segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como foi sua corrida esse ano?


Texto: Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Hoje na corrida internacional da São Silvestre teve um brasileiro no pódio. Giovani dos Santos terminou em 4º lugar.

Entretanto os Quenianos dominaram a corrida e três ocuparam os primeiros lugares. Kipsang em 1º Lugar. Joseph em 2º Lugar. Mark em 3º Lugar.

Alguém sabe qual é taxa que um corredor paga para participar da São Silvestre? 120 reais.

Alguém sabe quanto a São Silvestre distribuiu de prêmio esse ano entre os 10 primeiros colocados sendo que 05 são do pelotão masculino e outros 05 do pelotão feminino? 179 mil reais.

Alguém sabe qual é o prêmio para o campeão da corrida? 35 mil reais. Obviamente que tem cache por fora, os tops podem receber por fora até 144 mil reais.

Alguém sabe me dizer qual é a distancia que se percorre na São Silvestre? 15 quilômetros.

A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo , no dia 31 de dezembro. 

Foi um jornalista milionário que idealizou o evento. A primeira corrida aconteceu no dia 31 de dezembro de 1925. Quando tempo existe a São Silvestre? 85 anos.

Nesses 85 anos o Brasil é o país que mais acumula medalhas são 29. Atrás do Brasil está o Quênia com 13 medalhas.

Esse texto que está diante de nós também trata sobre uma “Corrida”. Uma corrida cristã

Ou seja, todos nós temos um “Percurso para percorrer”. Todos nós temos uma “Corrida pra ganhar”.

E nesse percurso, nessa corrida, nessa maratona, acontecem algumas coisas que nos impede de continuar avançando.

 O autor de Hebreus nos oferece algumas “Considerações

O simples fato de entender essas “Considerações” nos ajudará a lidar com os “Obstáculos” que invadem a pista de corrida, nos impedindo de continuar progredindo.

E vamos analisar apenas um “Obstáculo” que nos impede de talvez completar a corrida,

Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Eu assisti 15 minutos da corrida masculina essa manhã. Quase no final um homem atravessa a pista com alguma intenção em mente. Mas ele foi surpreendendo por um segurança, que foi mais rápido do que ele. Eu não sei se ele iria agredir ou não os corredores. Ou apenas tinha a intenção de saudar. Uma coisa é certa aquele homem ficou furioso. Mas a segurança dos corredores foi mantida. Graças à competência daquele policial,

Toda corrida tem seus obstáculos. Toda corrida tem seus problemas. Toda corrida tem infortúnios.

De acordo com Hebreus 12.1, Temos um obstáculo na nossa corrida. E esse obstáculo não é um fator externo. Não é algo que vem de fora. Não é alguém atravessando a pista para bloquear a minha passagem.

De acordo com Hebreus existem coisas na minha própria vida que precisam ser removidas. Porque atrapalha. Porque incomoda. Porque me inviabiliza para desempenhar bem.

Ele fala: “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia”

Ele aponta para duas coisas prejudiciais: Peso e pecado

O que é esse peso? Peso é algo que nos prende ao chão e nos impede de avançar.

Porque você acha que os “gordinhos” não conseguem correr com tanta facilidade como os magrinhos? A resposta é fácil o “Peso”, atrapalha.  Me coloca pra correr com Oswaldinho. Eu perco de lavada.

Todo gordinho se cansa mais rápido. Ao correr ele movimenta muito mais “Massa corporal” do que o magrinho.

Ás vezes não é apenas uma “Gordurinha a mais”. Ás vezes é o excesso de “roupas”. A roupa pesa! Até “pelos” pesam!

Você sabia que a maioria dos nadadores profissionais faz depilação? É comprovado cientificamente que existe uma lei chamada “Resistência de fricção”. As gotas de água grudam no seu pelo e você fica mais lento. Nadadores peludos não ganham corrida.

Agora você entende porque os peixes têm “Escamas e não pêlos”, porque até o “pelo” atrapalha é um peso.

Perceba, têm coisas na nossa vida, que são pesos, e esse peso atrapalha, você precisa eliminar tudo o que é peso. Peso pode ser: Conceitos, valores, hábitos, amizades.

Estes são itens que causam dificuldades no desenvolvimento de nossa corrida. Não são necessariamente “pecados”. Mas, é peso, e todo peso dificulta a corrida.

Quais são os pesos que tem atrapalhado você de correr? Será que você não precisa avaliar cuidadosamente as coisas que estão te atrapalhando.

O escritor de Hebreus também trata de pecado. Pecado como aquilo que é errado perante Deus

Tanto o pecado como o peso “Tenazmente nos assedia”. O que isso significa?

O pecado faz com que os cristãos se transformem em covardes que vivem em humilhante derrota. Não conseguem se posicionar corajosamente contra o pecado, por causa do pecado secreto em suas próprias vidas.

Desculpam os pecados dos outros devido à desobediência em seus próprios corações. Um pecado que os assedia os roubou de sua vitalidade espiritual.

Um evangelista poderosamente usado no passado agora vende carros em uma cidadezinha do Texas. Ele anteriormente aparecia no púlpito como poderoso pregador do evangelho, e dezenas se convertia através de seu ministério. Adulterou, deixou a esposa e fugiu com a namorada. Em poucas semanas perdeu tudo.

Certo jovem de 17 anos confessou para seu pastor. “Faço sexo com minha namorada. Tenho lido o que a Bíblia diz sobre fornicação e agora não tenho mais paz”.

Tanto o ministro quanto o rapaz foram vencidos pelos seus inimigos. São vítimas de si mesmos

O pecado enfraquece toda resistência. Transforma guerreiros em homens fracos. E jovens promissores em resquício de homem.

Deus não erra quando ele diz. Que o peso e o pecado atrapalha seu crescimento espiritual

Parece de justificar com erros dos outros. Você deve fazer o certo independente da maioria

Eu não sou “Decisionista”. Mas eu creio que decisões baseadas na Palavra de Deus firmam passos seguros.

A decisão que você pode fazer é a seguinte: EU me comprometo diante daquilo que eu aprendi, a avaliar a minha vida a luz das Escrituras e tudo que é contra Deus eu vou abandonar.

Pr. Mário Botão

sábado, 29 de dezembro de 2012

Último sobrevivente


Quem seria o último sobrevivente? Estou me reportando aos apóstolos! Quem foi o último sobrevivendo dos apóstolos? Conhecido como o “Discípulo do amor

Porque sobrevivente? Porque todos os apóstolos foram perseguidos ferozmente implacavelmente pelos inimigos do Senhor.

Note essa fala de Paulo a Timóteo: 2 Timóteo 3:12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.

Mais de meio século havia se passado desde a fundação da igreja em pentecostes. Durante esse tempo a mensagem do evangelho tinha sofrido constante oposição.

Seus inimigos jamais afrouxaram os esforços, e afinal alcançaram êxito quando conseguiram uma parceria com o império romano.

Na terrível perseguição que se seguiu, o apóstolo João muito fez para confirmar e fortalecer a fé dos crentes.

João deu testemunho que seus adversários não puderam calar a mensagem da cruz. Ele também ajudou seus irmãos a enfrentar com lealdade e coragem as provas que lhes sobrevieram.

Quando a fé dos cristãos lhes parecia vacilar sob a feroz oposição. O velho e provado servo de Jesus lhes repetia com poder a história do Salvador crucificado e ressurgido.

João alcançou avançada idade.  Testemunhou a destruição de Jerusalém e a ruína do majestoso templo.

Os príncipes dos judeus encheram-se de ódio atroz contra João por sua inamovível fidelidade à causa de Cristo. Declararam que de nada valeriam seus esforços contra os cristãos enquanto o testemunho de João soasse aos ouvidos do povo.

Para que os milagres e ensinos de Cristo fossem esquecidos, a voz da ousada testemunha teria de ser silenciada.

João foi convocado para comparecer a Roma para ser julgado por sua fé. Aqui perante as autoridades. As doutrinas do apóstolo foram deturpadas. Falsas testemunhas foram levantas. E pior além de terem tido voz no plenário. Foram aceitos como verdade.

Por essas acusações esperavam seus inimigos levar em breve o discípulo à morte. João respondeu por si de maneira clara e convincente, e com tal simplicidade e candura que suas palavras tiveram efeito poderoso.

O imperador Domiciano estava cheio de ira, mas não pode mata-lo. O que ele poderia fazer, ele o fez!

Então por decreto do imperador foi João banido para a ilha de Patmos, João foi condenado.

Você sabe pelo que ele foi condenado? Qual foi sua acusação? Qual foi o seu crime?

Apocalipse 1.9 “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

O crime de João foi ser fiel ao Senhor. A condenação de João foi não negar o seu Senhor. A acusação de João foi: “Você é fiel demais a Jesus

Aqui, pensavam seus inimigos. Até que em fim sua boca seria calada. Até que em fim sua influência não mais seria sentida. Até que fim ele morreria, pelas privações e sofrimentos.

Patmos era uma ilha árida e rochosa no mar Egeu. Era uma ilha prisão. Os piores criminosos se encontravam ali. O pior lugar que havia para banir alguém. Estupradores, assassinos, ladrões.

Em todos os séculos Satanás tem perseguido o povo de Deus. Crentes verdadeiros têm sido colocados à prova. Os verdadeiros cristãos têm sido odiados e perseguidos pelo mundo inteiro

João tem experiência de causa. Ele sabe exatamente oque é padecer pela fé cristã.

E Jesus escolhe João para escrever sete cartas para sete igrejas da Ásia Menor. Igrejas que sofriam. Igrejas que padeciam. Igrejas que lutavam para sobreviver.

Foram sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Os irmãos já tiveram o privilégio e a oportunidade de ouvirem duas mensagens para duas dessas igrejas: Éfeso e Laodicéia

Hoje vamos estudar a carta que João escreveu para a igreja de Filadelfia

Leitura: Apocalipse 3.7-13 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

A cidade de Filadelfia estava aproximadamente há 120 quilômetros da ilha de Patmos. A região era perigosamente vulcânica. Um antigo historiador “Estrabo” chamava Filadelfia da cidade dos terremotos. É registrado um terremoto no ano 17 da era cristã que devastou a cidade, ficando em ruinas. Ela foi reconstruída com subsídios de Roma até o ano 90 da era Cristã.

Os crentes que residiam na Cidade de Filadelfia estavam cercados de inimigos. De um lado o império romano que assolava a todos. Do outro lado, judeus enraivecidos por causa do nome de Jesus. Ainda do outro lado gentios pagãos.

E temos um novo grupo que identificado que também faz pressão para a igreja fechar as suas portas. O que fazer quando estamos sendo pressionados a desistir? O que você faria se fosse colocada sobre você uma perseguição atroz? Você cederia? Você jogaria a toalha? Você estregaria os pontos?

A igreja de Filadelfia estava sufocada? Possivelmente pensando em desistir. Foi justamente naquela hora. Que o Senhor manda uma carta. Uma carta de Admoestação

Tese: E aprendemos que a admoestação do Senhor contem alguns elementos motivadores.

1º Elemento motivador é que a igreja está nas mãos do Senhor

Apocalipse 1.7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”

Jesus é descrito com aquele que tem nas mãos “Chave de Davi

Ainda no livro do Apocalipse Jesus diz possuir outras as chaves. Apocalipse 1.18 “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Esse texto de apocalipse fala sobre outro tipo de chave. “As chaves da morte e do inferno”.

Além de o texto estar no plural que indica mais de uma chave, talvez um “Molho de chaves” o texto também diz que essas chaves estão em seu poder. É Jesus que tem em seu poder essas chaves.

Essa mesma chave, Jesus entrega a um de seus que executará suas ordens no período da grande Tribulação que aí de vir sobre todos os moradores da terra.

Na primeira parte desse período que há de vir. A chave será usada para abrir o inferno e soltar os piores demônios para atormentar os moradores da terra.

Apocalipse 9:1-6 “O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar. Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte. Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém. Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles”.

Na segunda parte desse período que há de vir. Outra chave será usada para novamente abrir o inferno, mas não para soltar os piores demônios, mas para prendeu o maioral deles.

Apocalipse 20.1-2 “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”.

Podemos notar com muita clareza que Jesus tem autoridade sobre o mundo espiritual. É ele quem governa o mundo das hostes angelicais. Sejam anjos ou demônios. Seja para executar seus juízos ou para aprisioná-los. Somente ele detém esse poder.

Mas nesse texto especifico da igreja de Filadelfia, Jesus também tem poder. Ele tem poder sobre sua igreja. É ele quem governa. Ele tem a chave de Davi.

A chave de Davi é uma indicação Messiânica. O que isso significa? Significa que Jesus é REI. Rei messiânico. E como rei, ele tem poder e autoridade. Para dizer e executar. Essa porta fica aberta! Essa porta fica fechada! Abra essa porta! Feche a porta!

O que Jesus está querendo insinuar aqui nesse texto? Vejamos novamente:
Apocalipse 1.7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”

Jesus está dizendo para sua igreja: “Sou eu quem te guardo”. Fica em paz! Eu protejo vocês. Eu guardo vocês. Ninguém fecha a minha igreja. Sou eu quem a mantenho aberta.

Tanto que Jesus falou noutra ocasião, para seus discípulos que as “Portas do inferno” não prevalecerão contra a sua igreja. O inferno não tem poder contra a igreja de Cristo. Os infernos não têm poderes conta a Igreja do Senhor

É ele quem tem a “Chave de Davi”. A chave messiânica. Símbolo de autoridade e poder.

A igreja de Filadelfia estava passando por situações dificílimas. Eles estravam cansados, com poucas forças. Você já se sentiu assim com relação a igreja? Você luta, persevera e a batalha é tão acirrada que no final você exausto! Filadélfia estava assim, cansada e exausta!

Mas eles não iam desistir! Jamais! Eles estavam sofrendo pela fé, mas não iriam desistir, iriam lutar até o fim.

E foi justamente nessa hora, nesse exato momento que veio ás palavras do Senhor.

Apocalipse 3.8 “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.

Você entende o que o texto está falando? Você compreende?

Ninguém tem maior poder do que aquele que tem a chave de Davi. Quando ele mantem uma porta aberta, ela ficará aberta. Quando ele mantem uma porta fechada: Não há Império romano que abra. Não há império das trevas que abram. Não há inimigos da cruz que possam abri-la.

Jesus está dizendo: Sou EU quem guardo a minha igreja. E farei isto porque você tem guardado a minha palavra. E não tem negado o meu nome.

2º Elemento motivador é que os algozes da igreja receberam justa punição

Tiago disse que a “Ira do homem não produz a justiça de Deus”

Paulo falou para os cristãos de Roma. Romanos 12.20 “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça”.

Irmãos não busquem justiça própria. Não faça isso! Não vale a pena!

Confie no Senhor, no tempo certo, no tempo devido, no tempo da IRA do Senhor. Ele retribuirá. E fará justiça a seu nome.

O texto da carta de Jesus a igreja de Filadélfia, no ensina que a igreja estava cercada. Um novo grupo surgiu! Quem são eles? De onde vieram?

Apocalipse 3.9-10 “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Jesus identificou os perturbadores da igreja de Cristo. Não eram da igreja. Não pertencia a igreja.

De onde eles eram? O texto fala “Da Sinagoga de Satanás

O que é isso? Sinagoga nada mais do um “Ajuntamento de pessoas”. É um ajuntamento “Organizado”.

Na realidade a palavra grega “Sinagogue”. É um sinônimo da palavra “Eclésia” que traduzido é igreja. “Ajuntamento de pessoas

A diferença entre “Sinagogue” e “Eclésia”. É que “Sinagogue” era um ajuntamento de JUDEUS. E que “Eclésia” era um ajuntamento TRANSCULTURAL, qualquer um poderia fazer parte.

Então entendemos que essas pessoas que estavam sendo usadas pelo Diabo, para maltratar a igreja de Cristo eram de raça judaica. Eram judeus!

Apocalipse 3.9 “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei”.

Jesus esta dizendo para sua igreja que essas figuras iram ser humilhadas. Esses judeus diabólicos. Esses judeus endiabrados

Eles iriam se curvar a igreja. Eles iriam se prostrar aos pés.

Qual é o sentido disso? O sentido é que Jesus apontará o caminho verdadeiro

Porque na mente daqueles judeus. Na consciência daqueles homens e mulheres. Fervorosos e compromissados na seita satânica. A sinagoga de Satanás. Eles fizeram mesmo que inconscientemente votos para servirem ao diabo. Como que a gente serve o diabo. Satisfazendo os desejos da carne.

O diabo não faz questão de você levantar ídolos de escultura. Ele não faz questão se você invocar ou não seu nome. O que ele quer é que despreze o nome de Deus. E como é que a gente despreza o nome de Deus? Quando a gente desdenha para a Palavra de Deus!

Quando você faz o que Deus ordena para que você não faça. Todas as vezes que você dá de ombros aquilo que Deus pede a você. É naquele momento que você deixa de pertencer a igreja de Cristo para se filiar a sinagoga de Satanás.

O problema não é que nós eventualmente fazemos isso. O problema é que tem gente que vive fazendo isso! Ele só procura o mau do próximo. Não há piedade. Não compaixão. Não misericórdia. Não há graça.

Nada disso! Só há ódio. Só há vingança. Só há contendas. Só há maldades.

Somente um pode cultivar tanta maldade nesse coração. O príncipe das trevas. Este vem do inferno. Este vem da Sinagoga de Satanás.

E Jesus está dizendo: Eu vou humilhar você. E vou colocar você diante daqueles que você tanto maltratou.

E mais! Eu vou fazer isso! Pra provar você! Quem eu amo!

Eu fico pensando os milhares de demônios e seguidores de demônios. Sendo humilhados pelo Senhor.

Por isso crente não vale a pena a vingança. Não prive esses tais de serrem repreendidos no dia certo pelo Senhor. Isso vai acontecer! “A mim pertence a vingança diz o Senhor”.

O primeiro elemento motivador é que a igreja está nas mãos do Senhor. O segundo elemento motivador é que os algozes da igreja receberam justa punição.

3º Elemento motivador é quem sem lutas não há glórias

Apocalipse 3.11-12 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.”

A linguagem aqui é militar. Jesus como um grande general está falando aos seus subalternos. Não recue! Não desista! Não dê passos para trás! Lute perseverantemente! Você não está sozinho! Milhares de pessoas iguaizinhas a você estão travando as mesmas batalhas!

Eu estou voltando. Brevemente venho!

Coroa não é símbolo apenas de ornamentação, mas também é símbolo de recompensa. Aqui neste texto. Coroa é galardão. Coroa é recompensa

Sofrimento pela causa de Cristo, pelo nome de Cristo, pela vontade de Cristo traz glórias eternas.

Tiago que fora decapitado pela sua fé era ciente disso. 2 Timóteo 4:8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Você como Jesus termina a carta do livro de Apocalipse? Depois de ele revelar todo o mistério? Depois dele desvendas todas as coisas ocultas?

Ele disse: Apocalipse 22:12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Quando esse grande general voltar. Ele trará consigo as recompensas.

Entretanto. Quem lutou ontem corre o risco de perder pelo que lutou. Quem deixou a arena, para correr para os braços e se prostituir com seus inimigos. Quem abaixou a guarda para receber do mundo o que era necessário repulsar.

Nada! Simplesmente nada receberão. E correm o risco de ser lança na prisão. Porque se não temem a vinda do Senhor, possivelmente não o conhecem. Porque se o conhecessem levaria a sério o chamado do Senhor

No reino de Cristo não há espaço para: Tímidos. Covardes. Impuros. Maldizentes. Infiéis. Insolentes. Adúlteros.

Lucas 12.48 “Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

Se você não teme a Palavra do Senhor. Se você não teme a volta do Senhor. Você não somente será envergonhado.
Como será lança em prisões. Mesmo que por poucos açoites.

Mas será privado de entrar no Gozo eterno do Senhor, Não porque você não tem obras dignas de salvo. Mas porque você nunca foi salvo!

O texto apensar de ser motivar é intimida tório. Apocalipse 3.11 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Cuidado perder hoje aquilo que você lutou ontem. Esse incentivo é para a perseverança.

Jesus termina descrevendo o que representa toda sua luta na glória do porvir

Apocalipse 3.12 “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”.

Toda essa descrição nada mais é do que a honra do Senhor em nos ter no seu exercito. Jesus não é como os generais humanos que somente eles receberam a glória. Jesus partilhará conosco as honrarias. Será memoriável aquela celebração.

Uma coluna memorial erigida no santuário de Deus. Com o nome do meu Deus gravado. Com o nome da cidade do meu Deus gravado. Com o meu nome gravado. O meu novo nome que receberei na glória do porvir

Conclusão:

João termina sua carta como costume: Apocalipse 3:13 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”

Essa frase nada mais é do que: Faz exatamente o que foi ensinando. Não desvie sequer para a esquerda e nem para direito. Permanece firme, no centro da vontade de Deus.

Hoje aprendemos as lutas que enfrentamos por causa do nome e da palavra do Senhor não é em vão. Pelo contrário vale a pena lutar. E Deus trouxe alguns elementos motivadores para continuarmos sempre avante.

1)    A igreja está nas mãos do Senhor
2)   Os algozes da igreja receberam justa punição.
3)   Sem lutas não há glórias.

Pr. Mário Botão

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O mito do Calendário Maia



Leitura: Mateus 24.36 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”.

O planeta terra está em agonia, coisas antes nunca imaginadas estão começando a acontecer em rápida sucessão.

O tema “O fim do mundo”. Deixou de ser exclusivamente religioso para se tornar jargão de políticos e cientistas do mundo inteiro, preocupados com o possível fim da civilização humana.

Coincidentemente o antigo calendário maia termina seu ciclo em 24/12/2012. E para esse ano umas séries de eventos catastróficos estão sendo aguardadas:

Colisões de cometas e meteoros com planetas.
Planetas que entraram em nossa órbita.
Chocando-se com globo terrestre.
Inversão dos polos.
Surgimento instantâneo de tsunamis.
E terremos cada vez maiores.

Tudo isso e muito mais numa data anunciada por místicos e paranormais que afirmam: 2012 será o fim do planeta ou da vida como hoje conhecemos

Será isso verdade?

Realmente o calendário Maia era usado no auge daquela civilização termina seu ultimo ciclo em 2012. Mas seria isso de fato uma “Profecia sobre o fim do mundo?”.

Caso seja: Há motivos para acreditarmos nela?

O fato é que coincidência ou não a suposta previsão Maia, já se tornou febre em todo lugar.

Produzindo uma série sem fim de livros, dvds, palestras, sites que estão se tornando objeto de cultura para muitas pessoas.

Até um filme foi lançado pela SONY Pictures, focando este assunto. Com toda magia que só o cinema pode produzir.

Todo esse fascínio pelo ano de 2012 fez ressurgir um grupo que estava já meio esquecido do publico em geral. Os anunciantes da Nova Era de aquários. Que fizeram adeptos em várias partes do mundo nos anos 90.

A atriz Shirley McClane sem duvidas é a maior divulgadora da doutrina da NOVA ERA. Em seu mais recente livro: “Ficando sábio a medida que envelhece”. Ele diz claramente crer que: “Uma evolução espiritual vai acontecer”. Em outro livro ela diz claramente que seu conhecimento no sobrenatural, baseia-se em: Em contatos espirituais com Óvnis, espíritos e membros de outros planetas em troca de informações.

De modo geral o que se vê nos místicos prognósticos acerca do ano 2012 é que alguns são mais catastróficos que outros. Uns aí vê o fim da raça humana. Outros apenas um período de transformação cósmica.

Acredita-se que a civilização Maia teria a mais avançada forma de estudar e conhecer a relação tempo e ciência.

Seu principal calendário seria o mais acurado do planeta com capacidade de prever Cataclísmico futuros e nunca cometeu um erro sequer.

O 5º ano Maia teria terminado em 1987. E 6º ano estelar começará em 2012. Logo estaríamos em condição entre mundos. Esse tempo é chamado de “Apocalipse”. Que significa que a verdade a suprema será em fim revelada. Nosso DNA será reprogramado ou atualizado pelo centro de nossa galáxia.

Os Maias dizem: Que até 2012 o sistema solar entrará em sintonia galáctica com o resto do universo. Então seremos capazes de avançar para além da tecnologia que hoje conhecemos.

Durante esse período apocalíptico, o mundo enfrentará um juízo final onde as pessoas terão destinos diferentes variando de acordo com as escolhas diferentes que fizeram nesta existência.

Dentre as catástrofes esperadas. Está o choque “Sideral” entre a terra e um planeta que está em nossa direção. Alguns o chamam de planeta “X”. Embora nenhum astrônomo confirme a existência desse objeto ou de sua órbita em direção a terra.

O que podemos dizer de tudo isso? O que seria verdade e o que seria mito? E qual é a visão bíblica acerca de tudo isso?

Vamos começar conhecendo o elemento central dessa discussão, a saber, o tão mencionado “Calendário Maia”.

Em 1º Lugar é importante dizer que não há apenas um, mas vários calendários maias.

Os que foram montados em diversas gerações, por várias civilizações mesoamericanas, Como por exemplo, a civilização “Asteca”.

Hoje são reconhecidos pelo menos 17 sistemas maias de contagem do tempo. Com por exemplo, a “Pedra do sol”.  Que foi usado no México até os conquistadores espanhóis.

Os astecas tinham a crença que o “Fim do mundo”, se daria ao terminar o ciclo de 52 anos. Por isso se preparavam para essa data destruindo todas as suas posses, seus templos e até seus fogos eram extintos. Os sacerdotes realizavam então os sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses.

Os Então se dirigiam a “Colina da estrela” e ali aguardavam com grande devoção e silencia a passagem das plêiades. Se nada acontecia, não era ainda o fim do mundo.

Então havia grande regozijo entre os Astecas e tudo que fora destruído era renovado. Os fogos eram acesos com grandes festejos e presentes e ritos religiosos. Eles então saudavam o princípio da nova era e do novo sol.

No caso específico dos Maias, deixando por hora os Astecas. O suposto calendário profético que eles teriam o mais famoso de todos de seus calendários. Seria aquele que marca um período de 260 dias para o ciclo anual. Este calendário de 260 dias era o que predominava em todas as sociedades mesoamericanas e é quase certamente o mais velho dos calendários.

Ele era dividido em 20 períodos de 13 dias, chamados “trecenas”. Esse era o calendário para gerenciar as atividades agrícolas, religiosas e civis.

Mas havia ainda a junção do calendário Maia com 260 dias com o calendário de 365 dias. Dando um ciclo ainda maior de 18.980 dias

Essa combinação, chamada de roda calendarica trazia 04 elementos que se repetia ao final de cada ciclo de 18.980 dias. Uma grande quantidade de movimentos e monumentos Maias.

E o fim do mundo? Onde é que ano 2012 entra em tudo isso?

O calendário Maia Mede um ciclo do giro do eixo da terra em relação a esfera celeste.

Isso permite notar que a cada ciclo de aproximadamente de 5.125 anos ocorre o que eles chamavam de “Eras”. Esse tal calendário fala que já existiram 04 grandes eras       de aproximadamente 05 mil e poucos anos

A primeira foi destruída pelo fogo
A segunda foi destruída por terremoto
A terceira não foi comentada
A quarta por um dilúvio

Se fizermos uma equivalência com o nosso calendário a última era do calendário Maia teve seu inicio no ano 3114 antes de Cristo.

Na época em que os deuses, chegaram de novo a terra. Ficaram um tempo e saíram prometendo, retornar no final desta era que terminaria em 2012.

Os adeptos da Nova Era, então ensinam que no Calendário maia, estaria profetizado exatamente para a data de 21 de dezembro de 2012 a vinda a terra do deus associado à guerra e a criação. Este seria um ser extraterrestre que voltaria a ter contato com a humanidade mudando para sempre o nosso planeta. A sua vinda seria repleta de eventos cataclísmicos jamais imaginados. Todos deveriam então se preparar!

Olhando assim parece que a coisa que muito clara. Sem margem para discussão. E obviamente digna de credibilidade.

Entretanto há muitas contradições. Há uma mistura de prognósticos. Os “Maias” mesmo não dataram nada, suas previsões eram gerais, não especificas. Aqueles quem tornaram especifico foi principalmente os adeptos da NOVA ERA. E outros simpatizantes com esse tema.

Mas o mito continua. Para muitos a descrição é exata, principalmente as profecias que datam o fim do mundo.

O que Escrituras falam a respeito desse assunto? O que Jesus falou sobre o fim do Mundo? O que apóstolos escreveram sobre isso?

Essa tentativa de marcar data para o fim do mundo não é uma pratica nova, até pessoas sinceras e de profunda piedade cristã, já cometeram esse equivoco.

Um deles foi o pregador batista “Miller”, que em meados do século 19, entendeu pelas profecias de Daniel que Jesus voltaria ao mundo de 1844. Ele entrou em disciplina. Foi desligado da Membresia. Retornou anos mais atarde. E terminou sua vida servindo ao Senhor como membro de uma igreja batista. Ele reconheceu o erro, mas o estrago já havia sido feito.

Após a saída de Miller, alguns líderes consolidaram esse novo movimento. E com isso nasceu os “Adventistas”. Propagadores do Advento de Cristo a volta de Cristo. Sua maior articuladora Ellen White diz que Milher acertou quanto a volta, mas errou quanto ao lugar. De fato ele veio, mas não fisicamente, ele veio espiritualmente.

Há outras insinuações, de outros movimentos que marcam o fim, como fez Guilherme Milher. Por exemplo, as Testemunhas de Jeová, articulado por Charles Russel que datou a volta de Cristo para 1874.

O que a Bíblia fala sobre o fim do mundo?

Não é possível saber com exatidão em que dia e hora se dará a volta de Cristo e com ela o FIM DO MUNDO.

Há indícios proféticos da proximidade desse tempo, mas não uma cronologia exata.

Como disse o próprio Jesus em uma advertência feita aos discípulos.

Marcos 13.32 “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai”.

Numa outra declaração, Pedro falou o seguindo acerca desse assunto.

2Pe 3. 9-12 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.10

A explicação “Vir como Ladrão” significa:

Vir de surpresa
Sem aviso prévio
Sem condições de cronometrar a chegada do evento.

A isto chamamos “Iminente”. O Volta de Cristo é iminente

A iminência traz consigo o sentido de que pode acontecer a qualquer momento. A necessidade de que algo aconteça antes destrói o conceito de iminente. Se algo precisa acontecer antes de um determinado evento iminente tal evento não é iminente.

Os discípulos noutra ocasião curiosos insistiram com Jesus ate o final. Eles queriam saber quando o fim iria acontecer

Note a resposta de Jesus: Atos 1.7 “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”.

Não saber com precisão quando acontecerá o fim. Pode ser desapontamento para alguns. Para outros talvez descredito

Mas uma coisa é certa a igreja é exortada não ficar: Calculando. Fazendo previsões tolas. Especulando. Como os ímpios o fazem. É tolice!

Qual deve ser o comportamento da igreja enquanto ele não vem?

A bíblia diz que devemos buscar cada vez mais a purificação pessoal

2 Pedro 3.11  “Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”,

A segunda carta de Pedro em seu capítulo três, o apóstolo está tratando do assunto da vinda do Senhor.

Ele menciona no início desse capítulo que nos últimos dias surgiriam homens que zombariam da promessa da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Toda essa incredulidade é demonstrada no texto bíblico:

2 Pedro 3.5 “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Ao invés de ficar perdendo seu tempo superstições tolas e incredulidade, busque: A prática da santidade e a piedade na vida cotidiana,

Podemos notar que haverá dois grupos de pessoas, identificadas no versículo três. Aqueles que andam na impiedade e paixões mundanas e aqueles que andam na prática da santidade e a piedade.

Dessa maneira podemos aprender que como cristãos que esperamos a volta de nosso Senhor, precisamos viver uma vida de Santificação.

Há várias interpretações quanto a volta do Senhor. Mas uma coisa é certa mesmo que venhamos discordar de alguns pontos...

Uma coisa é certa! Todos concordam no fato que Ele virá! E brevemente virá!

João termina o livro do apocalipse com essas palavras de Jesus.

Apocalipse 22.20 “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora”.

E aí João, o apostolo respondeu: “Amém! Vem, Senhor Jesus!”.

Conclusão

Existem várias aplicações dessas especulações.

Poderíamos dizer: O fim do mundo para os Maias aconteceu! Não existe mais aquela civilização. O fim para eles a de fato aconteceu!

Ou poderíamos dizer: Para os místicos e prognosticadores o fim está acontecendo! Porque eles morreram. E aí para eles é fim da linha!

Ou ainda poderíamos diz: O fim vai acontecer de qualquer jeito, então vamos aproveitar enquanto tempos a chance.

Toda essa argumentação é tola é estupida! O que a bíblia diz?

2 Pedro 3:9 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Quanto a nós, cristão vamos buscar cada vez mais a santidade. Mas em relação ao mundo vamos buscar cada vez mais anunciar o Evangelho de Cristo.

Para que eles se arrependam e o Senhor os converta de seus maus caminhos. É certo que o mundo vai acabar. Jesus falou que haverá “Novos céus e nova terra”. Porque o velho foi desfeito.

Então vamos nos esforçar para viver uma vida de santidade e de compromisso com a evangelização dos perdidos.

A parte documental arqueologia foi extraído da pesquisa do arqueólogo Dr. Rodrigo Silva.

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Mário Botão.