quarta-feira, 23 de maio de 2012

O amor não arde em ciúmes

Leitura: 1 Coríntios 13:4 "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece".


Salomão disse: “Pois o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor”. Cantares de Salomão 8:6

O ciúme é um dos impulsos mais fortes do ser humano. Ele vem da raiz da palavra zelo e significa "Queimar com um fogo intenso".

Na verdade, existem duas formas de ciúme: O ciúme legítimo, baseado no amor, E o ilegítimo, baseado na inveja.

O ciúme legítimo aparece quando alguém que você ama, que pertence a você, desvia o coração e lhe substitui por outra pessoa.

Se a mulher tem um caso amoroso e se entrega a outra pessoa, seu esposo tem um ciúme justificado por causa do amor que ele tem por ela. Ele está ansioso para ter de volta o que é seu por direito.

A blia descreve Deus como tendo esse tipo de ciúme justo pelo Seu povo.

Isso não quer dizer que Ele tem inveja de nós, desejando ter o que temos (mesmo porque Ele já possui tudo).

Quer dizer que: Ele sente saudade de nós, Ele deseja o nosso primeiro amor. Ele não quer que deixemos que outras coisas venham antes d’Ele em nosso coração.

A Bíblia nos adverte a adorar somente a Deus, porque "o Senhor, seu Deus, é zeloso; é fogo consumidor." (Deuteronômio 4:24).

Com isso em mente, tiramos o nosso foco do tipo de ciúme ilegítimo, o que se opõe ao amor; aquele que tem origem no egoísmo, onde ter ciúme de alguém é o mesmo que ser "movido com inveja",

Você luta contra o ciúme? O ciúme é uma luta comum. Ele é ativado quando alguém "passa a sua frente" e consegue algo que você quer. Isso pode ser muito doloroso dependendo do seu nível de egoísmo.

Em lugar de parabenizá-lo, você se enche de raiva e pensa maldades a respeito dele. Se não tomarmos cuidado, o ciúme rastejará como uma cobra em nosso coração e acabará com as nossas motivações e com os nossos relacionamentos.

Ele pode nos envenenar a não viver a vida que o Senhor deseja. Se não acabarmos com a nossa raiva aprendendo a amar os outros, provavelmente conspiraremos contra eles. A Bíblia diz que a inveja nos leva a confusão, a briga e a toda espécie de males (Tiago 3:16, 4:1-2).

Existe uma sequência de cmes ilegítimos nas Escrituras. Ele causou o primeiro assassinato quando Caim desprezou a aceitação de Deus à oferta do seu irmão. Sara mandou sua criada embora porque Hagar podia gerar filhos, enquanto ela não. Os irmãos de José viram que ele era o preferido de seu pai, então eles o jogaram em um poço e o venderam como escravo.

Jesus foi mais amoroso, poderoso e popular que o principal dos sacerdotes, então eles tramaram Sua traição e crucificação. Na maioria das vezes, não temos inveja de estranhos. Aqueles por quem sentimos ciúmes estão, primeiramente, na mesma esfera que nós.

É hora de deixar o amor, a humildade e a gratidão destruir todo o ciúme que nasce em seu coração. É hora de deixar o sucesso de seu cônjuge unir vocês e lhe proporcionar grandes oportunidades de mostrar amor genuíno.

Desafio de hoje: Decida ser o maior admirador do seu njuge, e decida rejeitar qualquer pensamento invejoso.

Baseado no livro o "Desafio de amar" 

Um Deus organizado que exige organização



Áudio: Um Deus organizado


Leitura: 1Co 14.40 “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

O profeta Isaias quando falou a cerca de Deus, ele fez uma referencia interessante sobre essa verdade de que de fato Deus é um organizado. Isaías 45.18 “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.”

O profeta Isaias ao dizer que Deus virou os céus e formou a terra está se referindo ao Gênesis. E quando ele decidiu criar todas as coisas ele o fez de modo organizado. O profeta Isaias asseverou: “Que não a criou para ser um caos”. Ou seja... Deus não criou o Universo, as coisas visíveis e invisíveis para confusão, desordem e caos. Pelo contrário Deus criou tudo em perfeita ordem e harmonia

Quando Moisés disse: Gênesis 1:2 “A terra, porém, estava sem forma e vazia”. O termo “Sem forma” se refere exatamente a isso “Caos”. Quando Deus fez a terra ela estava desorganizada (Informe, Sem forma, Espaço Vazio, Deserto e Lugar de caos)

Entretanto quando Deus começou a expressar verbalmente sua vontade naquilo que estava sendo criado. O Caos tomou forma e ordem. O Espaço vazio ganhou forma e realidade. Deserto, foi coberto e se tornou um planeta habitável.

Mas, será que existe alguma relação entre esse Deus organizado com a nossa vida cristã? Será que devemos viver de modo confuso? Informe, Sem forma, Espaço Vazio, Deserto e Lugar de Caos.

Ou será que essa qualidade divina, também deve ser observada por nós? A reposta é sim! Então vamos estudar alguns resultados que um culto organizado produz na vida da igreja

Seis Resultados de um culto organizado

Antes de trabalhar com vocês os 06 resultados de um culto organizado, que lhe dizer que a igreja de Corinto é uma igreja primitiva. O que isso significa? Significa que essa igreja foi fundada no primeiro século, quando os apóstolos ainda estavam vivos. Desse modo alguns dos dons que não existem mais nos dias de hoje, entretanto existia nessa época.

Temos duas categorias de dons: Dons permanentes e dons temporários. Os dons permanentes existiram no tempo dos apóstolos e existe até os dias de hoje. Os dons temporários existiram no tempo dos apóstolos, mas não existe nos dias de hoje. Porque os dons temporários não existem no tempo de Hoje? A resposta é muito simples. Os dons temporários existiram para substituir as Escrituras, porque o Novo testamento estava sendo criado, e esses dons servir para dar direção enquanto a Bíblia estava sendo feita, porém depois que o Novo testamento foi escrito, isso por volta do ano 100 dC, automaticamente esses dons temporários foram desaparecendo.

Produz edificação

1Co 14.26-28 “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.  Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.”

O que é edificação? Edificação é crescimento, Edificação é passar de etapas, Edificação é passar de nível, Edificação é passar de fase.

Quando estudávamos, ninguém gostava de reprovar... Quem é que gosta de reprovar? Na escola eu não reprovei nenhum ano. Entretanto eu já tive reprovas. Quando eu fiz o meu 1ª exame prático de carro eu reprovei. E quando reprovamos nós perdemos. Ninguém ganha com reprovação

Quando temos um culto organizado, bem elaborado... Quem ganha com isso são os próprios crentes. Ninguém perde...

Paulo nesse texto estava tratando de um problema comum em muitas igrejas. Todos querem fazer coisas ao mesmo tempo

Imagine a baderna. Um citando um salmo. Outro ensinando doutrina. Outra trazendo uma revelação. Tudo ao mesmo tempo

Se no processo de aprendizado a “Atenção” é um dos principais requisitos para aprendermos... Como faríamos se tivemos muitos falando ao mesmo tempo? Alguém aprenderia alguma coisa? Obviamente que não

Paulo está dizendo... Se o nosso culto é organizado, os crentes serão edificados. Nós vamos aprender e crescer...

Produz consolação

1Co 14.29-31 “Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem. Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados”.

O que é consolação? Consolação é conforto. Consolação é Fortalecer. Consolação é encorajar

A palavra de Deus tem o poder de trazer conforto em nosso coração. Quantos de vocês já chegaram para igreja, aflito, mas a palavra trouxe conforto? Quantos de vocês já chegaram à igreja desesperado, mas a Palavra trouxe encorajamento? Quantos de vocês já chegaram na igreja, desanimados, mas a Palavra te fortaleceu?

Você já pensou o por quê isso aconteceu? Porque você foi confortado? Porque você foi encorajando. Porque você foi fortalecido

A resposta é que você participou de um culto organizado. As musicas foram bem entoadas. O aviso foi objetivo. A mensagem foi confortante. E você vai para casa com o coração confortado

Um culto organizado traz consolo no coração do adorador

Produz paz

1Co 14.32-33 “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas; porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos”

O que é paz? Paz é descanso de espírito. Paz é tranquilidade. As vezes quando estamos num lugar agitado, barulheiro, com muita bagunça

O que isso produz no meu estado de espírito? Produz raiva. Produz intolerância. Produz explosão

Quem já não ficou irado... Num local que estava um berreiro...? Num local que estava um cochicho continua...? Num local que estava uma desordem...?

Até o mais sereno... É capaz de perder o controle!

Aquilo lhe rouba a paz... Imagine vir ao culto num lugar em caos. Desorganizado... Tudo fora do lugar... Bagunçado...

Um culto organizado produz paz!

Produz submissão

1Co 14.34-35 “conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja”.

A liderança de uma igreja no Novo testamento sempre é conduzida por um homem. Em nenhum lugar encontramos a liderança através de mulheres

Não quer dizer que as mulheres não tenham utilidade na igreja. A mulher é muito útil e valorizada. Alias não há nenhum outro livro que, mas respeite e valoriza a mulher do que a bíblia.

Entretanto no que diz respeito a liderança no culto, Deus orientou que isso deve ser feito através do cabeça do lar que é o homem

Mas aqui, Paulo observou que as mulheres estavam fazendo o papel do homem. Assumindo liderança e homem. Assumindo o púlpito. Assumindo o ensino

E Paulo está dizendo que um culto organizado há submissão. Submissão a que? Ao homem? Não! As Escrituras

Ou seja, em matéria de culto, a mulher não deve assumir o papel do homem. Desse modo quando temos um culto baseado nos ensinamentos do novo testamento. O culto produz submissão

Submissão... Do pastor as Escrituras; Dos diáconos as Escrituras; Dos homens as Escrituras; Das mulheres as Escrituras; Das crianças as Escrituras.

Um culto organizado produz submissão dos adoradores

Produz obediência

1Co 14.36-37 “Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo”.

O que é obediência? Obediência é fazer aquilo que lhe foi ordenado. Obediência é submeter a Palavra mesmo quando não estou  afim

Você já viu um filho obedecer ao pai. Quando ele concorda com o pai? Sim, a isto chamamos obediência.

Mas, você já viu um filho obedece ao pai... Quando ele concorda com o pai? Aqui já é mais difícil...

É muito mais fácil obedecer quando a gente concorda. Então obediência está atrelada a submeter mesmo quando eu não... Quero... Concordo... Estou disposto...

Um culto organizado produz isso na vida dos crentes. Deus opera de tal modo que eles acabam se rendendo. Mesmo que outrora não concordavam. Mesmo que outrora não queriam. Mesmo que outrora não estavam dispostos.

Um culto organizado produz obediência

Produz zelo

1Co 14.38-39 “E, se alguém o ignorar, será ignorado. Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas”.

O que é zelo? Zelo é ciúmes. Zelo é cuidado. Zelo é proteção

Quando queremos uma coisa bem feita a tendência é sermos zeloso. Deus é um Deus zeloso. Ele tem ciúmes. Ele tem cuidado. Ele tem proteção daquilo que é dele

No culto cristão, quando ele é organizado. Os crentes começam a ter cuidado naquilo que eles fazem

O zelo me faz: Ser criterioso. Ser cuidados. Ser cauteloso

Porque eu quero o melhor. Você é zeloso? Então o culto a Deus organizado produz zelo...

Conclusão

Que tipo de igreja nos queremos para cultuar a Deus? Eu quero uma igreja que reúna esses resultados. Uma igreja que produz: Edificação. Consolação. Paz. Submissão. Obediência. Zelo

Mas, para que isso aconteça, precisamos de “Ordem e decência no culto”. Lembre-se Deus é um Deus organizado. Por essa razão vamos buscar fazer as coisas de Deus de modo tal, que reflita essa qualidade divina. Para que nós tenhamos cada vez mais um culto agradável. Tanto para nós membros da igreja, como para os visitantes.

Pr. Mário Botão

domingo, 20 de maio de 2012

Lares estáveis produz uma igreja madura


Texto: Marcos 10.7-9 “Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

Hoje pela manhã, comecei um estudo sobre “Casamento”. E disse que dentro de todos os assuntos tratados no estatuto, o “Casamento” é um dos principais.

Nos cultos nos lares estamos falando a respeito do “Amor conjugal”, são 40 facetas, já estudamos 07.

O amor é paciente
O amor é bondoso
O amor não é egoísta
O amor é atencioso
O amor não maltrata
O amor não se irrita com facilidade
O amor trabalha para fazer do seu cônjuge uma pessoa melhor

Serão 40 lições, temos 33 lições pela frente...

No mês de Novembro de 2010, quando eu vim conhecer a igreja e estudar um projeto para implantar aqui na igreja, não sei se os irmãos se recordam, mas o tema foi “Casamento”.

Esse pastor acredita piamente que “Lares estáveis produz uma igreja madura”.

Se o seu lar não está legal, sua vida não está legal, seus filhos estão legais, sua igreja está com problemas. A nossa igreja começa nos lares. O problema do seu lar passa ser o problema da nossa igreja

O maior inimigo de um lar é o divorcio. Temos visto um crescente número de pessoas que estão se divorciando.

Hoje pela manhã aprendemos que:
Em 1900: Em 100 casamentos 01 terminava em divórcio.
Em 1960: Em 100 casamentos 14 terminavam em divórcio.
Em 1990: Em 100 casamentos 50 terminavam em divórcio.
Hoje temos mais divórcios do que casamentos

Se aplicarmos em nossas vidas conceito bíblicos, o nosso lar tem chances de se tornar um local seguro e prazeroso para se estar.

Tese: 03 maneiras para fazer de seu casamento um lar forte

1ª Siga as instruções bíblicas

Foi Deus quem instituiu o casamento. Casamentos falham quando pessoas tentam viver juntas por suas próprias regras em vez das regras de Deus.

Os resultados são trágicos, para aquelas que dão as costas para Deus. Lares desfeitos. Vidas desconjuntadas. Filhos divididos, feridos, rebeldes contra Deus.

Tudo porque um casal ignora a Bíblia. Quando uma família participa regularmente dos cultos da igreja a taxa de divórcio cai consideravelmente.

Quando ambos os cônjuges receberam a Cristo como Salvador e Senhor e seguem a direção de Deus para a vida e casamento, a taxa de divórcio quase desaparece.

Isso não significa: Que não há conflitos entre eles. Que não há desentendimentos entre eles. Porque não existe uma família perfeita. Não existe uma esposa perfeita. Não existe uma esposa perfeito. Não existe filhos perfeitos
Entretanto um crente dedicado tem mais chance de sucesso no casamento do que um descrente.

Porque? A resposta é muito simples. Foi Deus quem criou o casamento e ele sabe o que é o melhor para o sucesso do seu casamento

Para ter sucesso em qualquer área da vida leia e siga as instruções de Deus, na Bíblia. Isso não é diferente com o casamento. A primeira maneira de ter um lar seguro é seguir as instruções de Deus na bíblia

2. Reafirme Seu Casamento Como Um Voto Inquebrável

Você se lembra dos votos no seu casamento? Eu me lembro: Eu, Mário, recebo a ti Juliana por minha legítima esposa. “E prometo ser-te fiel, Amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Veja o que Jesus falou: Marcos 10.9 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

Uma vez que as pessoas cumprem suas promessas muito superficialmente, muitos casamentos se rompem por razões imaturas e ridículas. Os problemas não resolvidos que machucaram e entraram em conflito no primeiro casamento muitas vezes impedem um segundo casamento de ser realmente bem sucedido.

Deus quer abençoar seu casamento e usá-lo para abençoar outros...

Para dar estabilidade a seu casamento e segurança a seu cônjuge renove seus votos para com ele! É muito simples... Diga para ele... O que você falou no dia do seu casamento...

Vamos começar com os maridos e depois com as esposas. Eu te recebo a por minha legítima esposa. Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

As esposas - Eu te recebo a por meu legítimo esposo. Prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Foi exatamente isso que Jesus falou em Marcos 10.7-9 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”. Desse modo a segunda maneira de ter um lar seguro é reafirmar seu casamento como um voto inquebrável

3. Casamento não é uma proposição de 50/50 é 100% de cada um

Os votos, se tomados seriamente, podem conservar um casamento firme e seguro. O slogan "casamento é uma proposição 50-50"  É ouvido frequentemente. E até soa como uma coisa lógica.

No entanto, a lógica por trás disto pode destruir muitos casamentos. A base de um casamento 50-50 é o seguinte. Se você fizer a sua parte, então eu farei a minha. Isso leva à destruição Porque em todo casamento tem falhas

Nessa proposta de 50/50você está decretando “Falência”. O casamento 50-50 não é o modo deixado por Deus.

O modo de Deus no casamento é 100%-100%. Deus espera que cada cônjuge dê seus 100%. Ainda que o outro falhe...

Hipoteticamente, mesmo se apenas um parceiro no casamento for fiel com seus 100%, o lar não poderá ser destruído, o lar não poderá ser desfeito. Deus usa as corretas ações e atitudes do cônjuge que é fiel para corrigir e restaurar o cônjuge que tem falha. Veja a maneira de ter um lar seguro é cada um dar seus 100%.

Conclusão

Nós aprendemos que o lar para ser seguro precisa de alguns atos por parte do marido e da mulher

1º - O marido precisa seguir as instruções bíblicas sobre o casamento. A esposa precisa seguir as instruções bíblicas sobre o casamento. Não somos nós a regra para o casamento, é Deus. É Ele quem vai delinear os passos que cada um tem dentro do lar

2º - O marido precisa renovar diariamente seu voto de compromisso. A esposa precisa renovar diariamente seu voto de fidelidade. Não que tenha que falar como fizemos aqui. Mas isso precisa estar na consciência de cada um. Você fez um voto diante de Deus, diante de testemunhas. Se você não tem palavra, você é infiel.

3º - O marido precisa se dedicar 100%, independente da esposa. A esposa precisa se dedicar 100%, mesmo que o marido não dê 100%. O ideal é que os dois de 100%. Cada um faça sua parte com toda dedicação. Deus prometeu abençoar o seu lar, faça sua parte que Deus sempre honrará a dele.

Segunda Viagem da Conjob

Que benção foi receber os muitos irmãos das igrejas batistas de Curitiba! "Que privilégio" como disse o pastor Ari; Que tempo valoroso a comunhão e o serviço cristão, crentes dedicados e dispostos na obra do Senhor, quero agradecer em nome da Igreja o apoio na evangelização de centenas de pessoas no bairro, no centro e no asilo, estamos satisfeitos com a ajuda que tivemos, que o Senhor Deus continue vos abençoando, também quero agradecer a igreja aqui em Jaguariaíva por apoiar e fazer "Missões".