento.

Por exemplo, os 10 mandamentos nada mais são do que a expressão jurídica de Deus em relação aquilo que Ele espera na relação de amor com Ele próprio e seus semelhantes.

É exatamente essa a compreensão de Jesus ao ensinar e resumir a Lei

Veja o texto: Mateus 22.37-39 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

A lei era baseada no caráter de Deus. Tinha como propósito principal estabelecer um padrão de vida de relacionamento entre o homem e Deus e entre os próprios homens.

Por essa razão ele entrega a lei a Moisés. Jesus explica a lei e Paulo vai afirmar que Jesus é o final da LEI

Porque em Jesus o amor de Deus é expressando de forma majestosa e sacrifical.

E por causa do amor de Deus expressado em Jesus todos os santos têm acesso ilimitado ao amor de Deus.

De acordo com Paulo em 1 Coríntios 13.

O idioma do amor não é a língua dos homens e nem dos anjos O idioma do amor é expressão máxima de Deus demonstrada em Jesus Cristo.

E graças a Deus cada um de vocês tem se torna recipiente desse amor.

Você não mereceu!

Por isso amor toma dimensão mais grandiosa, porque é amor revestido de graça, misericórdia e compaixão.

E justamente dessa condição de indignidade que tínhamos e fomos agraciados é que temos que expressar para os nossos semelhantes.

Veja o que João advogou sobre isso: 2 João 1:6  “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor”.

O que é amor? Andar segundo os seus mandamentos.

Qual são esses mandamentos? Amarás de forma completa a Deus e amarás de forma completa o teu próximo.

O que é amor de forma completa?

De todo coração
De toda alma
De toda força
E de todo entendimento

Note a superioridade desse amor em relação àquilo que a humanidade tem desenvolvido através de uma experiência aprendida ao longo da história

A bíblia diz que esse tipo de amor. O amor de Deus, é um vinculo perfeito,

É um vínculo perfeito entre o homem e Deus,

E um vínculo perfeito entre o homem e seu próximo.

Que o Senhor nos ajude amar a ele e nossos semelhantes de modo completo

Pr. Mário Botão

Referencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário