quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Doce suborno confunde até os mais hábeis



ÁudioSuborno


Provérbios 15.27 “O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá”.

Deus diz em sua Palavra que a desonestidade é um caminho que leva a desgraça, não entre nessa vereda!

Se alguém lhe oferecesse uma facilitação, porém ao aceitar você suplantasse sua honra, seus valores e ainda sua consciência você ainda aceitaria tal facilitação?

Desde cedo queremos facilidades, e aprendemos a desonestos. Quando pequenos trocávamos injustamente nossos brinquedos: Uma bicicleta por um videogame queimado; Uma bola por um carrinho sem rodas; Uma pipa por uma caneta sem tinta. É o famoso “Conto do vigário”, o tão popular “171”.

Desde cedo somos encorajados a ser “Golpistas”. Todos os homens já teve alguma experiência que lhe facilitou a conquista de alguma coisa, se aproveitando de uma situação, subtraindo alguma coisa devido ao descuido de outros, ou pelo simples fato de sermos “Oportunistas”.

Se aquilo me beneficia de alguma maneira, mesmo que sua origem seja ilegal é muito provável que teríamos dificuldade de rejeitar, mesmo sabendo que tal ato implicasse em ferir minha dignidade e honra.

Talvez comprando uma CNH, um filme pirata, talvez até trocando a etiqueta da roupa mais cara pela mais barata. Vivemos num mundo tenebroso onde se há uma propaganda que o lucro é melhor que a honra.

O exemplo deveria vir de cima: autoridades, governantes, magistrados, políticos, policias, educadores, e lideres religiosos, o que faremos para desestimular desonestidades nas classes inferiores?

É muito significativo observar que ultimamente vivemos dias que não há distinção de classe para a desonestidade. Esse mal tem penetrado em todos os ramos e atividades da nossa sociedade, inclusive nas igrejas.

Tudo o que tem acontecido, reforça a inerrância dos Escritos Sagrados, que há séculos já declarava:

2Timoteo 3.1-5 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”.

Salomão colocou uma nota muito interessante, sobre essa artimanha de desonestidade, ele chama o suborno de “Pedra mágica”.

Provérbios 17:8 “Pedra mágica é o suborno aos olhos de quem o dá, e para onde quer que se volte terá seu proveito”.

O suborno é um laço do mal, pois atraí pessoas que são tendenciosas para o enriquecimento ilícito e ilegal, é uma atração para os avarentos e gananciosos, sendo capaz de seduzir do simples até os mais hábeis.

Tiago fez uma observação duríssima contra a desonestidade, destacando um final infeliz e afligido para tais pessoas.

Tiago 5.1-6 “Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão. As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça; o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança; tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.

Note a contemporaneidade desse registro de Tiago, é estarrecedor essa advertência. O lucro do desonesto traz maldição, ele é desventurado, infortunado, ele está infelicitando sua própria vida em prol de enriquecimento ilusório.

Deus não deixará impune os desonestos e corruptores, eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Existe um conselho bíblico, muito revelador no livro de Crônicas, que deveria ser observado por todos nós.

2 Crônicas 19:7  Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; tomai cuidado e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, injustiça, nem parcialidade, nem aceita ele suborno.

Não venda sua honestidade e honra por ninharias, talvez a facilidade lhe cause de fato algum benefício, mas não se engane Deus é contra tais pessoas, porque estão corrompendo a verdade, tendo suplantado por uma mentira do Diabo, porque Satanás sempre foi um grande vigarista, não se assemelhe a ele.

Apocalipse 22:11  Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.

Que Deus abençoe e nos proteja desse mal, que temos observado e testemunhado nos noticiários.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário