sábado, 4 de maio de 2013

O poder da imitação

Imitação é um comportamento avançado pelo qual um indivíduo observa e replica outro. O termo pode ser aplicado em variados contextos: A imitação encontra espaço na arte, na musica, na política, na filosofia, na educação, etc.

Encontramos Imitações ilegais. Veja alguns exemplos de ilegalidade de imitação? Vestuário. Eletrônicos. Áudio e Vídeo.

O Código Penal Brasileiro prevê 22 crimes de falso, exemplo: Falsidade Ideológica: Inserir declaração falsa em documento público ou particular, como fim, por exemplo, de criar uma obrigação ou prejudicar um direito, por exemplo: Inserir dados falsos em contrato, em carteira de identidade; troca de provas em concurso público. Pena: de 1 (um) a 5 (cinco) anos e multa.

O que é a imitação? Imitação é ação de imitar qualquer um, de reproduzir os traços significativos do seu comportamento exterior ou de evocar qualquer coisa, ou o resultado destas ações.

O deus desse mundo, o Diabo exerce uma forte influência através de vários canais de comunicação e entretenimento que banalizem certas atitudes morais. Veja alguns exemplos de atitudes morais que tem sido banalizado pela influencia da comunicação e do entretenimento? Casamento, Sexualidade, Criação, Comportamento etc.

Agora, vamos observar uma situação bíblica que reflete o perigo da influência. Note essa reação de Eva quando tentada pelo Diabo.

Genesis 2.6 “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido que comeu também”.

O Diabo lançou uma proposta aparentemente “ingênua”.  Infelizmente Eva, assim como muitos outros jovens tem considerado a possibilidade de que aquilo que esta diante de nossos olhos, de fato é algo vantajoso.

A bíblia diz que quando a mulher viu que a árvore parecia agradável. O texto claramente diz: “Parecia agradável”.

Note a falsificação do Diabo: Parecia agradável. Havia um engano, uma mentira, uma fralde na proposta do Diabo, mesmo que a Eva não reconhecesse no momento.

Logo depois o texto ensina que Eva cedeu àquela tentação.  “Era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela obter discernimento”.

Podemos perceber que a tática do Diabo em usar as coisas do mundo nos dias de hoje é a mesma coisa. Milhares de jovens com base naquilo que eles observam o mundo fazendo que “Parece legal”, uma proposta aparentemente “ingênua”, cercada de “vantagens”, como no caso da Eva.

Quais eram as vantagens que o Diabo propôs para na desobediência?

Genesis 2.6 “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido que comeu também”.
  • Agradável ao paladar
  • Atraente aos olhos
  • Desejável pára obter discernimento

O pecado sempre virá nessa fórmula: Agradável, Atraente e Desejvel.

Devemos ter cuidado para que o Diabo não seduza o nosso coração com aquilo que aparentemente é ingênuo. Por essa razão temos um comando bíblico. 1Co 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”.

Para que sua vida deve ser um exemplo para todos os que te cercam. Primeiramente você deve ser como Cristo, e para que você tenha o mesmo caráter dEle é necessário dedicação e principalmente praticar a palavra de Deus.

Perceba que não adianta você ser somente um jovem que vai de sábado e domingo na igreja. O que importa é que você seja um exemplo de Cristo.  Quais são as áreas que você pode ser um exemplo com base no texto abaixo?

1 Timóteo 4:12  Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
  • Palavra de Deus
  • Procedimento cristão
  • Amor bíblico
  • Na fé em Deus
  • Na pureza de corpo e alma


Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário