sábado, 28 de julho de 2012

Indestrutível dentro da vontade de Deus


Leitura: Efésios 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Deus não somente nos chama, mas nos capacita a fazer o que Ele nos chamou para fazer.  Na verdade, Ele até faz o serviço através de nós.

Então, se Deus chama você para fazer algo, nunca diga: Não posso!

Deus não está esperando que você faça sozinho. Ele mesmo quer fazer através de você.

Algumas vezes um jovem que está terminando o ensino médio pode dizer: Eu pensei que Deus me queria numa escola cristã, num seminário fazendo no mínimo um curso “bíblico geral”, para que eu ajude melhor na minha igreja e esteja disposto para descobrir aquilo que Deus quer para mim, mas eu acho que não.

Algumas das vezes usamos a seguinte desculpa: Bem, eu não tenho dinheiro para ir.

O que é interessante quando Deus além dele pagar a conta... Ele não vai liberar o dinheiro e os recursos até que você vá...

Temos a tendência de colocamos os carros na frente dos bois e dizemos: Eu não tenho dinheiro, eu acho que Deus não me chamou!

Não devemos basear o chamado de Deus em coisas externas. Ao invés disso, se Deus nos chamar, devemos dizer: Eu vou com ou sem dinheiro.

E veremos que Deus irá suprir quando estivermos lá e não necessariamente antes.

Você já considerou o porquê Deus nos salvou? Qual é sua opinião sobre como esta pergunta deve ser respondida?

Para responder esta pergunta de maneira correta, devemos entender Efésios 2.10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Vamos olhar algumas palavras e frases chaves neste versículo.

CRIADOS

Salvação é uma nova criação. Quando Deus nos salvou. Ele fez de você uma nova criatura. Essa é a razão do porque um homem não pode salvar a si mesmo?

Nenhum ser humano é capaz de “criar um novo”. É impossível para o homem criar uma nova natureza e colocar dentro dele. Somente Deus faz isso. Veja 1Co 2 Coríntios 5:17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

A salvação é uma obra divina. Você é uma nova criação. Deus fez isso!

Mas porque somos salvos? Isto nos leva a outra palavra deste versículo.

PARA

Esta pequena palavra significa:
Com o propósito de:
Em razão de:

Então, somos criados “com o propósito de quê”? Veja a próxima frase.

BOAS OBRAS

Não somos salvos para sentar, esperar e aproveitar a viagem até o céu.

Somos salvos para trabalhar para Deus. Somos salvos para servir.

Note a seguinte palavra...

PREPAROU

Esta palavra significa “Predeterminada”. Ou seja, Deus não somente nos salvou para servi-lo.

Mas ele preparou o que temos que fazer. Ele tem planejado o trabalho que Ele quer que você faça e desenhou um mapa para sua vida.

Mas veja a palavra anterior...

DE ANTEMÃO

Antes do quê? A resposta obviamente é “antes da sua salvação

Antes de você ser salvo, Deus tinha um plano para sua vida e Ele te salvou para completar Seu plano.

Imagine só: Você estava caminhando sozinho para o inferno, incapaz de salvar a si mesmo. Mas Deus tinha um plano para a sua vida. Ele tinha um trabalho para você fazer, um caminho para você trilhar e um alvo para você alcançar. Então, Ele salvou sua alma, te livrou das garras do inferno, te colocou na linha de largada e disse, “Siga-me e eu te mostrarei o caminho para aquele trabalho até que você alcance o alvo que tenho para a sua vida!”.

Conclusão

Já perguntei para vários jovens: O que você vai fazer quando terminar o ensino médio? Na maioria das vezes escuto respostas como: Estou planejando algumas coisas... Faculdade... Cursos... Especialidades... Emprego...

A questão é: “O que Deus quer que você faça?”.

Você sabe? Você já orou sobre isso e honestamente perguntou a Ele o que Ele quer de você?

Além do mais, Ele tem um plano para a sua vida;  Ele tem um trabalho e te salvou para fazê-lo.

Dr. Joe Henry, disse certa vez: “Um homem na vontade de Deus é indestrutível”.

Ou seja, enquanto Deus tem um trabalho para você fazer e você estiver fazendo este trabalho, você não pode ser parado ou destruído! Nada irá acontecer a você; ninguém poderá pará-lo.

Pense desta maneira. A “linha de partida” é o dia em que você foi salvo. Deus tem um plano completo e bem desenhado para a sua vida. Ele tem um trabalho e um alvo para você.

Você já questionou: Eu sou salvo, mas eu não sei se estou fazendo do porque ele me salvou? Pergunte isso a Deus ele vai te responder!

Pr. Mário (Baseado no estudo Pro-teens)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tempos Angustiosos


Áudio: Tempos angustiosos (30 minutos)


Nessa noite falaremos um pouco sobre “Os primeiros momentos da Grande Tribulação”. Intitulei a mensagem como “Tempos angustiosos

A presença da Igreja na Terra e a ação do Espírito Santo através dele têm impedido, nos dias de hoje, o cumprimento profético de um tempo de angustia jamais visto.

Todavia, após o arrebatamento da Igreja, após a igreja ser levada em sua totalidade ao encontro do Senhor como Paulo afirmou em 1Ts 4.11 “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”


A raça humana descerá a um nível de depravação jamais visto. Haverá: Desprezo total aos valores éticos e morais... Violência sem limites... Liberdade e perversão sexual... Ocultismo e Idolatria... Falta de amor... Uma desorganização todos os níveis de atividades humanas.

Além de gigantescos desastres e muitas mortes em todo o mundo. Penso em muitas aeronaves ficando sem comando porque seus comandantes foram arrebatados em pleno voo... Ocasionando muitos acidentes aéreos, porque os controladores de voo desapareceram... Engarrafamentos, batidas, mortes nas estradas... E nos grandes centros urbanos, porque muitos veículos ficaram repentinamente desgovernados... Milhares de empresas comerciais e industriais, pequenas e grandes lojas ficarão com um número reduzido de empregados... Grande desfalque também de servidores nas repartições públicas... Os serviços públicos e básicos, como médicos, bombeiros, policiais, comunicações e outros serão afetados... Por outro lado, inúmeros imóveis residenciais, igrejas ficarão abandonadas. Presos fugirão dos presídios e os saques se multiplicarão. Os governantes não terão meios de colocar as coisas em ordem. Ninguém será capaz de explicar a causa do repentino desaparecimento de parentes e amigos. Será um caos total.

É dentro desse contexto que surgirá um homem muito inteligente, com respostas inteligentes e prometendo soluções práticas para todos os problemas. Esse homem será como o Messias. E a partir do surgimento desse personagem... Haverá um tempo angustioso... Porque Deus julgará toda a humanidade

Leitura: Mateus 24.21."Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais”.

É importante enfatizar que a igreja em sua TOTALIDADE por meio do arrebatamento será arrancada da Terra, antes de iniciar esse período angustioso.

Jesus fez uma promessa para sua Igreja, ele asseverou: Apocalipse 3.10 “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que HÁ DE VIR sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.”.

Aprenderemos alguns fatos terríveis dessa visão profética que João teve no livro do Apocalipse

1º Fato terrível dessa visão foi à expectativa desse julgamento

Apocalipse 5.1-4 “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele”.

A visão que João teve desse primeiro momento que inicia a tribulação foi terrível, foi uma visão assustadora... João vê “Um Juiz sentado em seu trono e na sua mão a sentença

Eu não quanto a vocês... Mas vivenciar um momento que antecede um julgamento deve ser angustioso... Principalmente se você é cara sentado no banco dos réus... Até aquele que não tem nada haver devem ficar apreensivo...

Exceto se a pessoa é lunática como aqueles atiradores que demonstraram uma frieza absurda quando estavam sendo julgados... Como no caso do Norueguês Anders Breivik pelo massacre de 77 pessoas. E no caso mais recente do Americano James Holmes pelo massacre de 11 pessoas. O interessante que em ambos os casos ele foram identificados como “Lunáticos”... ou “drogados”. Porque uma pessoa em sã consciência ficaria com os nervos a flor da pele... Emocionalmente ficaria abalado...

Deixando de lado as exceções. João vê um Juiz sentado e na sua mão a sentença já decretada. Essa sentença foi escrita num rolo, cujo conteúdo escrito por extenso preenchia o rolo por dentro e por fora... Ou seja, ali estava descrito todo o processo penal do qual a humanidade será submetida...

Agora entenda: Abrir os selos é um trabalho que exige grande responsabilidade. Assumir a responsabilidade de sentenciar a humanidade naqueles termos. Essa pessoa tem que ser capaz... Não pode ser qualquer um...

Alias até mesmo nos tribunais humanos, tem juiz que não tem coragem de sentenciar determinadas pessoas... Tem medo... Não tem coragem... Às vezes aqueles que têm coragem, muitas das vezes são mortos, como aquela juíza Patrícia Acioli que foi assassinada no Rio de Janeiro.

Então: Sentenciar a humanidade nos termos previsto pela lei de Deus não é uma tarefa para qualquer um...

A figura usada no texto para descrever o conteúdo do julgamento é muito interessante: Um rolo com sete selos

As cartas na antiguidade possui um selo imperial de identificação. Desde a Grécia Antiga, estou falando 3.000, antes de Cristo. Já existia um sinete ou selo que era uma peça um pequeno objeto de metal usado como assinatura do proprietário para selar e autenticar documentos e cartas. A impressão era feita com um pouco de cera que é derramada sobre o papel e marcado com o sinete, deixando um desenho pessoal, como um brasão ou um símbolo. Assim era feito na Antiguidade

E justamente desse modo que temos a sentença: Um rolo que está selado com sete selos.

Para João essa expectativa de abrir os selos que selavam esse rolo de julgamento foi uma visão apavorante. Cada Selo corresponde a um aspecto desse grande julgamento

João sabia que quebrar esses selos é desencadear uma série de terríveis punições para a humanidade.

Assumir essa responsabilidade de julgamento trouxe para João um desequilíbrio emocional desesperador, ele entrou em uma profunda agonia de espírito. Veja novamente o texto: Apocalipse 5.1-4 “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele”.

O que me chama a atenção é que João não e uma desiquilibrado emocional. Pelo contrário ele é um homem de profunda convicção. Mas aquilo o abalou... Essa expectava de punição que será desencadeara na humanidade. Onde pessoas hão de sofrer tormentos terríveis... E milhões morrerão...

João reconhece sua pequenez diante dessa tamanha responsabilidade. Ele mesmo não seria capaz... Um apóstolo não seria capaz de assumir essa responsabilidade

Alias é reconhecido que dentre todos os homens e todos os seres angelicais não havia ninguém que fosse digno de desatar os selos... Foi justamente nesse exato momento após chorar muito. Que um anjo consolou João... Indicando quem seria essa pessoa que abriria os selos.

Veja o texto: Apocalipse 6.5-6 “Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”.


Os selos serão abertos pela única pessoa que é digna. O Maior Juiz de todos os tempos. Que tem Poder e autoridade para punir... Exercer domínio... Essa pessoa foi identificada como o “Leão da tribo de Judá”. Essa pessoa foi identificada como a “Raiz de Davi”. Essa pessoa morreu, mas “Ressuscitou dentre os mortos”. Essa pessoa é o “Cordeiro de Deus”.

Os sete selos serão abertos pelo Filho de Deus. Jesus Cristo o Justo!

Então o primeiro fato terrível foi à expectativa de João quanto a abertura dos selos que iniciaria o período da tribulação

2º Fato terrível dessa visão de João será o surgimento de outro Messias

Apocalipse 6.2 “Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer”.

Quando Jesus, o Justo juiz quebra o primeiro selo: É revelado para João o primeiro cavaleiro do Apocalipse. A tribulação começa por um personagem que tem poder. Seu poder é descrito por dois símbolos: Arco e Coroa


Ambos os símbolos: Arco e Coroa, são símbolos de domínio. Esse personagem que surgirá no início da tribulação será capaz de dar ordem ao caos. Essa pessoa exercerá domínio sobre o mundo e a nação de Israel ficará tão assinada que o receberá como o seu Messias.

Mas, o que esse homem faria de tão espetacular para que Israel o aceitasse como seu Messias? Esse cavaleiro branco que traz a ideia de “Paz”. E concorda com a visão que Daniel teve desse mesmo episódio, do qual falaremos daqui a pouco.

Ele Firmará uma aliança, um pacto com muitas pessoas. Ele conseguirá aquilo que as nações do mundo inteiro até hoje não conseguiram. Ele arquitetará um plano perfeito...

Daniel também teve uma visão desse primeiro momento da tribulação, como João o teve, e Daniel nos traz algumas informações: Daniel 9.27 “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

O texto nos dá algumas informações como se dará essa aliança tão esperada e ansiada principalmente pelo povo de Israel. Israel aspira por séculos... Uma terra somente deles. Desde a entrada na terra de Canaã, Israel reparte suas terras com estrangeiros... Eles nunca conseguiram possuir a terra tão prometida.

E a razão do porque eles não conseguiram possuir toda a terra primeira, tem explicação bíblica lá no livro de Deuteronômio.

Veja a condição para possuir a terra prometida e você entenderá porque eles nunca a possuiriam... Deuteronômio 4.1-2 “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá. Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando”.

Deus deixou claro que para possuir a terra era necessário observar todos os mandamentos da lei. Israel falhou na observação dos mandamentos. E esse falso Messias vai firmar uma aliança, entregando a Israel àquilo que eles tanto desejam. Possuir a terra prometida.

Outra coisa que Israel aspira por séculos... É Pela reconstrução do seu templo. Os judeus precisam de um templo para fazer seus sacrifícios. Mas infelizmente desde o primeiro século com os romanos que destruíram Jerusalém no ano 70. E depois com os mulçumanos invadindo Jerusalém e tomando a cidade. Os judeus perderam boa parte do território e de sua capital. Aliais, no exato local onde estava o templo de Salomão, atualmente está erigida a mesquita de Omar. Um templo muçulmano.

E até hoje eles choram, rezam, jejuam perante o muro das lamentações. Eles lamentam não ter um templo para cultuar o seu deus.

E boa parte dos conflitos internacionais tem seu berço lá no Oriente médio, principalmente na cidade de Jerusalém, na faixa de Gaza. E de alguma forma esse “Messias”. Propiciará para os judeus aquilo que eles tanto que querem... Ocupação da terra. Construção do templo.

Esse Messias entregara para os judeus aquilo que eles tanto querem e será firmado um pacto de paz. Então esse cavaleiro traz consigo uma proposta muito interessante e muito vão comprar a ideia...

O que é terrível é que a humanidade o receberá um falso Messias como governante. E o que é mais terrível é a forma como ele o fará. Dando aquilo que tanto o homem quer...

Ele vai conseguir dar equilíbrio naquilo que é um caos. Por isso da ideia de Arco e Coroa. Arco é símbolo de conquista, ele vai conquistar... E coroa é símbolo de Reino, ele vai reinar...

Você sabe que a palavra Messias, é uma palavra Hebraica. O equivalente no grego é Cristo, que significa “Ungido”, Existem três oficiais no AT que era considerado “Messias”. O rei era chamado “Messias”. O sacerdote também era chamado “Messias”. O profeta também era chamado “Messias”. E a “Coroa” é um símbolo do Messias sendo aceito como Rei.

Esse falso Messias será aceito e reconhecido como REI. Os judeus o aceitaram como seu MESSIAS. A humanidade o aceitará como seu MESSIAS. Sabe qual é a ironia de tudo isso? Devemos lembrar que Jesus foi rejeitado pela nação de Israel na ocasião da primeira vinda com rei. Houve duas manifestações de escarnio com relação a essa rejeição do verdadeiro Messias.

O primeiro caso está registrado em Mateus 27.29 “Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!”

O segundo caso está registrado em Mateus 27.37 “Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS”.

Não é terrível? Quando veio o verdadeiro rejeitaram... Quando veio o falso aceitaram...

3º Fato terrível dessa visão de João é a mortandade desencadeada por esse falso Cristo

Apocalipse 6.3-4 “Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada”.

Você não acha estranho um cavaleiro que traz a paz pelo arco e a coroa, mas isso desencadearia muitas mortes? Não é estranho? Que paz é essa?

Irmãos “O pacto” que esse grande messias estabelecerá será quebrado. Esse Príncipe fará cessar os sacrifícios no Templo. Ele vai proibir aquilo que outrora havia permitido

Veja novamente a profecia de Daniel 9.27 “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

E é justamente nesse momento de controle sobre o mundo e sobre Israel que ele vai revelar sua verdadeira identidade e sua verdadeira intenção... O problema que ele já está no controle de tudo... Você sabe qual é a maior ambição do Diabo? Você sabe o que ostenta o coração do Demônio desde o inicio?

Vamos recordar: Isaias 14.12-14 “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva!  como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações.  E tu dizias no teu coração:  Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.  Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”.

A maior ambição do Diabo é ser semelhante ao altíssimo. O diabo quer ser deus!

O que é terrível nessa visão de João é que o Diabo depois de conquistar o seu espaço ele vai se declarar e autodenominar “deus”. E vai querer agir como deus... Aliais, vai exigir adoração...

Veja o que Paulo falou sobre esse momento tão esperado pelo Diabo. 2Ts 2.3-4 “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus”.

Paulo está dizendo que nesse momento que ele se assenta no seu trono, ele exigirá adoração como se fosse um deus. No próprio templo que ele levantou para os judeus. Onde os judeus estavam fazendo seus sacrifícios, como acontecia na Antiga Aliança. Será construída até uma “Arca da Aliança”. Do qual o diabo vai sentar nela. Fazendo esse Santuário de seu trono e se proclamará deus, como Paulo afirmou!

Jesus havia advertido Israel que surgiria um momento que o abominável surgiria enganar a muitos e o pior se voltaria contra eles, os perseguiria e os mataria.

Mateus 24.15-21 “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais”.

Talvez você esteja pensando: Porque Deus permitiria o diabo reinar desse modo? A questão é que ele já tem um reinado... Porque você acha que o diabo é chamado “Príncipe deste século”. O diabo é chamado “Príncipe desde mundo tenebroso

Ele é apenas restringido na sua atuação pela presença do Espírito Santo através da Igreja. Mas quando a igreja de Cristo foi levada. Ele vai usar todo seu talento, todo seu potencial, todo seu poder... Para implantar trevas sobre toda a terra.

E nesse momento de quebrar o pacto que surge o nosso segundo cavaleiro. “O Cavaleiro vermelho” que simboliza a morte.

Você notou o tom de desgosto nas palavras de Cristo quando surgiu o Anticristo? Mateus 24.15-21 “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais”.

Sabe por que Cristo falou desse jeito? Porque o Diabo através do falso Messias vai promover a maior perseguição jamais vista.

No capítulo 13 de Apocalipse temos uma observação aterrorizante que foi revelada a João da estratégia desse Falso Messias. Que nos ajuda a responder como ele vai conseguir identificar e localizar todas as pessoas que possivelmente não vão se submeter ao governo e ao sistema do Anticristo e fugirão?

Apocalipse 13.16-18 “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis”.

O que esse texto tem a nos ensinar? Esse texto nos mostra pelo menos duas partes dessa estratégia maligna

Primeira parte: Você sabe que uma das necessidades básicas da sobrevivência de uma civilização é o alimento. Se você fosse implantar um sistema de controle de escala mundial, qual necessidade básica você usaria? Qual necessidade básica você acha que o Anticristo vai interferir par ater controle das pessoas?

Segundo parte: Você sabia que a tecnologia vigente será usada a favor do governo do Anticristo? Você sabia que já existe uma tecnologia chamada GSM nos celulares. GSM significa: Global System Mobile – traduzindo Sistema Global de comunicação Móvel. Instalado em quase todos os celulares. Que permite que seu aparelho seja localizado em qualquer lugar do planeta. É um sistema de triangulação de repetidores. Onde você for e tiver uma antena, sua localização pode ser feita via Satélite em qualquer lugar.

Você sabia que o “Conselho Nacional de Trânsito” (Contran) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de rastreadores nos veículos vendidos no país a partir de 2013

Desse modo você conseguirá localizar seu veículo aonde quer que ele esteja? Se você quiser instalar hoje com 300,00 seu carro pode ficar equipado com um rastreador. Já existe tecnologia para instalar rastreadores em pessoas

Pense na proporção que essa tecnologia pode ser favorável ao Anticristo? Se você não tiver a marca de identificação... Você não terá acesso a suas necessidades básicas... Isso fará com que as pessoas vivam clandestinamente... Serão fugitivos... Cabeças serão postas a prêmio...Pessoas perderão suas vidas por não se conformar com o sistema do Falso Messias

Por essa razão Jesus falou: Guando isso acontecer vocês fugir... Se você esqueceu alguma coisa em casa, deixe em casa... Fuja. Se você for para as montanhas, não volte par casa... Fuja. Coitada das gravidas que precisarem fugir... Coitado de todos vocês se for inverno...

Pr. Mário Botão

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O amor revela e guarda segredos



1João 4.18 "No amor não há medo; antes o perfeito amor lança fora o medo"

Podemos ser próximos de um amigo que conhecemos desde criança ou desde os dias da faculdade. Também ser próximos a um irmão ou irmã, a nossos pais, ou a um primo que tem aproximadamente a mesma idade que nós.

Mas nada se compara a proximidade existente entre um marido e uma esposa. O casamento é o relacionamento mais íntimo do ser humano.

Cada um de nós nasce com a necessidade inata de ser conhecido e conhecer. Essa grande bênção de conhecer também uma maldição

Alguém que nos conhece tão intimamente pode nos amar como nunca imaginamos, ou pode nos ferir de formas, quem sabe, irrecuperáveis. Esse conhecimento é tanto o fogo que purifica como o fogo que destrói

Qual desses dois você está experimentando em seu lar nesse momento?

Os segredos que o seu cônjuge sabe sobre você são motivo de vergonha ou razão para ficarem mais próximos? Se o lar não é considerado um lugar de segurança, os dois serão tentados a buscá-la em qualquer outro lugar.

O marido ou a esposa não deve se sentir pressionado a ser perfeito para que receba aprovação. Ele (a) não deve andar sobre cascas de ovos com medo de fazer algo que desagradará o outro, justamente quando deveria se sentir confortável andando com seus próprios pés.

A Bíblia diz, "No amor não há medo; antes o perfeito amor lança fora o medo" (I João 4:18).

Liberdade deve ser a atmosfera do casamento. Como Adão e Eva no jardim, a proximidade deve intensificar o conhecer.

A bíblia nos diz que eles estavam "nus" e "não se envergonhavam" Gn 2.25

Os dois têm motivos para ficarem constrangidos porque tiveram muitas coisas pessoais reveladas a outro ser humano.

Mas esta é a sua oportunidade de proteger todas essas informações particulares sobre ele no abraço protetor do seu amor, e de prometer ser o que mais pode ajudá-lo a lidar com isso.

Alguns desses segredos precisam de correção. Então, podemos ser agente de cura e restauração.

Alguns desses segredos só precisam ser aceitos. Eles são parte da estrutura e da história da pessoa. E embora essas questões não sejam muito agradáveis de lidar, elas sempre vão exigir um toque delicado.

Amá-lo bem deve ser o trabalho de toda a sua vida. Pense nisto desta maneira. Ninguém lhe conhece tão bem como Deus, aquele que lhe formou.

O autor do Salmo 139 estava certo quando disse, "Tu conheces. o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces" (Salmos 139:2-4).

E ainda assim, Deus, que conhece até os segredos que escondemos de nós mesmos, nos ama tão profundamente que não podemos ao menos medir.

Talvez essa seja uma área onde você falhou no passado. Se aconteceu assim, não espere que seu cônjuge lhe dê, imediatamente, acesso livre ao coração dele.

Desafio da semana: Decida guardar os segredos do seu cônjuge (a menos que seja perigoso para ele ou para você) e orar por ele.  Fale com seu cônjuge e demonstre amor apesar desses segredos. Ouça-o quando ele compartilha com você seus pensamentos mais secretos e suas lutas. Faça com que ele se sinta seguro.

Pr Mário (baseando no Livro Desafio de amar) 17ª Lição

Tão perto, mas tão longe...



Pessoas introvertidas são pessoas que preferem ficar no seu canto, a se expor. São pessoas tímidas... Não necessariamente são pessoas medrosas ou covardes. Pelo contrário, são pessoas seguras, muitas das vezes, mas que preferem ficar no seu canto a ficar no meio do povão.

Entretanto há pessoas, que são extrovertidas, comunicadoras... Essas não conseguem ficar no seu canto... São pessoas agitadas, querem e amam ficar no meio do povão.

No entanto essas pessoas sejam elas introvertidas ou extrovertidas. Você talvez se encaixe em um desses dois grupos...

Mas, há momento que estamos no meio de muitas pessoas, mas estamos ao mesmo tempo sozinhos. Somos cercados de pessoas... Estamos no meio do povão... Mas é como se não estivesse ninguém. Ou seja, Estamos tão perto, mas tão longe.

Já aconteceu isso com você? Você não consegue se enturmar... Você está no meio, mas não está a vontade.

Se há uma coisa que me constrange, é estar num lugar que eu não me sinta bem eu não consigo me encaixar com aquelas pessoas. A melhor que eu encontro pra fazer nessas situações que é ruim e maioria de nós faz é isolarmos em nossos pensamentos

Tão perto, mas tão longe” esse é o titulo do nosso devocional.

Encontramos um episódio com o nosso Senhor onde um dos apóstolos estava distante do Senhor, mesmo estando tão perto. Vamos conhecer um pouco mais dessa história

Leitura: João 12.1-7 “Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem”

Uma cena e quatro personagens em redor de Jesus: Lázaro – Marta – Maria - Judas

Lázaro o primeiro personagem narrado

Havia estado muito doente, não suportou a enfermidade e morreu. O corpo deveria ter entrado em decomposição. Ele permaneceu no sepulcro 04 dias. No relato bíblia diz que “Cheirava mal

O fisiologista e professor de medicina legal Marco Aurélio Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP). Diz que quando alguém morre, a oxigenação para de acontecer e o organismo se desequilibra. Minerais como o sódio e o potássio, importantes para o metabolismo, deixam de ser produzidos. Com isso, as células se desestabilizam e passam a digerir o próprio corpo. Ao mesmo tempo, bactérias famintas também entram no banquete. As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram. E esse estado de decomposição, de apodrecimento, de carniça exala um cheiro muito forte.

Veja o texto: João 11.39 “Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias”;

Agora sentado à mesa junto com Jesus, ouve suas palavras e está pronto para jantar, prova evidente de que está vivo e com saúde. Lázaro estava morto, mas havia recuperado a vida. Jesus o ressuscitou dentre os mortos

Marta a nossa segunda personagem dessa cena

Como sempre, está em atividade, servindo o jantar. Sua maneira de demonstrar gratidão e admiração por Jesus é o trabalho. Poderia haver maior prazer do que servir o mestre?

Noutra ocasião quando Marta e Maria foram mencionadas, verificamos Marta apurada com os trabalhos domésticos. Podemos afirmar com toda segurança “Marta era uma mulher prendada”. Apesar de que muitas pessoas associam essa expressão a uma fala “Machista” onde a mulher que agrada o marido e todas as áreas é uma mulher prendada.

Não é essa ideia que me vem à mente sobre Marta. Uma mulher prendada eu entendo como uma mulher competente nas tarefas domésticas. É uma pessoa com qualidades apreciáveis.

Ao ponto de Jesus censurar sua dedicação extrema. Marta era tão fissurada com as questões domésticas que ela chegava a negligenciar outra área tão importante quanto ao lar

E nesse texto, que é um texto posterior desse episódio a repreensão de Jesus, encontramos Marta fazendo aquilo que melhor sabia fazer que era Servir.

João 12.2 “Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa”.

Maria é a nossa terceira personagem

Novamente Maria nos surpreende. Na primeira ocasião ela assentasse aos pés do Mestre e lhe ouve atentamente os ensinos.

Ao ponto de Jesus usar Maria como referencia daquela que toma boas decisões em meio à pressão e a correria do dia a dia.

Lucas 10.42 “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

Nesse texto, que é um texto posterior ao texto lido. Maria novamente nos surpreende pela espontaneidade e demonstração de afeto ao Senhor Jesus

Ela apanha um frasco de perfume caro. Esse frasco é chamado de bálsamo de nardo puro. Nardo é a ponta ou o cacho de uma planta perfumada do leste da Índia que pertence ao gênero Valeriana. Que produz um sumo de odor delicioso que os antigos usavam na preparação de um precioso óleo perfumado

Maria derrama sobre os pés de Jesus e enxuga-os com seus cabelos. Uma atitude pessoal que expressa seu amor e reconhecimento pelo Senhor. Maria descobriu que os bens mais caros só têm sentido se forem usado para honrar a Jesus

Judas Iscariotes é o nosso quarto personagem

Qual é o papel de Judas nessa além de criticar a atitude nobre de Maria? O papel de Judas é assistir

Judas é o introvertido. É o que se recusa a participar. É o que se limita nos afetos. É o que evita o máximo de proximidade fraterna

Judas está distante, mesmo estando tão perto. Ele não está atento às palavras de Jesus, mesmo estão ao lado. Não consegue ouvir. Não está atento. Está disperso. Apenas está preso a uma revolta interior

Judas está distante, mesmo estando tão perto. Ele não está servindo ou ajudando arrumar e servir a mesa. Vai participar da mesa, mas não move uma palha. Vai comer, mas não ajuda. Tem dinheiro, está com a bolsa de medas, mas não usa. Não usa porque nãos sabe repartir. É ladrão

Judas está distante, mesmo estando tão perto. Ele não demonstra afeto. Ele não demonstra gratidão...

Pelo contrário é critico. Ele acha que Maria é uma pródiga, desperdiça... Maria não é nem sábia, ela não sabe usar o dinheiro... Maria não é nem bondosa, ela não dá dinheiro para os pobres...

Senso crítico... Na verdade Judas está sofrendo. Sim, está sofrendo pelo perfume que está sendo derramado nos pés de Jesus.

Judas está sofrendo. Na verdade seu coração bate noutra direção. Ele com seus pensamentos têm outros objetivos. Estava tão perto, mas tão distante.
Conclusão 
  • Com quem você se identifica nessa situação corriqueira do dia a dia de Jesus?
  •  Você está servindo o Senhor ou está sentado esperando que outros o sirvam?
  •  Você está atendo as palavras de Jesus ou está distante engodando no seu prazer
  •  Você está demonstrando afeto com aquilo que vocês têm de melhor, ou tem sido mesquinho roubando até aquilo que é por direito do Senhor?
  •  Com quem você se identifica?
  •  Cuidado em estar tão perto, mas com o coração tão distante...

 Pr. Mário