segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Último Tribunal


Quantos de vocês Já ouviram falar sobre o Juízo Final? Quantos de vocês sabem o que se trata o Juízo Final?

O objetivo desta mensagem não é apenas suprir curiosidade, mas sim oferecer a cada um de vocês condições de saber:

  • Será que eu vou ser julgado nesse juízo Final?
  • Quem são as pessoas que serão julgadas?
  • Será que eu corro o risco de ser condenado?
  • Quais são as pessoas que correm esse risco?
  • Quando se dará esse julgamento?
  • Aonde se dará esse julgamento?
  • Quem será o juiz?
  • A execução da condenação será imediata?
  • Existe a possibilidade de alguém nesse julgamento ser absolvido?

São muitas as perguntas que precisam ser respondidas. Muitas dessas perguntas foram respondidas nessa carta. Não teremos tempo de tratar de todos esses questionamentos. Mas responderemos algumas dessas perguntas

O Livro de Apocalipse foi Escrito por João. O Filho do trovão. Irmão de Tiago. Apóstolo de Cristo. João nessa ocasião estava preso numa ilha. Chamada de Patmos. Localizada a 100 km do porto de Éfeso.

João recebeu essa Revelação de Jesus Cristo por volta do ano 98 da era cristã. O conteúdo dessa carta apesar de ser de interesse geral, mas ela se destina principalmente o povo de Deus.

O livro apresenta uma estrutura de 03 momentos: As coisas que viste - As coisas que são - As coisas que hão de acontecer

Apocalipse 1.19 “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas”.

Desse modo o texto revela um conteúdo: No passado - No presente - No futuro     
Cap. 1 – São as coisas que viste
Cap. 2-3 – São as coisas que são.
Cap. 4-22 – São as coisas que hão de acontecer.

90% da carta é profecia, ou seja, são verdades reveladas para o futuro. Entretanto, esse modo Hermenêutico, não é o único modelo. Na realidade existem 04 escolas principais de interpretação Escatológica.

Temos:
  • O Dispensacionalista Clássico.
  • O Dispensacionalista Progressivo.
  • O Preterista.
  • O Idealista.

Os Batistas em sua maioria são Dispensacionalista Clássico pelo simples fato que é o modelo que harmoniza com o resto das Escrituras.

Eu já vi várias propostas e também já estudei todas essas escolas. O Dispensacionalista Clássico é o modelo mais seguro de interpretação. Por que segue uma linha de interpretação gramatico/histórico, ou seja, interpretação literal.

Entretanto apenas escolher a Escola de interpretação não resolver o problema do livro. O livro é muito complexo. É o único livro do Novo Testamento que possui 03 gêneros literários. (Epístola – Profecia – Apocalíptico).

A dificuldade não está no livro como “Epístola”. Nem como “Profecia”. A dificuldade está no gênero “Apocalíptico”.

O que é gênero Apocalítico? É uma linguagem rica em símbolos, imagens e visões de: Dragão. Mulher montada no dragão. Besta que surge da terra. Besta que surge dos mares. Anjos. Demônios. Gafanhotos com cabeça de leão. Etc.

O Livro do Apocalipse parece à primeira vista um filme de terror. Está é a razão porque as muitas pessoas tem medo de ler e estudar esse livro.

Entretanto uma coisa é certa. Haverá um Juízo Final!

Leitura: Apocalipse 20.11-15 “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.”

Vamos começar respondendo algumas perguntas que esse texto de Apocalipse nos sugere uma resposta.

1ª pergunta: Quem é o Juiz?

Quem é essa pessoa que tem poder e autoridade para condenar? Quem é essa pessoa que tem poder e autoridade para fazer perecer tanto o corpo quanto a alma?

Apocalipse 20.11 “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles”.

Esse texto apesar de revelar que haverá alguém assentado num trono.  O texto não revela a identidade deste personagem.

Mas isso não significa que não podemos encontrar a resposta. No livro de Hebreus temos algumas indicações da identidade deste juiz.

Hebreus 12.23 “E igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”.

O Texto diz claramente que “Deus é o justo Juiz”. Mas, esse Deus, o autor de Hebreus está se referindo: Deus Pai? Deus Filho? Deus Espírito Santo?

No livro de Atos quando Pedro foi enviado a Jope para falar com Cornélio, ele fala alguma coisa a respeito desse juiz.

Atos 10.38-42 “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos”.

De acordo com Pedro tudo indica que o “Juiz é Jesus Cristo”.

Mas vamos consultar outras referencias para ver se podemos saber com mais clareza a identidade desse juiz.

João 5.22 “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento”.

João 5.27 “E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem”.

De acordo com as Escritura o juiz será Jesus Cristo!

Agora uma coisa é certa, mesmo que não tivéssemos a clareza de que esse juiz é Jesus Cristo, nesse tribunal não haverá: Suborno. Corrupção. Nenhuma margem de erro.

Esse Julgamento Final do Grande Trono Branco será revestido de Justiça Fiel. É exatamente esse o símbolo de um “Trono branco”. Trono branco é símbolo de ”Pureza e Justiça”.

Algo que fico a pensar: Que surpresa muitos terão ao ver assentado no trono aquele a quem desprezaram, rejeitaram e mataram. Que surpresa!

No livro de Atos diz que o Pai destinou um varão a quem ressuscitou para julgar vivos e mortos

Atos 17.31 “Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Desse modo conseguimos responder a primeira pergunta

2ª pergunta: Quem são essas pessoas que serão julgadas?

Apocalipse 20.12 “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.

No Evangelho de João temos um versículo que ensina claramente. Nenhum cristão será submetido a esse Julgamento Final. Nenhum!

João 5.24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

Desse modo o Julgamento final será apenas para aqueles que rejeitaram Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador.

Todas as pessoas que não creram em Cristo como seu salvador serão julgadas neste tribunal. Não haverá cristãos.

Nesse tribunal não vai haver: Nem graça e nem misericórdia.

Nesse tribunal os pecadores incrédulos serão condenados!

João 3.18 “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”.

Entenda, nesse dia não vai haver brincadeiras e nem risos. Haverá só choro e ranger de dentes.

O tratamento que os ímpios vão receber será um tratamento de justiça. Não como Jesus recebeu por Pôncio Pilatos

O tratamento que os ímpios vão receber não será como estamos acostumados a ver pela televisão.

Não haverá: Arranjos. Falsas testemunhas. Testemunhas compradas.

De acordo com o texto de Apocalipse os mortos serão julgados: Todos os mortos! Todos os mortos de todas as épocas.

Aliais todos os ímpios nesta ocasião já estarão mortos.

Apocalipse 19.21 “Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes”

Apocalipse diz que esses mortos são os grandes e pequenos. O que isso quer dizer?

Nunca houve algo semelhante a este julgamento. Bilhões de pessoas estarão aguardando a sua vez. Os grandes Reis e rainhas. Diplomatas. Presidentes. Os pequenos. O povo humilde. Classe pobre. Pessoas simples

Todos os perdidos, de todas as épocas estarão lá. E serão todos julgados e condenados cada um na sua vez.

3ª pergunta: Qual será a acusação?

Apocalipse 20.15 “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.

No livro de Hebreus tem uma nota muito séria:  “Ao homem está ordena morrer apenas uma vez, vindo depois disto o JUÍZO.”.

O que isso significa? Significa que você não terá uma segunda chance. Significa que a doutrina espírita sobre reencarnação, ou transmigração de alma é falsa. Você não terá a oportunidade de acertar na outra vida, é hoje o dia.

No Juízo Final. Não será possível esconder fatos. Não será possível manipular os fatos. Não será possível arranjar falsas testemunhas. Não será possível comprar falsas testemunhas.

Pelo simples fato que tudo está gravado

Deus diz assim: Apocalipse 20.12 “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.

Deus tem em registro tudo que aconteceu com você. Cada palavra. Cada ação. Cada motivo. Cada atitude. Cada detalhe da sua vida. Cada segredo. Cada pecado. Tudo... Tudo detalhadamente registrado.

Você jamais vai poder arrazoar com Deus e dizer: Mas eu aceitei Jesus... O senhor não lembra...

Abra sua bíblia para: Marcos 4.22 “Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.”

Lucas 8.17 “Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a ser conhecido e revelado”.

Por essa razão que no JUÍZO FINAL. Cada homem receberá uma sentença condenatória justa. A sentença será corretamente aplicada. Não vai haver erros... Não vai haver precipitações... Não vai haver falhas...

João declarou que haverá livros: Livros serão abertos. Livros serão consultados. Livros que trazem em registro sua história de vida... Cada evento... Cada circunstância... Cada detalhe... Registrado detalhes por detalhe.

Conclusão

Aprendemos que:
(1) Jesus será o juiz
(2) Todos os ímpios serão julgados e condenados
(3) A condenação será baseada naqueles que rejeitaram o Messias

Talvez haja pessoas entre nós que diga: Eu não mereço a morte. Eu não mereço essa condenação.

Deixe esclarecer algumas coisas
1º Todos os homens são pecadores
2º Todos os homens merecem a morte

Se todos os homem são pecadores e todos merecem a morte. O QUE TE FAZ pensar que você não mereça o JUIZO FINAL

Abra sua bíblia para Apocalipse 21.8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”         

Sabe o que esse texto está nos ensinando? Não tem como escapar? Talvez você diga “Eu nunca matei ninguém”. Mas... Você já desejou a morte de alguém?

Aí, vem Jesus e diz assim: Não basta você ter matado literalmente alguém, se você já odiou no seu coração, você já o assassinou em seu coração.

Se você é um pecador. Você merece a morte. Você merece o juízo final

Mas há uma esperança pra você... Sabe qual é?

Abra sua bíblia para João 5.24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

Deus tem um plano na sua vida. E esse plano inclui que você seja liberto desse juízo final

O texto de João diz “Não entra em Juízo”. Quem é que não entra em juízo? São aqueles que creram em Jesus

Você está pronto para se encontra com Jesus e receber dele a vida eterna? Creia em Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário