sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jesus é IAVÉ do Antigo Testamento



 
Quais são as evidencias que provam que Jesus é o IAVÉ?

1º O nome próprio do único Deus verdadeiro é IAVÉ

Foi assim que Deus se apresentou a Moisés, quando ele perguntou seu nome.

Êxodo 3.13 “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros”.

Em hebraico: יהוה

Um nome impronunciável que aparece 6.828 vezes no Antigo testamento

Grafia original: YHWH - Y (Yôd) H (Hê) W (Wav) H (Hê)

2º O tetragrama YHWH referindo a Deus transliterado para o português é IAVÉ

Existia um comentário hebraico na sinagoga quando aparecia o tetragrama do nome de Deus “Está escrito. mas não se lê”.

O tetragrama do nome de Deus era impronunciável “YHWH”. Haja vista que o nome de Deus possui apenas consoante, foi feito algumas adaptações para não perder sua identificação.

A primeira letra “H” recebeu a vogal “A” a primeira letra do nome “Adonai”
A segunda letra “H” recebeu a vogal “E” a primeira letra do nome “Elohim”

Ficando deste modo: Y a W e

Tanto o nome Adonai como o nome Elohim são nomes atribuídos a Deus. Adonai significa Senhor. Elohim é o plural do nome “EL” que significa Deus, desse modo ELOHIM é plural na forma, mas singular no significado.

3º O nome de Jeová surgiu como uma corruptela do nome JAVÉ

O uso moderno do nome Javé por alguns tradutores se deu como Jeová. O uso da tradução Jeová passou a ser amplamente divulgado e estabelecido entre muitos cristãos, tornando-se uma pronúncia familiar em muitos idiomas.

O uso do nome Jeová não é uma questão de transliteração e sim uma questão de preferência pessoal do editor geral.

4º Jesus se apresentou como sendo o EU SOU

  1. Mateus 22:32   EU SOU o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
  2. Marcos 14:62  Jesus respondeu:  EU SOU, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu.
  3. João 6:35  Declarou-lhes, pois, Jesus:  EU SOU o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
  4. João 8:12  De novo, lhes falava Jesus, dizendo:  EU SOU a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
  5. João 8:24  Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que  EU SOU, morrereis nos vossos pecados.
  6. João 8:28  Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que  EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
  7. João 8:58  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse,  EU SOU.
  8. João 10:7  Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo:  EU SOU a porta das ovelhas.
  9. João 10:11   EU SOU o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
  10. João 11:25  Disse-lhe Jesus:  EU SOU a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
  11. João 13:19  Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que  EU SOU.
  12. João 14:6  Respondeu-lhe Jesus:  EU SOU o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
  13. Apocalipse 1:8   EU SOU o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 
  14. Apocalipse 1:17  Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas;  EU SOU o primeiro e o último
  15. Apocalipse 2:23  Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que  EU SOU aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
  16. Apocalipse 21:6  Disse-me ainda: Tudo está feito.  EU SOU o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
  17. Apocalipse 22:13   EU SOU o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
  18. Apocalipse 22:16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas.  EU SOU a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

 18 razões bíbicas por reivindicação direta do próprio Cristo afirmado ser ele o EU SOU.

Jesus se revelou exatamente com essa identidade, desse modo Jesus é o IAVÉ, ou seja, EU SOU!

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário