sábado, 14 de janeiro de 2012

Prancha do Pirata

Leitura Gênesis 3.1-6
Audio: Prancha do Pirata

Há uma frase de William Shakespeare que diz “Há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!”.

Você sabia que o “olho”, na bíblia, muitas vezes é empregado como uma figura do estado interno do ser humano. A Palavra de Deus fala de:
  • Olhares sem temor de Deus
  • Olhares maliciosos
  • Olhares que não se satisfazem

Os olhos não penas assimilam o exterior, mas revela o interior do homem. Salomão escreveu o seguinte em Provérbios 27.20 “O inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem.”. Muitas vezes Satanás vai usar algo “Agradável” a minha vista para me tentar a pecar

Justificando o título do devocional é “Eva andou na prancha”. Podemos comparar a tentação que Eva estava sofrendo como o “andar na prancha de um navio pirata”, ao dar o último passo, a pessoa cai no mar e afunda para sempre.

Tese: Satanás tem uma estratégia e vamos observar os passos que Eva dá em direção a sua ruína

1º Estratégia: Maximizar a Restrição.

Veja a maximização da ordem do Senhor: “É verdade que Deus proibiu vocês de comer de todas as árvores do jardim?”. Foi isso que Deus disse a Adão e Eva? Não! (Gn. 2.16-17)

Satanás conhece as regras de Deus, ele sabia exatamente que Deus havia proibido apenas a árvore do conhecimento do bem o do mal, do contrário ele não poderia ter feito uma pergunta dessas.

Além do mais, deliberadamente ele distorceu o que Deus havia dito: “É verdade que Deus proibiu vocês de comer de todas as árvores do jardim?”. O ardil de Satanás era óbvio: ele queria que Eva desviasse os olhos das coisas que Deus lhe havia dado para desfrutar, e os concentrasse na única coisa que Deus havia proibido. Havia mil coisas agradáveis que Eva poderia ter feito no jardim, mas agora toda a sua atenção se concentrava na única coisa que ela não podia fazer.

2º Estratégia: Minimizar as Consequências

Eva estava preparada para o próximo passo de Satanás. Ela sabia das consequências de comer do fruto proibido, o resultado era a morte Satanás foi atrevido e abusado, note novamente o que ele falou! (Gn 3.3-4)
    
Satanás minimizou as consequências
  • Deus disse: Se você comer vai morrer
  • Eva disse: Se eu comer eu vou morrer
  • Satanás diz Se você comer você não vai morrer

A estratégia de Satanás aqui é bem interessante, ele disse a Eva que “As consequências do pecado não seriam tão más como foram declaradas”. Ele conseguiu a “Atenção” de Eva.

3º Estratégia: Novo rótulo ao pecado

O terceiro passo que Satanás deu foi o “Novo rótulo”. (Gn 3.5). Aqui Satanás lançou uma duvida na mente de Eva. Dizendo que a razão pelo qual Deus a proibiu, porque Deus não queria que Eva fosse igual a ele.

Satanás foi hábil em tentar remover sua tentação da categoria de pecado, dando-lhe um novo rótulo. Neste caso particular, o comer do fruto teve um novo rotulado como um modo de ampliar a consciência, o conhecimento de Eva.

Não é assim que acontece quando nos estamos caminhando para esse terceiro passo. Lembra-me da “Prancha do pirata”, quase na ponta da prancha.

Muitos pensam assim: “Se eu fizer e bater a casa, o problema é meu, o corpo é meu, a vida é minha e eu faço dela o que eu quiser, e além do mais eu vou ter experiência”. Dando um novo rótulo ao pecado

4º Passo: Misturar o bem com o mal

Satanás não perdeu a oportunidade “Misturar o bem com o mal” (Gn 3.6)

A isto poderíamos, também,  dar o nome de misturar o pecado com a beleza. A tentação muitas vezes vem na forma de algo belo, algo que apela para nossos sentidos e desejos.
Demora às vezes para perceber que o objeto está camuflado. Certa vez em São Paulo, estava na Santa Efigênia comprando peça de computadores, e um camelo me vou voltou o troco de 50,00, depois de duas eu percebi que a nota era menor do que o comum, eu precisei de tempo para perceber a camuflagem, levei pra polícia, eles ficaram com a nota falsa, não prenderam o camelo, não recebi a nota de volta, quem saiu no prejuízo fui “Eu”. Outra vez, peguei um troco na feira, de 0,50 centavos, chegando em casa com pastel, comi o pastel, percebi que a esfinge da moeda era diferente, olhei mais atentamente era 0,50 de cruzeiros, essa moeda saiu de circulação em 86, Juliana tinha 2 anos, não tive coragem de trocar a moeda, eu sai no “Prejuízo”. Só 0,50 centavos de cruzeiros! Não importa! Eu fui engando, eu saí no prejuízo.
 
Eva falhou, porque viu o pacote, mas esqueceu do conteúdo, o conteúdo era pecaminoso.

5º Estratégia: Má interpretação das implicações
•    
Finalmente Eva deu o último passo: a narrativa diz que ela viu “que a arvore era desejável para dar entendimento”. Em essência, ela engoliu a mentira do diabo. Ela a aceita a declaração de Satanás. Caiu na armadilha, caiu na arapuca.

 Veja como a Bíblia chama Satanás: 1 Pedro 5:8  “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”

Eva estava de certo modo chamando a Deus de mentiroso, muito embora ela não tivesse percebido tais implicações. Ela aceitou a Satanás como verdadeiro e a Deus como mentiroso: Ao comer do fruto ela estava implicitamente afirmando sua crença em que Satanás estava mais interessado no bem-estar dela do que Deus.

Conclusão

Satanás usa a mesma estratégia nos dias de hoje
  • Maximizar as restrições
  • Minimizar as consequências
  • Dar novo rótulo à ação
  • Misturar o bem com o mal
  • Distorce a interpretação

Salmo 101:3 “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário