quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Grandiosidade de Deus na vida humana



Áudio: Mensagem MP3

Quantos de vocês já se sentiram pequenos diante da magnitude da vida? Talvez exclamando: Puxa! Como eu sou pequeno!

Talvez diante de um desafio tendo essa percepção de pequenez; Passar numa prova, ou, enfrentar uma cirurgia.

Talvez diante uma paisagem tendo essa percepção de pequenez; O estrondo de uma cachoeira, ou a fúria de um tornado, ou a imensidão do céu numa noite estrelada.

É muito provável que cada um de nós em algum momento da vida já fez essas exclamações. Diante de grandes coisas, diante de grandes desafios, diante de grandes espetáculos.

Mas você já pensou em fazer essas mesmas exclamações, entretanto diante das pequenas coisas? Principalmente olhando para vida numa perspectiva do Criador para a criatura?

Desse modo eu gostaria de convida-lo a ver a “Grandiosidade de Deus nas pequenas coisas”. E vamos começar lendo um versículo bem sugestivo.

Leitura: Salmos 8:4 “Que é o homem, que dele te lembres. E o filho do homem, que o visites?”.

O Salmista declarou: Que é o homem para que Deus se lembre dele? Que é o homem para que Deus o visite?

Porque o Salmista fez esses questionamentos? Se você ler o capítulo 08 de Salmo, você vai entender o porquê ele fez esses questionamentos?

Algumas semanas atrás foi exatamente essa a indagação da irmã Carla durante a aula de doutrinas. - Pastor é normal questionar a nossa pequenez diante de Deus? - O que não é normal eu disse é a gente deixar de questionar essas coisas.

Alias na medida em que você mais conhece a Deus, mais admiração você tem dele. Essa é a admiração do salmista, ele observa o Universo, a terra e o céu. E diz: Mesmo diante de tantas coisas maravilhosas, é o homem que o senhor visita e se lembra! Mesmo sendo tão pequeno, mas não é de forma alguma insignificante e imperceptível.

Desse modo vamos aprender qual é essa dimensão do cuidado do Senhor para com o homem.

1º LUGAR ESSA DIMENSÃO DO CUIDADO COMEÇA NO VENTRE MATERNO

Salmo 139.14-16 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Deus se importa com cada pessoa desde a sua concepção. Tanto é fato que Davi diz neste texto que Deus estava no controle quando ele não poderia estar.

E porque Davi não poderia estar no controle? Pelo simples fato de que era simplesmente uma “Substância ainda informe”.

Em Hebraico esse termo é “Golem”. Poderia ser traduzido como “Embrião ou Feto”. Ou seja, Um Aglomerado de Células.

Davi está dizendo que Deus estava no controle desde que ele era apenas um Feto. E não comente isso...

Davi usa o saltério para descrever não apenas a “Onisciência de Deus” como um atributo divino do qual Ele “Conhece todas as coisas”.

Mas Davi também usa o saltério para descrever aquilo que o Deísmo propaga como verdade a “Teologia do Abandono”.

Existe uma corrente Filosófica dentro da Teologia que diz que Deus verdadeiramente é o Criador, mas que Ele logo após “Abandonou a criação”.

O racionalismo aparece no século VXII tentando conciliar a fé com a razão. E desse produto surge uma teologia que revela um “Deus ausente”.

Ou seja, Deus de fato criou o Universo. Mas não tem participação ativa. Não interfere no curso da história. E nem se move na direção de nenhum ser. Ele deixou solto. Ele deixou funcional, mas livre de uma ação coativa de sua parte.

Na realidade foi uma tentativa de certos teólogos de conciliar a “Criação” com a teoria da “Evolução”.

O fato é que Senhor nosso Deus não somente: “Sabe todas as coisas” como também ele mesmo “Projetou todas as coisas“.

O fato é que o Senhor nosso Deus ele não somente, (1) Sabe todas as coisas, (2) Como também projetou todas as coisas, (3) Como também “Interage sobre todas as coisas”.

Não se vocês se lembram de uma propaganda daquele medicamento “Gelol”, usado para aliviar dores musculares.  “Não basta ser pai tem que participar.

Com a criação tem sido a mesma coisa, Deus não somente criou ele também: Participa, Interfere, Ele Interage com sua criação.

Essa é uma das razões porque eu sou categoricamente contra o abordo. Em qualquer contexto ou instancia.

Diferente de alguns homens como Edi Macedo que declarou no seu blog: “Melhor abortar do que criar uma criança indesejada”.

Também existe certa simpatia para o aborto, mesmo para aqueles que são contra o aborto em casos de: Encefalia, onde o feto nasceu sem cérebro. E no caso de Estupro, onde uma mulher foi violentada e acabou engravidando.

Eu sou contra o aborto em qualquer contexto ou instancia. Pela simples fato que Deus não abandonou sua criação ele está interessa o salmista diz que Deus “Se lembra e visita o homem”.

E também sabemos disto por causa desta declaração de Davi em Salmo 139. Deus se mostrando ativo nos pequenos detalhes, mas de maneira significativa e substancial durante o processo de gestação.

Mesmo que talvez seja para você seja insignificante e imperceptível não é para Deus. Ás vezes a ilusão de não vermos impressa uma imagem que não somos responsáveis.

Já existia um ditado que dizia: “O que olhos não veem o coração não sente”. Mas é mentira! Deus sente! E o povo de Deus também sente, porque partilhamos do mesmo interesse.

Quem define a “vida” na ciência é a Biologia. A vida começa na “concepção” é continua quer intrauterina, ou extrauterina até a morte.

A concepção de um ser deve ser continua, seja dentro do útero, o que é normal, ou seja, até fora dele.

Há inúmeros registros clínicos de gravides extrauterina. Gravidez Ectópica onde o embrião não se implanta no útero. Ás vezes na Tuba uterina, ás vezes no Ovário, ás vezes na cavidade abdominal.

Quando há suspeita de uma gravidez extrauterina precisa fazer uma ecografia. Porque o feto e a mãe corre risco de vida.

A “Vida” começa na concepção, isso é confirmado pela: Embriologia, Genética e Medicina fetal.

Se a vida começa na “Concepção” como a Biologia confirma. Significa que o “Aborto” é matar uma vida.

Na gestação o agente ativo não é a “Mãe” é o “Feto”. O feto é agente ativo na gestação.

Se não fosse a “Placenta”. O corpo da mulher colocava o “feto” pra fora,

E aí vêm os defensores do aborto dizendo que a mulher tem direito de decidir se continua ou não com a gravidez. Tem gente que pensa que “Feto é prolongamento do corpo da mulher”. Como cabelo. Como unha. Que cresce e se você não quiser você corta e joga no lixo.

O “Feto” não é prolongamento do corpo da mulher, é um ser independente.

É tão independente que é Ele que regula o liquido amniótico. Ele que faz cessar os períodos da mãe. Ele que em última instância diz a hora de sair. Ele que se protege com a cápsula para não ser expulso do corpo da mulher.

Pra mostrar a independência daquele ser. Não compete à mulher, nem ao homem, nem interesses políticos, econômicos ou sociais a autoridade daquela vida que está no útero.

O que é interessante é que 99,999% de casos de aborto. Não é porque há risco de vida ou Não é porque mulher sofreu um estupro, Mas por relações sexuais promiscuas. De homens e mulheres irresponsáveis. O aborto tem sido defendido por pessoas que vivem uma vida sexual fora dos padrões de Deus, sem tem o mínimo de respeito com as coisas sagradas. E usam a mídia para criar comoção social. Para encobrir aberrações de comportamento e desvios morais.

Aquela vida dentro do útero é um ser independente, Deixe-me dar outro exemplo:

Imagine sua prima, loira casada com um camarada louro de olhos azuis o guri nasce afro descendente com cabelinho crespo?

Qual é a conclusão que você chega? Esse menino foi trocado... Ou , Sua prima tem pulado a cerca... Ou, Se você pega um “Óvulo fecundado” de um casal negro e implanta no útero de uma mulher branca, a criança vai nascer negra.

Para provar a individualidade de aquele ser não é extensão do corpo da mulher.

É a mesma coisa, se você pegar um “Ovulo fecundado” de um casal branco e implantar no útero de uma mulher negra, vai nascer branco.
Aquela vida é um ser independente.

Agora no caso da sua prima: Prefiro não me envolver...

O “Embrião” é humano! O “ser” e “humanidade” não são adquiridos, são nato. Nenhum ser humano é mais humano do que outro, não estou falando apenas do Espermatozoide isolado, não estou falando apenas do óculo isolado, estou falando de uma concepção, ou seja, Óvulo fecundado.

O que a bíblia diz sobre esse assunto?

1º Lugar: Deus trata com o “feto” com pronomes pessoais na bíblia.

2º Lugar: No Antigo Testamento no livro de Êxodo capítulo 21. Se numa briga dois homens machucasse uma mulher gravida, o homem que machucou a mulher gravida pagaria uma indenização. Mas, se numa briga de dois homens, uma mulher gravida se machucasse ao ponto dela sofrer um aborto, sabe o que Deus disse: Vida por Vida.

3º Lugar: Aqui em Salmo 139 nos ensina que Deus viu a vida em substancia informe. Está falando do “Embrião” onde o ser não tem forma é apenas um aglomerado de células.

4º Lugar: Deus falou de grandes personagens ainda no ventre materno. Deus fala acerca do Profeta Jeremias, considerando uma vida. Deus fala acerca de João Batista, considerando uma vida. Deus fala acerca de Jesus no ventre, o autor da vida se fez homem na concepção.

A luz da palavra de Deus “o aborto é pecado”. Porque você está interferindo por razões de interesses políticos, sociais ou econômicos na continuidade ou não de uma vida humana.

Sabe qual a diferença entre você e um feto? Tempo e proteínas, Eu tenho 35 anos e o feto talvez tenha alguns dias, Eu como arroz e feijão. Ele está em simbiose com a mãe. O zigoto tem apenas alguns dias de existência. É minúsculo e ainda não se desenvolveu o suficiente para parecer um ser humano, Mas é tão humano quanto eu e você, porque possui todas as informações genéticas para crescer e desenvolver-se como tal.

São detalhes que pra você pode ser insignificantes, são detalhes que pra você poder ser imperceptíveis, mas não são para Deus.

E tudo isso demonstram a Grandiosidade de Deus como Criador. Ele é o ator da vida. Somente Ele tem o direito de dizer quando a vida deve cessar. Somente Ele tem o direito absoluto de dizer quando vida deve parar.

Quando olhamos para um ser em formação no útero materno. Isso arranca de nós admiração: São 640 músculos, 03 bilhões de fibras nervosas, 200 bilhões de neurônios, Trinta trilhões de células vermelhas.

O corpo humano é a fabulosa máquina humana. Somos um conjunto impressionante e surpreendente. Nenhuma estrutura é tão complexa e harmônica foi criada até hoje. Nenhuma máquina chega perto da perfeição humana.

Tanto é fato veja a exclamação de Davi.

Salmo 139.14 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem”.
Davi reconhece

Davi tributa a Deus, Davi louva a Deus, Davi enaltece, Davi magnifica a Deus por causa da formação de um feto. E tem gente que mata.

Davi disse estar “Assombrosamente maravilhado”. Por que Deus o formou!

Davi também fala acerca de seus “Ossos sendo constituído”. “Os meus ossos não te foram encobertos” Ele ainda acrescenta “Tu me teceste no seio de minha mãe

Você sabia que um esqueleto é: Leve como alumínio. Resistente como aço e quatro vezes mais forte que o concreto.

Somos um espetacular produto de engenharia. Por dentro. E por fora.

O Coração é o centro de tudo. A sala de máquinas. Bombeia sangue através de noventa e seis mil quilômetros de veias. E repete a operação 40 milhões de vezes ao ano.

E o mais espantoso. Somos mais 07 bilhões de exemplares únicos, nenhum igual ao outro. O organismo é o mais complexo do planeta.

Tudo isso é para demonstrar a Grandiosidade de Deus nas pequenas coisas.

E o que é mais admirável é que mesmo diante: Da imensidão do cosmos, de conflitos internacionais, de crise ambiental, da Globalização.

Deus ainda presta atenção em mim. Desde o momento mais frágil da minha existência. Quando eu estava indefeso no ventre da minha mãe.

Talvez pra você isso seja irrelevante. É fácil falar de aborto pra quem já nasceu!

Mas a pergunta que paira no ar: É certo por interesses econômicos, sociais e políticos interromper uma vida indefesa? Aborto é o ato mais covarde e monstruoso que um ser humano pode causa com o seu semelhante.

Muitos são adoradores de Moloque. São os adoradores de Moloque que sacrificam impiedosamente as crianças.

O povo de Deus precisa de bons exemplos. Davi é um bom exemplo. Você deveria no mínimo louvar a Deus, pela maneira singular da qual ele visita e se lembra do homem desde a sua concepção.

2º LUGAR ESSA DIMENSÃO DO CUIDADO É CONTINUA DURANTE A VIDA HUMANA

Salmo 139.14-16 “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Deus se importa com cada pessoa, não somente desde a sua concepção.

Davi ainda diz: “E no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

Isso significa que cada dia, inclusive esse aqui, o dia de hoje está patente aos olhos de Deus. Todos os dias, antes de nascermos, durante a gestação, no momento do nascimento, infância, adolescia, juventude, faze adulta até o fim.

Todos os dias escritos e determinados. Você crê nisso? Você crê que os dias estão escritos e determinado?

Ou você crê na Teologia do Abandono? Ou pior você crê na teoria do Acaso?

Será que existe a teoria do Acaso?    É lógico que existe!

Existem três sentidos para o “Acaso”.  Algo que acontece sem finalidade ou sem objetivo, isto é, algo sem causa final. Algo que acontece sem ser consequência de algo. Algo que acontece sem ser explicado por nenhuma relação com outra(s) coisa(s), nem simultânea(s) nem precedente(s), isto é, sem qualquer determinação.

Um dos principais expoentes dessa crença foi o biólogo francês ganhador do prêmio Nobel, Jacques Monod, afirmou: “O Homem sabe definitivamente que ele está sozinho nesta insensível imensidão que é o Universo, do qual ele emergiu apenas por acaso.”

Esse francês juntamente com outros três biólogos descobriu o controle genético e a síntese de vírus. Ele é autor do livro “Acaso e Necessidade”. Ele faleceu em 1976, foi diretor do departamento de Bioquímica em Paris.

Outras personalidades também contribuíram para a crença no “Acaso”. A teoria é muita mais velha do que o biólogo Jacques, Ela se reporta a 1718, pelo matemático também francês Abraham de Moivre. Abraham foi um gênio da matemática e contribuir significativamente para o avanço da geometria.

Mas, me parece que os grandes pensadores do mundo secular e cientifico insistem em “Invalidar a fé”.

Podereríamos citar muitas outras personalidades;

Albert Einstein um físico alemão.
Aristóteles filósofo grego.
Bill Gates presidente da Microsoft.
Karl Marx Criador do Comunismo.
Descartes. Filósofo francês.
Galileu Galilei. Astrônomo italiano.

Você percebe algo semelhante entre todas essas personalidades célebres? São ímpias. Todos eles são ateus,

O que soa estranho são alegações que veem de pessoas como líderes religiosos que é favor de certas legalidades que são aberrações sociais.

Mas você diria, mas: São pessoas tão inteligentes, são pessoas que contribuíram de forma excepcional para o avanço da sociedade, são pessoas intelectualmente acima da média,

Veja o que Paulo advogou sobre esse assunto:

1Co 1.19-22 “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria”.

Paulo noutro momento disse que essas pessoas que abandonaram o “Conhecimento de Deus” por causa de conceitos filosóficos humanos.

Por alcançaram patamares intelectuais acima da média. Foram considerados sábios na sua época.

Deus também vai abandona-los a uma disposição mental reprovável. É exatamente isso que temos visto na vista destes célebres homens. Que Deus deixa de interferir, visitar e lembrar para que eles se autodestruam.

Veja o texto: Romanos 1.28 “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.

É lamentável ver o homem se destruir. A criatura não deve deixar o culto a seu Criador. É exatamente isso que faz Davi. Ele cultua a Deus. Ele reconhece a grandiosidade de deus e a sua pequenez

Talvez esses homens estivessem contaminados com o primeiro pecado que ensinou Satanás ao homem. O pecado luciférico. O pecado de achar que é deus. O pecado de achar que pode suplantar a Deus. O pecado de presumir que é alguma coisa sem Deus.

O pecado que Lúcifer ensinou e a humanidade muito bem aprendeu.

Cheios de toda injustiça
Malícia
Avareza e maldade;
Possuídos de inveja,
Homicídio,
Contenda,
Dolo e malignidade;
Sendo difamadores,
Caluniadores,
Aborrecidos de Deus,
Insolentes,
Soberbos,
Presunçosos,
Inventores de males,
Desobedientes aos pais,
Insensatos,
Pérfidos,
Sem afeição natural

Sublinha: “Sem misericórdia”. Pessoas que cometem atos monstruosos. Sem misericórdia.

Conclusão

Você é assim? Será que eu não descrevi como tem sido seu estilo de vida? Será que de alguma maneira aquilo que foi ensina não reflete sua atitude do coração?

Se aquilo que foi pregado falou de alguma maneira ao seu coração. Seja para abandonar uma prática mundana ou para defender a fé cristã.

Eu quero encoraja-lo a assumir um compromisso perante Deus. De que você vai como Davi louvar a Deus na Santidade da sua beleza e não contraria sua Palavra.

Pr. Mário Botão

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário