quinta-feira, 16 de maio de 2013

Não jogue com seu pecado


Você sabe manusear um “ioiô”?

O ioiô é um dos mais antigos brinquedos existentes. A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Alguns acreditam que o brinquedo tenha nascido na Grécia, outros na China. Mas uma coisa é certa esse brinquedo tem no mínimo 2500 anos, pelo fato de que temos alguns ioiôs datados desse período. Aliais o “Ioiô” inicialmente foi feito como instrumento de caça, uma arma. Nas Filipinas usava-se o “Ioiô” para caçar, os discos eram de pedras e a corda chegava a seis metros.

Alguém lembra se na sua infância o “ioiô” foi uma febre entre as crianças e adolescentes? Temos registro histórico que o “Ioiô” foi febre nos anos: 50-60-70-80-90. O melhor momento do “Ioiô” foi em 1999.

Mas porque eu estou falando do “ioiô”? Porque para mim é figura que mais se aproxima dessa inconsistência que nós seres humanos temos com relação a essa paixão pelo pecado.

Algumas pessoas tratam o pecado é como o “ioiô”. Alguns lançam e rapidamente o tomam para si de volta. Outros lançam e conseguem por um tempo faze-lo dormiu, mas pegou de volta. Ainda outros lançam e conseguem brincar com ele e sempre o tem de volta.

Essa inconsistência acaba gerando alguns questionamentos. Questionamentos sinceros.
Questionamentos honestos. Questionamentos legítimos.

Por quê? É tão difícil abandonar o pecado? Algumas pessoas embora sinceras voltem vezes após vezes a cometer o mesmo pecado? Embora eu queira abandonar o pecado eu não consigo?

Esse questionamento o apóstolo Paulo também o fez!

Veja: Romanos 7.15-19 “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”.

É uma luta angustiosa. A luta contra o pecado é a luta mais terrível que alguém pode travar. Porque é uma luta contra a natureza. É à vontade contra a essência. É o querer contra aquilo eu é obvio.

Entretanto, nesta luta não estamos sozinhos. Temos a promessa de receberíamos ao crer em Cristo uma nova natureza. Essa nova natureza seria uma nova condição de vida.

Por isso que tanto enfatizamos. O velho homem se corrompe cada vez mais para o mal.
O novo homem se refaz cada vez mais no pleno conhecimento do Filho.

O grande dilema. É manter os feitos da carne, alimentando os desejos carnais? Ou mortificar os feitos da carne, enfraquecendo os desejos carnais?

Porque dilema? Por que é uma escolha difícil. É uma escolha que não é aparentemente tão lógica. Porque se fosse lógico e fácil não teríamos tantos personagens lutando nesta mesma área.

E olha que estamos falando de celebridades bíblicas, não estamos falando de anônimos. Veja a luta que enfrentou Sansão. Veja a luta que enfrentou David. Veja a luta que enfrentou Paulo. Celebridades bíblicas. Ícones do cristianismo.  Que enfrentaram ao longo de sua jornada cristã lutas ferrenhas.

Entretanto em toda essa armação, em toda essa trama que esses personagens se envolveram, podemos detectar uma coisa. O apelo bíblico para que haja uma “Mudança de vida”. Deus chama seu povo para arrepender-se continuamente.

James Blanchard disse: “Andar em círculos não é a mesma coisa que obter progresso.
O cristão que deixa de se arrepender deixa de crescer”.

Vamos ter que lidar com temas repetitivos ao longo da nossa jornada. Entretanto lidar com temas repetitivos implica em não acumular pendencias.

Deixe-me dar um exemplo simples. Preguiça! Preguiça é pecado? Você já teve que pedir perdão porque é preguiçoso? Você se arrependeu da preguiça? Como sabe disso? Você voltou a ter preguiça? Veja existem temas que temos que lidar repetidas vezes. Você não pode deixar acumular. Mas para cada vez tem que tratar como se fosse à última vez

William Gurnall já havia dito: “Abandonar o pecado é deixá-lo sem nenhum pensamento oculto de voltar para ele”.

Arrependimento é deixar o pecado. Deve existir no seu coração, na sua mente, na sua intenção mais sincera não voltar a praticar aquele mesmo pecado. Talvez você volte...

Mas não deve existe nenhum pensamento. “Eu vou voltar”. “Eu sei que ou fazer de novo”. “Eu não vou conseguir resistir”.

Não deve haver esse sentimento, essa intenção oculta para voltar. Você deve querer abandonar pela graça de Deus aquele maldito pecado. Você desejar expulsa-lo da sua vida! Assim como Deus fez com Adão: Expulsa-lo definitivamente. Não fazer como fazemos com o “Ioiô”. Lançamos mas com a intenção de toma-lo de volta.

Desse modo vamos olhar para a vida de 02 personagens, que servirão de ilustração de como o arrependimento pode mudar uma vida.


1º Personagem que servirá de ilustração de como o arrependimento pode mudar uma vida será Salomão

Salomão teve três fases na sua vida: 1ª. Fase de Sensibilidade a Deus. 2ª Fase de abandono do Senhor e degradação moral. 3ª Fase de reconciliação e renovação espiritual.

A vida de Salomão girou entorno de dois fatos principais (1) Ações politicas e (2) Reconstrução do templo. A reconstrução do templo durou 20 anos. Salomão deu início às obras de construção no quarto do seu reinado.

Nesse período Salomão passou por altos e baixos. Talvez o momento mais sombrio da história de Salomão foi quando ele começou a se envolver com muitas mulheres por causa de acordos políticos. E nesse período de altos e baixos ele deixou os retos caminhos do Senhor.

Note como a bíblia registra esse período sombrio da vida de Salomão.

1 Reis 11.1-6 “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai”.

Acho interessante a bíblia registrar que Salomão abandonou os retos caminhos do Senhor para seguir Astarote e Milcom.

A principal divindade feminina dos fenícios era a deusa mãe de Baal, conhecida como Astarote. Na época helenística Astarote foi identificada como Afrodite. Na África essa deusa foi identificada como “Bomba Gira”. Nos terreiros de umbanda a entidade “Bomba Gira” é tida como responsável por todo desvio e degradação sexual.

A segunda divindade identificada no texto foi “Milcom”. Também conhecido como Moloque ou Malcã. Milcom foi um deus amonita que exigia sacrifícios de crianças. A aparência de Milcom era de corpo humano com a cabeça de boi no seu ventre havia uma cavidade em que o fogo era aceso para consumir sacrifícios de bebês.

Salomão se desviou por causa de más influencias. Diz as Escrituras: Que suas mulheres lhe perverteram o coração. Salomão fez muitos acordos políticos, pactos firmados e selados através de troca de favores. Salomão recebeu muitas mulheres, filhas de reis pagãos como esposa e concubina.

Salomão se perdeu. Salomão por amor a essas muitas mulheres foi se perdendo

Ainda no livro de Reis, diz que Salomão seguiu a um terceiro deus. “Quemos” deus de Moabe. Também identificado como “Baal Peor”. Salomão introduziu a adoração a esse deus em Israel que foi abolido anos mais tarde por Jozias, rei de Judá.

Veja o texto: 1 Reis 11:33  Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemos, deus de Moabe, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andou nos meus caminhos para fazer o que é reto perante mim, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como fez Davi, seu pai.

Graças a Deus ele retornou ao Senhor no foi final de sua vida. Deus operou grandemente em seu coração. Mas não eliminou as consequências

Deus por amor a Davi não desbancou Salomão do reinado. Por amor a Davi seu pai. Mas advertiu que causa desse desvio, o reino de Israel seria dividido. Foi Deus quem dividiu Israel. Não foi Roboão filho de Salomão! Foi Deus!

Deixe-me provar: 1 Reis 11.34-36 “Porém não tomarei da sua mão o reino todo; pelo contrário, fá-lo-ei príncipe todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem elegi, porque guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, a saber, as dez tribos, e tas darei a ti. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.

Note o alto preço que paga uma pessoa que se desvia dos retos caminhos do Senhor. É obvio que há perdão quando o filho pede perdão. É obvio que Deus pode trazer de volta um filho que quer voltar.

Mas o preço que se paga para um pessoa que se desvia é um preço muito alto. E mais alto ainda será quando este demora em voltar. Quanto mais rápido é o seu retorno, menos consequências você terá de lidar.

A palavra arrependimento vem do grego como “Metanóia”. Mudança de mente. Mudança interior. Mudança do intimo.

Se você não permitir Deus mude seu interior, Você rodará em círculos. Acha que está progredimos. A bíblia diz que você jamais prosperará na vida espiritual.

É necessário não somente confessar, mas abandonar o pecado. Veja o que Salomão falou depois dessa dura jornada.

Provérbios 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

O texto é claro: Jamais prosperará!

Não tem como alguém vencer na vida cristã sem alcançar a misericórdia do Senhor. E como é que você alcança misericórdia do Senhor? Confessando e abandono o pecado. Ou seja, pede perdão, mas tem que haver arrependimento.

Martim Lutero asseverou: “Não voltar a fazer determinada coisa é a essência do mais verdadeiro arrependimento”.

No final da sua carreira. No fim do seu reinado. Veja a conclusão que Salomão chegou!

2 Crônicas 7:14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Este texto revela um convite coletivo Deus para seu povo. Temos aqui neste texto quatro verbos humanos, ou de responsabilidade humana:
Humilhar
Orar
Buscar
E converter

Caso haja essa ação completa de arrependimento por parte do povo de Deus. Temos a promessa de uma resposta completa da parte de Deus.
Ouvir
Perdoar
E curar

Esse texto foi ensinado pelo rei Salomão. Logo após ele ter terminado a reconstrução do Templo de Israel. Deus fará uma ação completa na sua vida, Ele prometeu: Ouvir suas orações. Perdoas seus pecados. E curar suas fraquezas.

Mas é imprescindível que você aja exatamente de acordo com essa admoestação. Um coração que deseja receber essa ação completa de Deus, precisa se: Humilhar. Orar. Buscar e Converter.

Assim Salomão foi restaurado e reconciliado com Deus. Conseguiu terminar a reconstrução do templo. Mas infelizmente deixou um legado contaminado para as gerações futuras. Deus ainda tirou glória de tudo isso.

Entretanto o melhor caminho ainda é permanecer nos retos caminhos do Senhor. Deus falou isso para Salomão. Não é bom desviar. É bom permanecer fiel!

1º Personagem que servirá de ilustração de como o arrependimento pode mudar uma vida será Zaquel.

Zaquel é uma figura peculiar as Escrituras. Dentre tantas pessoas que Jesus poderia visitar e ficar hospedados. Zaquel em cima de uma árvore arrancou de Jesus atenção.

E vamos dedicar o nosso tempo prestando atenção em Zaquel e na história deste personagem.

De acordo com a bíblia Zaquel era “Publicano”. Nenhum judeu gosta de publicano. Para um judeu o publicano é pior que um cão sarnento e esfomeado.

O império Romano instalou penas colônias nas cidades de Israel. Essas colônias romanas eram administradas por Publicanos. Publicanos são “Coletores de impostos”. Eram judeus contratados por Roma.

Entretanto os publicanos eram mal vistos. Porque eles insistiam em lesar o próprio povo a favor de si mesmo e de Roma. Eles pagavam altos impostos para um governo estrangeiro para viver na sua própria terra. E ainda alimentavam o bolso de judeus oportunistas e corruptos.

Os judeus padeciam nas mãos dos publicanos. Eles se sentiam lesados. Eles se sentiam injustiçados. Eles se sentiam extorquidos.

Os publicanos não eram vistos somente como traidores. Mas como pessoas avarentas e cruéis.

E talvez o sentimento que mais agregava o ódio contra o publicanos eram sem duvidas os enganos. Enriquecimento a custa do pobre isso é uma desgraça. Nós não supormos pessoas que tira do pai de família para engordar seus tesouros. Ninguém gosta de saber que o fulano de tal que enganou o coitado do velhinho. Você já foi enganado? Como você lidou quando você foi enganado? Você foi reclamar. Você foi procurar seus direitos. Você talvez até contratasse um advogado.

Agora você consegue se imaginar vivendo nessa época? Vivendo numa época que o próprio governo incentiva esse tipo de cobrança. Sendo enganado. Vezes após vezes pela mesma pessoa. Sem direito de reclamar. Sem recursos para reivindicar. Sem apoio.
Só sendo extorquido. Só sendo lesado. Só saindo no prejuízo. Tirando o leite da criança para alimentar ladrão.

Não é atoa que os judeus tenham tido um ódio mortal dos publicanos. Não é atoa que os judeus questionaram Jesus por ter entrado na casa de Zaqueu.

Se eu tivesse alguma simpatia com Jesus. Ele perdeu. Ele perdeu o meu respeito. Ele é pior que Zaquel. Este era o sentimento que as pessoas tinham dos publicanos

Mas o Zaquel demonstra evidencias de uma verdadeira conversão. E Jesus notou isso

E o que é interessante é que Jesus nos ajuda nesta questão sobre arrependimento. Porque ele falou detalhes do procedimento de Zaquel

E isto nos ajuda nesta questão: Como o arrependimento pode mudar sua vida?

Matthew Henry se expressou dizendo:  “Os que professam arrependimento precisam praticá-lo.”

Expressão verbal de arrependimento. Vem através de declarações. Mas essas declarações devem ser alçadas por atos concretos de mudança.

Lucas 19.2-10 “Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

O texto traz algumas informações interessantes sobre o Zaquel. Primeiro, ele não era apenas um publicano, ele era chefe. Ele era o maioral dos publicanos. Era Zaqueu quem gerenciava. Zaquel não era simplesmente um cobrador de porta em porta.

O sistema romano de coletar taxas incluía de forma geral três graduações de oficiais. Chefe dos publicanos responsável pela província inteira. Submagistrados, que estavam encarregados de um determinado território. Portitores, responsável de bater de porta em porta recebendo os impostos.

Zaquel era chefe. E não somente isso também era rico. Obviamente que sua riqueza não se originou num acumulo de trabalho honesto e nem de herança familiar.

Mas de Corrupção, Zaquel era corrupto. Zaquel era conhecido como Ladrão. Ladrão de colarinho branco. Pessoa que comete crimes contra ordem tributária. Pessoa que gerencia uma administração pública corrupta.

Zaquel também era estatura baixa. Ele era de pequena estatura. Quem sabe quase um anão.

O fato é que soube que Jesus estava na sua comunidade pelo o alvoro das pessoas. Possivelmente Zaquel soube de fama de Jesus. Estava curioso para conhecê-lo

Mas não conseguir ver por causa da sua estatura e Zaquel teve uma atitude surpreendente.

Subiu numa árvore conhecida como: Sicômoro. Uma figueira. Sicômoro é uma árvore típica da Ásia e da África. Produz Figos. É uma arvore grande seu tronco pode medir 06 metros diâmetro e sua altura pode chegar a 40 metros.

Zaquel não hesitou subiu na árvore para ver quem era esse tal de Jesus. É justamente quando ele desce que sua vida começa a mudar.

Entretanto ele desceu por que Jesus o buscou. Jesus pediu a ele simplesmente para recebê-lo em sua casa. Sabemos que Jesus iria passar a noite naquele lugar. Não sabemos que horas Jesus entrou. Não sabemos que horas Jesus saiu. Não sabemos quais verdades Jesus falou para Zaqueu.

O que sabemos: 1º Que Zaquel recebeu com alegria o fato de Jesus considerar ficar hospedado e sua casa. 2ª Que Zaquel decidiu mudar radicalmente seu estilo e política de vida

Zaquel se propôs em mudar duas áreas de sua vida. A 1ª área estava relacionada à suas posses. A 2ª área estava relacionada à suas atitudes.

Com relação às posses ele decidiu repartir com os pobres. É uma conversão de alguém que possível era egoísta e avarento.

Com relação suas atitudes ele decidiu indenizar todos que ele defraudou. É uma conversão de alguém que era corrupto para a honestidade

Devido a esse comportamento por parte de Zaquel, veja o que Jesus falou: Lucas 19.8-9 “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão”.

Zaquel deu provar concretas de alguém que se arrependeu. Sabe como João Batista chamou esse comportamento? “Frutos dignos de arrependimento”.

O arrependimento verdadeiro resulta numa mudança de atitude. As nossas atitudes refletem quem somos. Não adiante você dizer que é uma nova pessoa se vive contraditoriamente.

Jesus havia dito: É do coração do homem que procedem todas as coisas ruins.

Se você não substituir essa lista de coisas ruins do teu coração, você continuará se perdendo.

Quando é que não há arrependimento? Quando os atos não condizem com a fala. Quando os atos não refletem suas palavras.

A bíblia registra uma situação tensa entre João Batista e os fariseus. Fariseus eram judeus que pertenciam uma seita religiosa com poderes políticos em Israel. Uma seita perigosíssima.
Uma seita responsável por entregar Jesus nas mãos dos romanos. Uma seita que atribuir o milagre que Jesus fez a Belzebu, o maioral dos demônios.

A bíblia nos ensina que os fariseus vieram para se batizar por João. Eles queriam um compromisso externo com a verdade. Mas, sem mudança de vida. Sem arrependimento. Sem abandono de pecado.

Veja como João Batista de posicionou: Lucas 3:8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”.

Deixe me dizer algo sobre “Orgulho”. Você sabia que o nosso orgulho não é tolera erros pessoais

Quantos de vocês já firam irados consigo mesmo? Cerrando os punhos, Rilhando s dentes de raiva por que erram. Tem pessoas que batem na própria cabeça quando erram. Tem pessoas que dão murros no ar, na parece, no chão por que erram. Mas não quer dizer que estão arrependidos. Podem chorar. Podem gritar. Podem golpear a si mesmos. Mas é muito provável que não haja arrependimento.

François Fenelon, disse algum muito sábio: “Nosso orgulho sente desgosto por nossas falhas, e muitas vezes confundimos esse desgosto com o verdadeiro arrependimento”.

Deixe-me repetir: “Nosso orgulho sente desgosto por nossas falhas, e muitas vezes confundimos esse desgosto com o verdadeiro arrependimento”.

Ou seja, podemos pensar que estamos arrependidos, porque erramos, E até expressam desta maneira. Mas essa expressão nada mais do que o sentimento revoltoso do orgulho porque erramos.

Precisamos ter a atitude certa com relação ao pecado

Conclusão:

Nessa altura você pode estar pensando: Então como saber se há ou não há arrependimento genuíno? A resposta é simples
Veja o que aconteceu com Salomão
Veja o que aconteceu com Zaquel

Veja o que aconteceu com Filho pródigo. Talvez a parábola do Filho pródigo ilustre bem esse espírito que há no coração do homem.

O verdadeiro e genuíno arrependimento brotou dentro de um contexto onde ele caiu em si. Ele precisou avaliar tudo o que eles perdendo. Ele precisou avaliar sua situação. Ele precisou fazer considerações. Ele precisou tomar uma atitude

A história do Filho pródigo, Zaquel. Salomão e muitos outros apenas reforma aquilo que o próprio Salomão falou: É necessário que venhamos: Humilhar – Orar – Buscar - E converter dos maus caminhos

Quando Deus vê esses atos no coração do homem. Ele responde a oração. Ele nos perdoa e cura essa deficiência do nosso caráter.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário